Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

SE FAZENDO DE CEGO

 

"Quereríeis ver Deus glorificado por vós? Pois bem, alegrai-vos com os progressos de vosso irmão e imediatamente Deus será glorificado por vós. Deus será louvado, dirão, porque seu servo soube vencer a inveja, colocando sua alegria nos méritos dos outros"

(São João Crisóstomo, Hom. in Rom. 7,5: PG 60, 448).

 

 

 

O Exmo. senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho, escreveu uma carta (trecho abaixo) ao nosso Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes FP., em 30 de agosto de 1996, quando o mesmo ainda trabalhava na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, Jaraguá - GO.

 

 

Prezado leitor, percebeu o EMBARAÇADO jogo de palavras usadas pelo Exmo. senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho? Até parece uma pobre aranha presa em suas próprias teias; com tantas reticências, aspas e parênteses; até parece que copiou de alguém: "Dizes meias verdades, com tantas possíveis interpretações, que se pode qualificar como... mentira" (São Josemaría Escrivá, Sulco, 602).

Você sabe o que o senhor bispo quis dizer neste trecho da carta? Não sabe? Lhe explicarei usando as palavras de uma carta escrita pelo nosso Pe. Fundador (trecho abaixo), ao senhor bispo.

 

 

O senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho, deixando-se levar pelo progressista Vigário Geral, Luiz Ilc, o Mitrildo de Báculo Solidéu e por alguns padres da Renovação Carismática, reboladores no altar e curandeiros, pertencentes ao Conselho Presbiteral, começou a censurar o Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes FP., dizendo que ele desprezava os outros movimentos da Paróquia, e que apoiava somente os religiosos do Instituto e os membros do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, fundados por ele.

O Exmo. senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho nunca se preocupou em saber da verdade; o mesmo sempre teve a sua "panelinha", a quem ouvia e acreditava. O nosso Pe. Fundador  e alguns padres diocesanos nunca fizeram parte de tal "panelinha", por isso, sempre foram perseguidos, criticados ou deixados de lado.

Um padre diocesano, ordenado por Dom Manoel e que ainda trabalha na Diocese, escreveu (trecho abaixo) sobre essas "panelinhas de barro".

 

 

Prezado leitor, como é ESCANDALOSO e RIDÍCULO, um bispo acusar um sacerdote de fazer acepção de pessoas, quando é ele quem o faz, conforme trecho acima.

Eu, Ir. Gabriel do Santíssimo Crucifixo FP., que acompanhei tudo de perto, percebi com clareza, que estava nascendo no Exmo. senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho o desejo de destruir o sacerdócio do nosso Pe. Fundador. Até parecia o raivoso Saul tentando contra Davi (1 Samuel, capítulos 18 e 19).

Como Dom Manoel, sendo o pastor da Diocese, teve coragem de MENTIR tanto em sua carta, acusando o nosso padre de "nojo, desprezo, ressentimento... por tudo o que não é seu"?

Caríssimo leitor, preste muita atenção ao ler o que se segue; mostrarei com documentos o apoio que o nosso padre dava a todos os Movimentos da Paróquia de Jaraguá - GO.

 

 

Você acabou de ler um Documento com ASSINATURAS DOS LÍDERES de todos os movimentos da Paróquia, pedindo ao senhor Bispo que o nosso padre permanecesse por muitos anos à frente da Paróquia de Jaraguá - GO.

Será que os líderes desses movimentos pediriam que permanecesse na Paróquia por 50 anos, um padre que os odiasse?

Dom Manoel, sendo pastor da Diocese, bem que poderia ter inventado algo mais lógico para denegrir o nosso Pe. Fundador: "Caluniar é falar mal dos outros, mas acrescentando à crítica a mentira" (Pe. Francisco Faus, A Língua).

É importante observar que a data do Documento escrito pelos líderes dos Movimentos é de 19 de maio de 1996, e que a data da carta escrita por Dom Manoel ao nosso padre é de 30 de agosto de 1996. Percebe-se que Dom Manoel não gostou dos elogios que os líderes de cada movimento fizeram ao nosso padre; a inveja estava aninhada em seu coração de PASTOR: "A inveja perturba a alma do invejoso: não há paz nem sossego enquanto se não consegue eclipsar, dominar os próprios rivais; e, como é muito raro que se chegue a alcançá-los, vive-se em perpétuas angústias" (Ad Taquereiy, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, 849, B,d), e: "Então Saul se indignou e ficou muito irritado, e disse: 'A Davi deram dez mil, mas a mim só mil: que mais lhe falta senão a realeza?' Desse dia em diante, Saul sentiu inveja de Davi" (1Sm 18, 8-9).

Prezado leitor, como um bispo, responsável por milhares de almas, teve a coragem de acusar tão GRAVEMENTE um sacerdote? E o pior, é que tais acusações foram feitas cem dias após o mesmo ter recebido um Documento (acima) com as assinaturas dos líderes de cada movimento da Paróquia.

Caríssimo leitor, diante do que você acabou de ler, pergunto eu: será que tais acusações feitas contra o nosso Pe. Fundador, não seriam sentimentos que o próprio bispo sentia no coração? Ele se comportou como o rei Saul (1 Sm 18 e 19).

Mostrarei resumidamente, com Documentos, o apoio que o nosso padre dava para todos os Movimentos da Paróquia.

 

 

Santas Missas celebradas na Matriz durante a semana

Segunda-feira Missa da família: bênção dos casais, oração da Sagrada Família, bênção da água, sal e objetos sagrados.
Terça-feira Santa Missa e novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: bênção da água e do sal.
Quarta-feira Missa dos movimentos.
Quinta-feira Santa Missa e catequese.
Sexta-feira Missa dos enfermos, idosos e crianças, e bênção para os mesmos.
Sábado Procissão da penitência e Santa Missa às 06:30 h.

 

Cada quarta-feira (quadro acima) o nosso padre reservava para um dos movimentos da Paróquia. Para comprovar a veracidade, leia depois, para não se distrair agora, a "Breve História do Instituto", principalmente quando se fala do trabalho realizado em Jaraguá - GO, porque foi justamente nessa Paróquia, que o bispo acusou o nosso padre de desprezar os outros Movimentos.

 

 

Até um sacerdote que sempre lutou, por inveja, para que o nosso padre deixasse a Paróquia de Jaraguá - GO, teve que confessar através de uma carta (trecho abaixo) que o nosso padre sempre participou dos eventos da Diocese, juntamente com os membros do Instituto e do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano.

Esse padre é o "guardião" do Cemitério São Miguel, em Anápolis; zeloso, não das almas, mas sim, do dinheiro (espórtulas) que é pago pelas celebrações. Até as senhoras do Apostolado da Oração sabem mais teologia do que ele.

 

 

Esse padre, devotíssimo da Teologia da Libertação, da boa vida, da "tintinha" no cabelo e das novelas, assinou com um nome falso "Cabral de Moncada L. N.", mas tudo foi descoberto.

Onde ficam as acusações de Dom Manoel Pestana Filho nessas alturas? Até os perseguidores reconhecem a nossa PRESENÇA ATIVA nos eventos diocesanos.

Quando Dom Manoel escreveu para o nosso padre: "nojo, desprezo, ressentimento... por tudo o que não é seu", será que ele estava CEGO ou SE FAZENDO DE CEGO? Não é de se estranhar a atitude de alguém responsável por milhares de almas?

O nosso padre não só participava dos eventos promovidos pelo Exmo. senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho, mas colocava à disposição carros do Instituto, como carta abaixo escrita pelo Revmo. Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz.

 

 

 

 

 

 

O nosso Pe. Fundador levou, a pedido do Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz, 6 ônibus de pessoas de Jaraguá a Brasília para participarem da manifestação contra o aborto, conforme foto e também carta abaixo.

 

 

 

O nosso Pe. Fundador levou 6 ônibus de pessoas (destaque na foto) a uma quadra de esportes em Anápolis, para participarem da Santa Missa com o Pe. Gobbi, a pedido do senhor bispo Dom Manoel.

Quando o Pe. Gobbi perguntou o nome do Movimento, os membros responderam em coro.

Quão grande foi a minha surpresa ao ver Dom Manoel Pestana Filho abaixar a cabeça e sacudi-la negativamente. Ele que se gaba de possuir uma ótima memória, deve se lembrar perfeitamente desse detalhe.

Esse Movimento tão perseguido pelo Dom Manoel, o livrou várias vezes de grandes vexames. Na carta acima, manuscrita pelo Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz, ele agradece sobre a nossa presença maciça na Praça Santana de Anápolis. Nessa manifestação contra o aborto, realizada na Praça Santana, mesmo depois de ter sido avisado com o carro de som em toda a cidade de Anápolis, compareceram apenas 70 anapolinos, e o nosso Pe. Fundador trouxe de Jaraguá 200 pessoas.

Sobre outras participações nossas que salvaram Dom Manoel de vexames, falarei em outras páginas de ARRANCANDO MÁSCARAS.

 

Prezado leitor, por que será que o Exmo. senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho, ACUSOU o nosso padre com tão pesadas palavras: "nojo, desprezo, ressentimento... por tudo o que não é seu", sendo que acabei de mostrar com provas em alguns Documentos totalmente o contrário?

Não seria isso uma inveja incontrolável pelo sucesso de um trabalho piedoso e sério? "...ter inveja dos bens espirituais do próximo, entristecer-se dos seus progressos ou dos seus triunfos apostólicos é gravíssimo pecado" (Ad Taquereiy, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, 848, A).

Será que Dom Manoel conseguiria se explicar? Não teria ele algo mais sério para fazer na Diocese do que levantar acusações infundadas contra um sacerdote? "A mentira tem muitas facetas: reticências, cochichos, murmuração... - Mas é sempre arma de covardes" (São Josemaría Escrivá, Sulco, 905), e: "Há alguns que, quando não fazem mal aos outros ou não os mortificam, parece que se consideram desocupados" (ibid. 913).

Eu, Ir. Gabriel do Santíssimo Crucifixo FP., não sabia que o Exmo. senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho mentia tanto e era tão invejoso. Dá a entender que ele tapava os olhos diante do bem que o nosso Pe. Fundador fazia pelas almas. Diante de tamanha surpresa, dei como título a essa página: SE FAZENDO DE CEGO.

 

Disse Jesus: "... bendizei os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos difamam" (Lc 6,28).

A Santa Igreja Católica Apostólica Romana ordena: "Toda falta cometida contra a justiça e a verdade impõe o dever de reparação, mesmo que seu autor tenha sido perdoado" (Catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana, 2487).

 

 

Esta página está sujeita a alterações (documentos, comentários, etc.) com o objetivo de enriquecê-la.

 

Todos os documentos e fotos mostrados nesta página, encontram-se nos arquivos do nosso Instituto.

 

 

NENHUMA CALÚNIA, MENTIRA OU VELHACAGEM FICARÁ ENCOBERTA

"Pois nada há de encoberto que não venha a ser descoberto,

nem de oculto que não venha a ser revelado" (Mt 10, 26).