Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Informações: Dia: 05/05/2008 Hora: 18:11:27
Nome: Jorge Ferraz de Oliveira Filho
Assunto: Um idiota na outra ponta [cigarros]
e-mail: (excluímos) @gmail.com
Telefone: (excluímos)
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco
Comentários: Reverendíssimo pe. Divino Lopes, Sua bênção. Sou visitante esporádico do site do senhor, que me chama a atenção pela freqüência com a qual é atualizado. Costumo ler, de vez em quando, as cartas dos leitores com as respostas que o senhor dá. E foi numa dessas respostas que algo me chamou a atenção. A carta em questão é intitulada \"Cilício e véus\" e, no meio dela, aparentemente sem conexão alguma com o assunto na carta tratado, o senhor disse o seguinte: \"REZE pelos CATÓLICOS FUMANTES. “Lindo vício”, soltar fumaça pelo nariz, estilo dragão. O cigarro é um tubinho branco com uma BRASA numa ponta e um IDIOTA na outra ponta\". Eu não entendi o comentário; o senhor parece dar a entender que fumar é pecado mortal e que os fumantes vão para o inferno [haja vista também a colocação do trecho citado na íntegra da carta: logo abaixo de uma imprecação - justa - aos católicos acomodados]. Gostaria somente de salientar que o Catecismo da Igreja Católica coloca o fumo (juntamente com a comida, o álcool e os medicamentos) no parágrafo que fala sobre a temperança, e que diz, textualmente: \"A virtude da temperança manda evitar toda espécie de exceção, o abuso da comida, do álcool, do fumo e dos medicamentos.\" (CIC 2290) E destaco o termo \"abuso\", porque, se o abuso constitui pecado, é porque o simples uso não o constitui [caso contrário o parágrafo supracitado fica completamente incompreensível]. É claro que os católicos fumantes precisamos de orações, bem como os não-fumantes, e elas são muito bem vindas; todavia, a colocação do senhor pode induzir as pessoas ao engano e provocar escrúpulos em alguns católicos, mal que seria muitíssimo de se lamentar. É tendo isso em vista que eu peço esclarecimentos ao senhor, pedindo antecipadamente desculpas se o interpretei erroneamente. Recomendando-me às orações do senhor, subscrevo-me, em Cristo, Jorge Ferraz.

 

 

                    Anápolis, 07 de maio de 2008

 

 

Ao senhor Jorge Ferraz de Oliveira Filho

Recife – Pernambuco

 

Prezado senhor, AME a Deus de todo o coração e FUJA das criaturas: “Cessai de confiar no homem, cuja vida se prende por um fôlego” (Is 2, 22).

 

O que o Catecismo da Igreja Católica diz no número 2290: “A virtude da temperança manda evitar toda espécie de excesso, o abuso da comida, do álcool, do FUMO e dos medicamentos”, não IMPEDE que o FUMANTE seja IDIOTA e GRADE IDIOTA.

Não posso chamar uma pessoa que gasta dinheiro com cigarro para estragar a saúde de SÁBIO, mas sim, de IDIOTA.

 

Algumas DESVANTAGENS do MALDITO CIGARRO:

 

Dor nas costas - O fumo é um dos principais fatores de risco para desencadear as dores na coluna. “Os fumantes inalam substâncias tóxicas que prejudicam a circulação sanguínea do disco intervertebral”, afirma o reumatologista José Goldenberg, autor do livro “Coluna Ponto e Vírgula”, pela Editora Atheneu.

 

Coração - Aproximadamente 25% dos casos de infarto devem-se exclusivamente ao cigarro. Segundo o cardiologista Edmar Santos, diretor médico da Cooperativa Moema de Saúde, o cigarro facilita a formação de coágulos, o que pode provocar o ataque cardíaco. “A nicotina aumenta a freqüência cardíaca e a pressão arterial, além de facilitar a coagulação. Dependendo do local onde se formar este coágulo, o fumante pode ter um infarto, um derrame ou apresentar outros tipos de problemas”.

 

Pele – O cigarro prejudica a micro-circulação dos sistemas periféricos, ou seja, diminui o oxigênio para a pele, fazendo com que ela perca o viço, o tônus, e reduzindo a renovação celular. Segundo a dermatologista Ana Lúcia Recio, de São Paulo, o grande perigo está na realização de uma cirurgia plástica. “Pode dar necrose por causa da deficiência nessa rede vascular. Nos Estados Unidos, os médicos não operam fumantes”.

 

Dentes - Para a saúde bucal, o cigarro também é inimigo número um. Ele pode causar desde simples manchas nos dentes até câncer labial. “A nicotina influencia na pigmentação dos dentes, deixando-os amarelados. Além disso, qualquer tipo de fumo, entre eles cigarro, charuto e cachimbo podem causar um tipo de câncer que se concentra nos lábios”, explica o dentista Osvaldo Sérvulo da Cunha, da Clínica Comsorriso.

 

Além disso, a ROUPA do fumante fede a cigarro devido aos fragmentos do tabaco que ficam nos bolsos e nas dobras e também devido a fumaça.

A CAMA do fumante, especialmente o travesseiro, exala o mau cheiro do cigarro.

As UNHAS e os DEDOS do fumante ficam amarelados, sem falar do BIGODE.

Quando o fumante pega no telefone, ali fica a sua marca, marca que dá VÔMITO.

Em 1 Cor 9, 27 diz: “Trato duramente o meu corpo e reduzo-o a servidão”.

Nesse trecho da Palavra de Deus, o grande Apóstolo São Paulo lembra a luta ascética, o esforço que cada pessoa deve fazer, deve travar para eliminar os vícios que escravizam o homem.

Caríssimo senhor, se souber de ALGUMA UTILIDADE do cigarro, avise-me, por favor.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Nosso Senhor.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

 

 

Aviso aos leitores

 

Só responderemos os e-mails que constarem o nome completo, cidade e telefone (se não tiver telefone, coloque um outro para contato). Faltando um desses itens, o e-mail será excluído imediatamente.

 

Devido ao grande número de e-mails recebidos;
para responder o seu e/ou atender o seu pedido, precisamos do prazo de 1 a 30 dias.

 

Escrever e-mail

 

  Voltar