11 |
11- Quando foi que os seguidores de
Jesus Cristo foram designados com o nome de cristãos?
R=
Logo nos inícios da Igreja Católica. Assim podiam distinguir-se dos
filósofos pagãos e dos judeus ou seguidores da sinagoga. Este nome
de cristãos, como se sabe, já vem na própria Bíblia, e tal
denominação começou em Antioquia: “Em Antioquia foram primeiro os
discípulos denominados CRISTÃOS”
(At 11, 26),
e então Agripa disse a Paulo: “Por pouco me não persuades a fazer-me
CRISTÃO” (At 26, 28),
e também: “…se ele, porém, padece como CRISTÃO, não se envergonhe”
(1 Pd 4, 16). |
12 |
Desde quanto a Igreja começou a ser
designada como Igreja Católica?
R= Logo que a Igreja
começou a propagar-se, começaram a aparecer os hereges, seguindo
doutrinas diversas daquela que tinha sido recebida dos Apóstolos,
mas tomando o nome de cristãos, pois também criam em Cristo e d’Ele
se diziam discípulos. Era preciso, portanto, um novo nome para
designar a verdadeira Igreja, distinguindo-a dos hereges. E desde
tempos antinquíssimos, desde os tempos dos Apóstolos, a Igreja
começou a ser designada como IGREJA CATÓLICA, isto, UNIVERSAL, a
Igreja que está espalhada por toda a parte, para diferenciá-la dos
hereges, pertencentes a igrejinhas isoladas que existiam aqui e
acolá. |
Santo Inácio de Antioquia, bispo desta cidade entre
os anos 70 e 107, nos fala abertamente da Igreja Católica, na sua
Epístola aos Esmirnenses: “Onde comparecer o Bispo, ai esteja a
multidão, do mesmo modo, onde estiver Cristo Jesus, aí está a
IGREJA CATÓLICA” (c.8, 2).
Outro contemporâneo dos Apóstolos foi São Policarpo,
bispo de Esmirna, que nasceu no ano de 69 e foi discípulo de São
João Evangelista. Quando São Policarpo recebeu a palma do martírio,
a Igreja de Esmirna escreveu uma carta que é assim endereçada: “A
Igreja de Deus que peregrina em Esmirna à Igreja de Deus que
peregrina em Filomélio e a todas as paróquias da IGREJA SANTA e
CATÓLICA em todo o mundo”.
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13 |
Como se pode distinguir a Igreja de
Jesus Cristo de tantas sociedades ou seitas fundadas pelos homens e
que se dizem cristãs?
R=
“Por quatro notas características. Ela é Una, Santa, Católica e
Apostólica” (São Pio X,
Catecismo Maior, Primeira Parte, Capítulo X, 2). |
14 |
Por que dizeis que a Igreja é Una?
R=
“Digo que a verdadeira Igreja é Una porque os seus filhos, de
qualquer tempo ou lugar, estão unidos entre si na mesma fé, no mesmo
culto, na mesma lei e na participação dos mesmos Sacramentos, sob o
mesmo chefe visível, o Romano Pontífice”
(São Pio X, Catecismo Maior, Primeira
Parte, Capítulo X, 2). |
“A Igreja Católica é Una. Una em sua fé. Todos os
católicos recitam o mesmo Credo, recebem os mesmos sacramentos,
reconhecem no Romano Pontífice o único chefe visível, vigário de
Jesus, sucessor direto de São Pedro. Nós católicos, constituímos uma
massa unida de mais de bilhão, formando todos um só corpo: o corpo
místico de Jesus Cristo ao qual estamos misteriosamente, mas
realmente unidos. Ele é cabeça, nós os membros; Ele o tronco, nós os
ramos. Vemos assim realizado na Igreja o desejo de Jesus Cristo: um
só rebanho dirigido por um só pastor, e também a sua oração
proferida em favor dos que no futuro aceitariam sua doutrina: Pai
Santo!… que eles sejam uma coisa só, como Tu, Pai, estás em mim e eu
em Ti!” (Leituras da Doutrina Cristã, I Dogma,
41ª Leitura).
“A unidade da Igreja é a unidade de um corpo sob uma
única cabeça, vivificada por um único Espírito”
(Santo Tomás de Aquino, De Ver., 29, 7).
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15 |
Não poderia haver mais de uma Igreja?
R=
“Não pode haver mais de uma Igreja, porque, assim como há um só
Deus, uma só Fé e um só Batismo, assim também não há nem pode haver
uma só Igreja verdadeira” (São
Pio X, Catecismo Maior, Primeira Parte, Capítulo X, 2). |
16 |
Mas não se chamam também igrejas o
conjunto dos fiéis de uma nação ou de uma diocese?
R=
“Sim; mas são sempre porções da Igreja universal, e formam com ela
uma só Igreja” (São Pio X,
Catecismo Maior, Primeira Parte, Capítulo X, 2). |
17 |
Por que dizeis que a verdadeira
Igreja é Santa?
R=
“Chamo a verdadeira Igreja de Santa porque Jesus Cristo, a sua
cabeça invisível, é Santo, santos são muitos dos seus membros,
santas são a sua Fé e a sua Lei, santos os seus Sacramentos, porque
fora d’Ela não há nem pode haver verdadeira santidade”
(São Pio X, Catecismo Maior, Primeira
Parte, Capítulo X, 2). |
“A Igreja Católica é santa, sobretudo porque santos
são Jesus Cristo, seu Fundador e chefe invisível, e o Espírito
Santo, que a anima. Mas além disso é santa a doutrina, que santifica
as almas condenando não somente os atos maus, mas também os
pensamentos e desejos ruins. É santo o sacrifício no qual se imola o
Cordeiro Imaculado, o santo sacrifício da Missa que diariamente
celebramos em nossos altares. Santos são os sacramentos que perdoam
os pecados, dão graça santificante, aumentam a mesma graça e ajudam
a conservá-la. Tudo na Igreja é santo e conduz à santidade, isto é,
à graça de Deus., que se conserva, lutando contra o pecado. Todos
nós somos chamados à santidade e quantos, mesmo em nossos dias,
vivem santamente!…
Todos nós somos chamados a esta luta e a esta
santidade. Assim procedendo, estamos cumprindo a vontade expressa de
Jesus: Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”
(Leituras de Doutrina Cristã, I Dogma, 41ª
Leitura).
“Como cabeça de sua Igreja, Ele a purifica, ilumina e
aperfeiçoa” (Santo Tomás de Aquino, De Ver.,
29, 5).
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18 |
Por que dizeis que a Igreja é
Católica?
R=
“Chamo a verdadeira Igreja de Católica, que quer dizer universal,
porque abrange os fiéis de todos os tempos, de todos os lugares, de
todas as idades e condições, e porque todos os homens do mundo são
chamados a fazer parte d’Ela”
(São Pio X, Catecismo Maior, Primeira Parte, Capítulo X, 2). |
“Nossa Igreja é católica. Isto significa que ela se
encontra em todo o mundo. É universal. Por ordem de Jesus Cristo a
Igreja deve acolher todos os homens, de todas as línguas da terra.
Jesus disse aos apóstolos: Ide e ensinai a todas as gentes… eu
estarei convosco até o fim dos séculos.
Esta ordem de Jesus foi obedecida pelos apóstolos,
pelos missionários que partem às terras mais distantes, para atrair
os infiéis ao amor de Deus e guiá-los à salvação eterna.
Todos reconheçam que somente nossa Igreja possui esta
difusão universal no tempo e nos espaço. No tempo, remontante a
Jesus, no espaço espalhando-se em todos os continentes”
(Leituras da Doutrina Cristã, I Dogma, 41ª Leitura).
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19
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Que quer dizer “Católico”?
R=
“A palavra “católico significa “universal no sentido de “segundo a
totalidade” ou “segundo a integridade”. A Igreja é católica em duplo
sentido” (Catecismo da Igreja
Católica, 830). |
“Ela é católica porque nela Cristo está presente.
“Onde está Cristo Jesus, está a Igreja Católica”. Nela subsiste a
plenitude do Corpo de Cristo unido à sua Cabeça, o que implica que
ela recebe dele “a plenitude dos meios de salvação” que ele quis:
confissão de fé correta e completa, vida sacramental integral e
ministério ordenado na sucessão apostólica. Neste sentido
fundamental, a Igreja era católica no dia de Pentecostes e o será
sempre, até o dia da Parusia. Ela é católica porque é enviada em
missão por Cristo à universalidade do gênero humano.
Todos os homens são chamados a pertencer ao novo Povo
de Deus. Por isso este Povo, permanecendo uno e único, deve
estender-se a todo o mundo e por todos os tempos, para que se cumpra
o desígnio da vontade de Deus, que no início formou uma só natureza
humana e finalmente decretou congregar seus filhos que estavam
dispersos… Este caráter de universalidade que marca o Povo de Deus é
um dom do próprio Senhor, pelo qual a Igreja Católica, de maneira
eficaz e perpétua, tende a recapitular toda a humanidade com todos
os seus bens sob Cristo Cabeça, na unidade do seu Espírito”
(Catecismo da Igreja Católica, 830-831).
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20
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Quem pertence à Igreja Católica?
R=
“Todos os homens, pois, são chamados a esta católica unidade do Povo
de Deus, que prefigura e promove a paz universal. A ela pertencem ou
são ordenados de modos diversos quer os fiéis católicos, quer os
outros crentes em Cristo, quer, enfim, os homens em geral, chamados
à salvação pela graça de Deus”
(Catecismo da Igreja Católica, 836). |
“São incorporados plenamente à sociedade da Igreja os
que, tendo o Espírito de Cristo, aceitam a totalidade de sua
organização e todos os meios de salvação nela instituídos e na sua
estrutura visível – regida por Cristo através do Sumo Pontífice e
dos Bispos – se unem com Ele pelos vínculos da profissão de fé, dos
sacramentos, do regime e da comunhão eclesiásticos. Não se salva
contudo, embora incorporado à Igreja, aquele que, não perseverando
na caridade, permanece no seio da Igreja “com o corpo”, mas não “com
o coração”. Lembrem-se todos os filhos da Igreja que a condição sem
igual em que estão se deve não a seus próprios méritos, mas a uma
peculiar graça de Cristo. Se a ela não corresponderem por
pensamentos, palavras e obras, longe de se salvarem, serão julgados
com maior severidade” (Constituição Dogmática
“Lumen Gentinum, 14). |
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