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                         | 
                      
                       
                      
                      I Congresso Eucarístico Arquidiocesano 
                      
                      
                      Eucaristia: Vida da Comunidade e Fonte da Missão 
                      
                      
                        
                      
                      
                      Grupo Temático 17 
                      
                      
                      Eucaristia e Ecologia - Solidariedade com a criação 
                      
                      
                      Orientador: Pe. Marcelo Santiago 
                         | 
                     
                   
                  
                    
                  
                  1. 
                  Introdução 
                  
                  -        
                  A 
                  Eucaristia tem uma dimensão ecológica e cosmológica 
                  
                  ·       
                  
                  Não só 
                  contempla o homem e suas obras, mas a terra e os seres vivos. 
                  
                  ·       
                  
                  No pão e no 
                  vinho não estão somente os frutos do trabalho humano, mas os 
                  dons da terra (a teia ecológica é infinita). 
                  
                    
                  
                  -        
                  Há 
                  uma constante relação entre o humano e a natureza. 
                  
                  ·       
                  
                  Entretanto, 
                  o ser humano exerce um papel de destaque, pois sua capacidade 
                  cognitiva (de pensar, planejar, intervir) e sua 
                  capacidade de fazer escolhas, coloca-o numa posição 
                  privilegiada frente aos demais elementos interativos. 
                  
                  ·       
                  
                  Ele pode 
                  entrar na cadeia ecológica quer numa atitude participante/ 
                  humanizante, quer, numa atitude intervencionista/ depredadora. 
                  
                    
                  
                  -        
                  
                  Estamos perdendo o senso da experiência semita que entendia o 
                  ser humano como uma totalidade unitária, para soçobrar numa 
                  “visão fissurada” na qual a natureza é concebida como algo que 
                  cabe no nosso conhecimento, pode ser experimentado 
                  objetivamente, manipulado e utilizado tecnicamente (processo 
                  de desnaturação e de desumanização). 
                  
                    
                  
                  2. 
                  Questões emergentes 
                  
                  a)      
                  
                  Diversidade 
                  das culturas 
                  
                  ·       
                  
                  Nossa 
                  cultura ocidental, diversa do oriente, nem sempre assim 
                  percebeu esta totalidade unitária 
                  
                  ·       
                  
                  Liturgia 
                  ocidental – mais antropocêntrica (homem e mulher no centro 
                  da natureza) e pragmática sem dar tanto destaque à beleza 
                  do universo (cosmos). 
                  
                  ·       
                  
                  Liturgia 
                  oriental – coloca o universo no centro e é mais atenta em 
                  valorizar os elementos da natureza.  
                  
                    
                  
                  b)     
                  
                  A falta de 
                  cuidado 
                  
                  -        
                  Como 
                  tornar presente a riqueza cosmológica na Eucaristia se este 
                  “cosmos” está esquecido, alienado, maltratado? Se temos 
                  tratado a natureza como se fosse mero objeto, da qual se deve 
                  extrair proveito e lucros? (ambição desmedida). 
                  
                    
                  
                    
                    A pobreza 
                    social é conseqüência de uma pobreza muito mais profunda: a 
                    pobreza espiritual.  
                  
                    
                  
                  -        
                  
                  Nossa realidade 
                  
                  ·       
                  
                  O projeto 
                  de crescimento material ilimitado, mundialmente integrado, 
                  sacrifica 2/3 da humanidade, extenua recursos da terra e 
                  compromete o futuro das gerações vindouras; 
                  
                  ·       
                  
                  A 
                  degradação crescente de nossa casa comum, a terra, denuncia 
                  nossa crise de adolescência. É preciso entramos na idade 
                  madura, sem isso não garantimos um futuro promissor; 
                  
                  ·       
                  
                  Mais que o 
                  fim do mundo, estamos assistindo ao fim de um tipo de mundo (crise 
                  civilizacional generalizada/ novo paradigma de convivências). 
                  
                    
                  
                  -        
                  
                  Sintomas 
                  
                  ·       
                  
                  Descuido e 
                  descaso pela vida inocente de crianças (trabalho escravo, 
                  extermínios, fome, aborto... ); 
                  
                  ·       
                  
                  Descuido e 
                  descaso manifesto pelo destino dos pobres e marginalizados da 
                  humanidade (exclusão social e miséria) 
                  
                  ·       
                  
                  Descuido e 
                  descaso imenso pela sorte dos desempregados e aposentados (excluídos 
                  do processo de produção/ seguridade social); 
                  
                  ·       
                  
                  Descuido e 
                  abandono dos sonhos de generosidade, agravados pela hegemonia 
                  do neoliberalismo com o individualismo e a exaltação da 
                  propriedade privada e menosprezo da solidariedade; 
                  
                  ·       
                  
                  Descuido e 
                  abandono crescente da sociabilidade nas cidades (desenraizamento 
                  cultural/ medo/ violências); 
                  
                  ·       
                  
                  Descuido e 
                  descaso pela coisa pública (políticas públicas 
                  insuficientes/ corrupção, interesses corporativistas ...); 
                  
                  ·       
                  
                  Há um 
                  descuido e descaso na salvaguarda de nossa casa comum, a terra 
                  (devastação ecológica, agressão a vida). 
                  
                    
                  
                  3. 
                  Projeto de Deus 
                  
                  a)      
                  
                  Criação (Capítulos 1 e 2 de Gênesis) 
                  
                  -        
                  
                  Visão a partir do ordenamento do Criador: não é algo que está 
                  errado e que se deve corrigir. “Deus criou o universo... viu 
                  que tudo era bom e deu ao ser humano o poder de dominar os 
                  animais da terra”. 
                  
                  ·       
                  
                  O que nos 
                  move à compreensão não é a imagem de caos, mas de um 
                  desenvolvimento harmônico e integral, a partir de uma 
                  “potencialidade aberta” 
                  
                  -        
                  
                  Descanso sabático é um “descanso” ativo, ligado à criação. 
                  Este olhar de contemplação de Deus, não é olhar de curioso, 
                  mas de cuidadoso. 
                  
                  ·       
                  
                  Ele nos 
                  leva não a um panteísmo (tudo é Deus) mas a um 
                  panenteísmo = Deus está em tudo e tudo está em Deus 
                  
                  -        
                  
                  Missão: homem não é aquele que vem dominar, mas reger (jardineiro). 
                  Participação no senhorio de Deus (administrador) 
                  
                    
                  
                  b)     
                  
                  O que nos 
                  ensina Jesus? 
                  
                  ·       
                  
                  Ensinou o 
                  Pai-Nosso, o pão nosso. Não posso chamar a Deus de “Pai” e de 
                  “nosso”, se quero que o pão seja só meu. 
                  
                  ·       
                  
                  Combateu o 
                  acúmulo de riquezas (Mc 10,17-27) 
                  
                  ·       
                  
                  
                  Identificou-se com os pobres e excluídos (Mt 25, 31-46) 
                  
                  ·       
                  
                  Partilhou e 
                  distribuiu os pães e os peixes (Lc 24, 28-35; Jo 21,4-14; Mc 
                  6, 30-44) 
                  
                    
                  
                  4. 
                  Indicações para o caminho certo 
                  
                  a) Nova 
                  visão sobre os seres e as coisas 
                  
                  Como dizia 
                  Santo Agostinho: Deus nos ofertou dois livros: a Bíblia e a 
                  natureza. O primeiro permite compreender o caráter sagrado do 
                  segundo. 
                  
                  ·       
                  
                  Se 
                  olhássemos a natureza como nossa casa (oikos, em grego, de 
                  onde deriva a palavra ecologia) ou extensão do corpo de 
                  Deus, com certeza teríamos uma atitude mais reverencial a 
                  esses bens criados para a nossa felicidade e não para a 
                  ganância de alguns. 
                  
                  ·       
                  
                  Uma atitude 
                  de ternura para com a vida; de encantamento pela natureza e de 
                  compaixão pelos que sofrem, capaz de dar um salto de qualidade 
                  na direção de formas mais cooperativas de convivência. 
                  
                    
                  
                  b) 
                  Redescoberta da riqueza simbólica da Eucaristia, a partir dos 
                  elementos cosmológicos 
                  
                  -        
                  
                  Terra: 
                  
                  ·       
                  
                  É sagrada: 
                  Moisés tira as sandálias ao experimentar a presença de Deus (Ex 
                  3,5). Papa João Paulo II beijava a terra em cada lugar que 
                  chegava. 
                  
                  ·       
                  
                  Altar da 
                  missa – recorda o “altar” do Calvário, fincado na terra e 
                  sobre ele colocamos os frutos da terra e flores, plantas, pão, 
                  vinho, etc. 
                  
                    
                  
                  -        
                  
                  Ar: 
                  
                  ·       
                  
                  Deus soprou 
                  nas narinas de Adão, um sopro de vida e ele se tornou um ser 
                  vivente. 
                  
                  ·       
                  
                  O sopro do 
                  Espírito envolve todo o ambiente durante nossas celebrações (ação 
                  misteriosa - ação de Deus) 
                  
                    
                  
                  -        
                  
                  Água: 
                  
                  ·       
                  
                  Jesus, a 
                  fonte “pede de beber” à samaritana: “dá-me de beber”.  
                  Descobrindo esta mesma fonte, ela também pede, “Senhor, dá-me 
                  desta água, para que eu não tenha mais sede” (Jo 4-7,15) 
                  
                  ·       
                  
                  Sem ela, 
                  morremos rapidamente, fomos gerados nela. 
                  
                    
                  
                  -        
                  
                  Fogo: 
                  
                  ·       
                  
                  O fogo 
                  produz energia, vital para todos nós (aquece, purifica, 
                  ilumina) 
                  
                  ·       
                  
                  A energia 
                  divina nos alimenta e nos dá a vida. A chama brilhante do 
                  círio pascal lembra o Cristo ressuscitado. 
                  
                  ·       
                  
                  Na Bíblia, 
                  é sinal da presença e força de Deus (Espírito Santo) 
                  
                    
                  
                  c)      
                  
                  Perceber a 
                  Eucaristia como uma experiência de comunhão 
                  
                  -        
                  Na 
                  Eucaristia, comungamos com Jesus, com os nossos semelhantes, 
                  com a natureza e com a criação divina. 
                  
                  -        
                  
                  Comungar com Jesus: 
                  
                  ·       
                  
                  Todas as 
                  vezes que uma comunidade cristã reparte entre si o pão e o 
                  vinho consagrados, é o corpo e o sangue de Jesus que ele está 
                  compartilhando. 
                  
                  ·       
                  
                  De fato, 
                  Ele se faz “alimento”. Comungamos sua presença viva – presença 
                  real, espiritual, sacramental: “isto é meu corpo... isto é meu 
                  sangue”  
                  
                  ·       
                  
                  Comungar 
                  com Jesus é: atualizar seus gestos; reviver em nossas vidas o 
                  que Ele viveu; assumir os valores evangélicos; dispor-se a 
                  derramar o próprio sangue e a própria carne para que outros 
                  tenham vida. 
                  
                    
                  
                    
                    Quem 
                    acumula riquezas, arrancando o pão da boca dos pobres; quem 
                    não se dispõe a dar a vida por aqueles que estão privados de 
                    acesso a ela, não deveria se sentir no direito de 
                    aproximar-se da mesa eucarística.  
                  
                    
                  
                  -        
                  
                  Comungar com os nossos semelhantes a partir de Jesus 
                  
                  ·       
                  
                  Jesus quis 
                  perpetuar-se entre nós no que há de mais essencial à 
                  manutenção da vida humana: a comida e a bebida, o pão e o 
                  vinho. 
                  
                  ·       
                  
                  Não se pode 
                  comungar com Jesus, sem comungar com os que foram criados à 
                  imagem e semelhança de Deus (Mt 25,31-44) 
                  
                    
                  
                    
                    No Brasil, há 40 milhões de excluídos dos bens essenciais à 
                    vida. 350 mil crianças morrem de fome a cada ano no Brasil 
                    (quase uma criança por dia). A fome mata mais que a Aids.  
                  
                    
                  
                  -        
                  
                  Comungar com a natureza 
                  
                  ·       
                  
                  Somos 
                  filhos da terra. Há um entrelaçamento de toda a criação 
                  
                  ·       
                  
                  É 
                  impossível viver sem comida e bebida 
                  
                  ·       
                  
                  A 
                  eucaristia simboliza o acesso de todos à comida e à bebida, 
                  aos bens da vida, irmanados em torno da mesma mesa e unidos 
                  sob as bênçãos de Deus, nosso Pai. 
                  
                    
                  
                    
                    Todas as vezes que uma sociedade exclui desse acesso uma 
                    parcela de sua população, nega o dom do amor de Deus em 
                    Cristo, caminha na contramão da direção eucarística.  
                  
                    
                  
                  -        
                  
                  Comungar com a criação divina 
                  
                  ·       
                  
                  No corpo de 
                  Jesus Cristo, todo universo encontra-se resumido 
                  
                  ·       
                  
                  O corpo de 
                  Jesus Cristo é o ponto mais alto da criação 
                  
                  ·       
                  
                  Não é só o 
                  nosso ser que será salvo. Toda a matéria que constitui o 
                  universo será resgatada pela salvação trazida por Jesus 
                  Cristo. 
                  
                  ·       
                  
                  Comungar 
                  com a criação divina é contemplá-la com os olhos de quem vê, 
                  em todos as coisas, os sinais do criador. 
                  
                    
                  
                    
                    A criação é, toda ela, sacramento divino, coroada pelo ser 
                    humano, imagem e semelhança de Deus.  
                  
                    
                  
                  5. 
                  Conclusão: 
                  
                  -        
                  A 
                  Eucaristia exige: 
                  
                  ·       
                  
                  
                  Participação digna de todos à comida e bebida e aos bens da 
                  vida 
                  
                  ·       
                  
                  
                  Fraternidade em torno da mesma mesa 
                  
                  ·       
                  
                  Unidade sob 
                  as bênçãos de Deus, nosso Pai 
                  
                  -        
                  Toda 
                  luta por justiça, direitos humanos, maior igualdade social, 
                  defesa da natureza, possui em caráter eucarístico. Ao agirmos 
                  com descaso pela preservação do meio ambiente, damos as costas 
                  às gerações futuras que serão vítimas dos desequilíbrios 
                  causados hoje e agredimos o corpo místico de Cristo. 
                  
                    
                  
                    
                  Uma oração para compreender a Eucaristia
                    
                    
                  Manda-me alguém
                  
                    
                  
                  Senhor, 
                  quando tenho fome, 
                  
                  Manda-me 
                  alguém para alimentar. 
                  
                  Quando 
                  tenho sede, 
                  
                  Manda-me 
                  alguém para saciar. 
                  
                  Quando 
                  tenho frio, 
                  
                  Manda-me 
                  alguém para aquecer. 
                  
                  Quando 
                  tenho um desgosto, 
                  
                  Manda-me 
                  alguém para consolar. 
                  
                  Quando 
                  minha cruz se torna pesada, 
                  
                  Faze-me 
                  participar da cruz de um outro. 
                  
                  Quando sou 
                  pobre, 
                  
                  Conduze-me 
                  para algum necessitado. 
                  
                  Quando não 
                  tenho tempo, 
                  
                  Dá-me 
                  alguém para que eu possa ajudar. 
                  
                  Quando sou 
                  humilhado, 
                  
                  Faze-me que 
                  eu tenha alguém para louvar. 
                  
                  Quando 
                  estou desanimado, 
                  
                  Manda-me 
                  alguém para animar. 
                  
                  Quando 
                  preciso de compreensão dos outros, 
                  
                  Manda-me 
                  alguém que precise da minha. 
                  
                  Quando 
                  preciso que se ocupem de mim, 
                  
                  Manda-me 
                  alguém para ocupar-me dele. 
                  
                  Quando 
                  penso só para mim,  
                  
                  
                  Atrai a minha atenção 
                     |