Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Um bispo Tra.Ca.Li

 

"É o que poderíamos denominar personalidade camaleônica... mudam de cor - mudam de opinião, de atitude - de acordo com o meio social ou cultural em que se encontram. São "progressistas" ou "conservadores", "católicos liberais" ou "homens bem-comportados"... de acordo com o lugar ou o ambiente por onde passam"

(Dom Rafael Llano Cifuentes, Fortaleza).

 

 

 

Prezado leitor, eu, Ir. Gabriel do Santíssimo Crucifixo FP., mostrarei RESUMIDAMENTE nessa página a PERSONALIDADE CAMALEÔNICA do Exmo. e Digníssimo senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho, bispo emérito de Anápolis - GO.

O senhor Bispo Dom Manoel sempre carregou sobre sua cabeça a bandeira de ser um bispo tradicional. Quem o via com a sua batina, tinha-o como um homem conservador.

Em uma Diocese do Estado de São Paulo, chegou a se comentar que ele ia para as suas visitas pastorais em Anápolis, de charrete e com guarda-chuva. TUDO MENTIRA.

Quem conheceu Dom Manoel de perto, quem participou de suas celebrações e conviveu com ele, sabe muito bem que tudo não passava de uma FACHADA.

O Exmo. senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho sempre foi uma MISTURA, em resumo, um bispo Tra.Ca.Li, isto é, uma mistura de Tradicional, Carismático e Liberteiro.

Ele conseguiu enganar muitas pessoas, menos àquelas, sinceras, que VIVIAM PRÓXIMAS A ELE.

Uma pessoa pode até fingir, mas não por muito tempo; e isso aconteceu com o senhor Bispo Dom Manoel: a MÁSCARA caiu.

Leitor, mostrarei somente DOIS EXEMPLOS para provar a "TRACALIDADE" de Dom Manoel Pestana Filho.

 

PRIMEIRO EXEMPLO

 

Aqui (documento abaixo), o senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho COLOCA a sua MÁSCARA de TRADICIONAL, e participa da Santa Missa com Dom Fernando Arêas Rifan, esse que criticou a Igreja por vários anos, mas trancou a boca depois que colocaram uma mitra em sua cabeça.

 

Agradecimentos especiais a Dom Alano Pena, bispo diocesano de Nova Friburgo e primeiro co-sagrante, a Dom Manoel Pestana Filho, Bispo diocesano de Anápolis, Goiás, a Dom José Palmeiro Mendes, Abade do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.
 

Matéria extraída do site da Administração Apostólica São João Maria Vianney

 

SEGUNDO EXEMPLO

 

Em sua Diocese, o senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho, com a sua PERSONALIDADE CAMALEÔNICA, COLOCA as suas MÁSCARAS de CARISMÁTICO e LIBERTEIRO (documentos abaixo - missa da Imaculada Conceição em 08 de dezembro de 2005).

Para provar que Dom Manoel é também um bispo CARISMÁTICO e LIBERTEIRO, colocarei algumas FOTOS e alguns pequenos TRECHOS dos cantos Gregorianos, ou melhor, "gregoianos", de uma missa aprovada e CELEBRADA por ele. Essa missa foi "criada" pelo padre Guardião do Cemitério São Miguel. Aquele que sabe menos Teologia do que qualquer senhora do Apostolado da Oração.

Analise tudo e tire suas conclusões.

 

Informação técnica:

Arquivos em MP3

"Gregoiano" 1

"Gregoiano" 2

"Gregoiano" 3

"Gregoiano" 4

 

 

Quanta desobediência!

 

Ele quer sentir nas músicas de vossas igrejas o apelo ao louvor de Deus, à ação de graças, à prece humilde e confiante e se sente desconfortável quando esses cantos em sua letra envolvem uma mensagem política ou puramente terrena, e em sua expressão musical não apresentam a característica de música religiosa, mas são marcadamente profanos no ritmo, na linha melódica e nos instrumentos musicais de acompanhamento (João Paulo II, aos Bispos do Regionais Nordeste 1 e 4 da CNBB, por ocasião da visita ad limina Apostolorum 1995-1996)

 

Pelo GRITO ao dizer o "viva!" e pela ARDENTE introdução do Credo, tudo indica, o Exmo. senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho estava bastante empolgado com a celebração da missa-show (ouça a gravação abaixo).

 

 

Quanta desobediência!

 

“Cabe a cada bispo, como regulador, promotor e guarda de toda a vida litúrgica na comunidade eclesial que lhe foi confiada, fazer frutificar a graça de Deus (cf. Decr. Christus Dominus, 15), e por isso é dever de cada um de vós vigiar a fim de que se observem com cuidado e diligência as normas e diretivas que dizem respeito às celebrações, sejam essas comuns a todo o território da Conferência Episcopal ou particularmente a uma Diocese. Uma errada aplicação do valor da criatividade e da espontaneidade nas celebrações, mesmo se típica de tantas manifestações da vida do vosso povo, não deve levar a alterar nem os ritos, nem os textos, nem sobretudo o sentido do mistério que se celebra na Liturgia” (João Paulo II, aos Bispos do Regional Nordeste 3 da CNBB, por ocasião da visita ad limina Apostolorum 1995-1996).

 

Fotos da celebração

(clique na foto para aumentá-la)

 

01

02

03

04

Moças dançando

Glória

Jovens deitados

Jovens rebolando

Ofertório

 

05

06

07

08

Mulher dançando com uma pombinha nas mãos.

Na sexta foto ela "abençoa" o bispo.

Na oitava foto, a pobre avezinha é libertada.

 

É possível que um bispo que se diz tradicional APROVE e PARTICIPE de tamanha PROFANAÇÃO?

O Instituto possui em seus arquivos um DVD dessa celebração.

 

Diante da PERSONALIDADE CAMALEÔNICA do Exmo. senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho, dei a esta página o título de UM BISPO TRA.CA.LI.

 

Disse Jesus: "... bendizei os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos difamam" (Lc 6,28).

A Santa Igreja Católica Apostólica Romana ordena: "Toda falta cometida contra a justiça e a verdade impõe o dever de reparação, mesmo que seu autor tenha sido perdoado" (Catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana, 2487).

 

 

Esta página está sujeita a alterações (documentos, comentários, etc.) com o objetivo de enriquecê-la.

 

Todos os documentos e fotos mostrados nesta página, encontram-se nos arquivos do nosso Instituto.

 

 

NENHUMA CALÚNIA, MENTIRA OU VELHACAGEM FICARÁ ENCOBERTA

"Pois nada há de encoberto que não venha a ser descoberto,

nem de oculto que não venha a ser revelado" (Mt 10, 26).