Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 


Informações: Dia: 18/02/2009 Hora: 12:46:03
Nome: Jorge Venicio Paes da Silveira
Assunto: Coroinhas
e-mail: (excluímos) @gmail.com
Telefone: (excluímos)
Cidade: Bom Jardim
Estado: RJ
Comentários: Revdo. Padre, Embora eu não incentive a participação de meninas ou moças na função de coroinhas, tenho que, pela obediência, atender o pedido do Pároco de formar também essas para o serviço citado. Porém consegui que essas não recebam o título de coroinha nem use a batina vermelha com a soprepeliz, pois são roupas masculinas, pelo menos a batina é. No entanto, não tenho modelo de roupas para essas meninas que passamos a chamar oblatas ou Marianinhas. O senhor conhece algum? Qual o seu pensamento sobre a liberação da participação de mulheres neste serviço? Não sou Padre. Estou me preparando para a vida consagrada. Atenciosamente Jorge de São Martinho de Lima.
 


Anápolis, 28 de fevereiro de 2009

 

 

Ao senhor Jorge Venício Paes da Silveira

Bom Jardim – RJ

 

Caríssimo senhor, ame a Deus de todo o coração e sirva-O com respeito: “Quando entramos em nossas casas, devemos sentir que nelas Deus está presente, que ali Ele é amado e respeitado” (Bem-aventurada Elisabete da Trindade).

 

O senhor perguntou: “Qual o seu pensamento sobre a liberação da participação de mulheres neste serviço?”

Não simpatizo nem celebro com mulheres servindo o altar.

Senhor Jorge, a qual Documento devemos OBEDECER? O Inaestimabile Donum ou Redemptionis Sacramentum?

 

O Inaestimabile Donum diz:

18. Há naturalmente, vários papéis que as mulheres podem desempenhar na assembleia litúrgica: estes incluem; a leitura da Palavra de Deus e a proclamação das intenções na Oração dos fiéis. Às mulheres, contudo, não é permitido atuarem como servas no altar.

 

O Redemptionis Sacramentum diz:

47. É muito louvável que se conserve o benemérito costume de que crianças ou jovens, denominados normalmente assistentes (coroinhas), estejam presentes e realizem um serviço junto ao altar, similar aos acólitos, mas recebam uma catequese conveniente, adaptada à sua capacidade, sobre esta tarefa. Não se pode esquecer que do conjunto destas crianças, ao longo dos séculos, tem surgido um número considerável de ministros consagrados. Institucionalizar e promover associações para eles, nas que também participem e colaborem com os padres, e com os quais se proporcionam aos assistentes (coroinhas) uma atenção pastoral eficaz. Quando este tipo de associações tem caráter internacional, fica de responsabilidade da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos erigir, aprovar e reconhecer seus estatutos. A esta classe de serviço ao altar podem ser admitidas meninas e mulheres, de acordo com os critérios do Bispo diocesano e observando as normas estabelecidas.

 

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Nosso Senhor.

Atenciosamente.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Vide os dois vídeos abaixo:

 

 

 

 

 

Seria essa a CATEQUESE CONVENIENTE e a ATENÇÃO PASTORAL de que fala o Documento   Redemptionis Sacramentum?

O “grito de guerra” deixou o senhor Bispo um pouco perdido. Será que ele gostou dessa COISA RIDÍCULA? Os padres gostaram... ficaram “extasiados”.

Quanto à “animadora”, sem comentários... Meu Deus, misericórdia!

 

 

 

 

Aviso aos leitores

 

Só responderemos os e-mails que constarem o nome completo, cidade e telefone (se não tiver telefone, coloque um outro para contato). Faltando um desses itens, o e-mail será excluído imediatamente.

 

Devido ao grande número de e-mails recebidos;
para responder o seu e/ou atender o seu pedido, precisamos do prazo de 1 a 30 dias.

 

Escrever e-mail

 

  Voltar