Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

            

Informações: Dia: 29/01/2008 Hora: 16:53:32
Nome: Raquel Bastos da Veiga
Assunto: Sagrada Liturgia
e-mail: (excluímos) @hotmail.com
Telefone: (excluímos)
Cidade: Teresina
Estado: Piauí
Comentários: Ave Maria e São José! Eu me chamo Raquel, e moro em Teresina- PI. Faço parte da Equipe da Sagrada Liturgia de minha paróquia e decidi vir por aqui solicitar uma pequena ajuda: preocupada com o folheto utilizado nas Santas Missas dominicais (encontrei apenas \'O Domingo\' e \'Deus conosco\'), estou à procura de um folheto que esteja mais de acordo com as normas litúrgicas da santa Igreja. Os senhores poderiam me ajudar nisto? No mês que vem a equipe da S. Litúrgia de minha paróquia mostraria para o nosso paróco a possibilidade de mudar o folheto para um outro. Poderia ser algum impresso mais particular, inclusive do Instituto. A nossa grande preocupação é com o conteúdo dos comentários presentes nos folhetos atuais, que tem se afastado grandemente daquilo que a Santa Igreja, por meio da Tradição, tem dado como ensinamento a seus filhos. Desde já muito agradecida, me despeço. Em Jesus, Maria e José, Raquel Bastos da Veiga.

 

                                                                                        Anápolis, 31 de janeiro de 2008

 

 

À senhora Raquel Bastos da Veiga

Teresina – Piauí

 

     

Prezada senhora, despreze as coisas do mundo e sirva a Deus com alegria: “Vejo que tudo o que é do mundo é vaidade, que a felicidade que podemos encontrar na terra está em servir a Deus” (Santa Teresa dos Andes, Carta 12).

 

Parabéns pelo seu zelo pela Liturgia. Seja sempre fiel a Nosso Senhor, mesmo que seja desprezada por todos: “Sou cristão, e como cristão quero viver e morrer” (Santo Anastácio, Mártir).

No meu Instituto, GRAÇAS a DEUS, não usamos nenhum folheto; não conheço “O Domingo” nem “Deus Conosco”, penso que são a CARTILHA da Teologia da Libertação.

Aqui usamos o Missal em Latim e se celebra a Santa Missa Tridentina.

Não vejo o porquê de USAR FOLHETO durante a Santa Missa, seria bom se o sacerdote usasse somente o missal.

Aconselho-te a conversar com Dom Celso José Pinto da Silva, Arcebispo de Teresina, ele tem o dever de ajudá-la: “Dado que tem obrigação de defender a unidade da Igreja universal, o Bispo deve promover a disciplina que é comum a toda a Igreja e, portanto, exigir o cumprimento de todas as leis eclesiásticas. Tem de vigiar para que não se introduzam abusos na disciplina eclesiástica, especialmente acerca do ministério da palavra, a celebração dos sacramentos e sacramentais, o culto de Deus e dos Santos” (Redemptionis Sacramentum, 177).

Eu te abençôo e te guardo no Coração Bondoso de Cristo Jesus.

 

Atenciosamente,

 

                                                                              Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Aviso aos leitores

 

Só responderemos os e-mails que constarem o nome completo, cidade e telefone (se não tiver telefone, coloque um outro para contato). Faltando um desses itens, o e-mail será excluído imediatamente.

 

 

Escrever e-mail

 

  Voltar