Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta 017

Anápolis, 23 de novembro de 2008

 

Ao senhor Túlio Pompêo de Pina

Benfeitor do Instituto - Goiânia – GO

 

 

Prezado senhor, LUTE e TRABALHE fervorosamente para conquistar o céu, Oceano da mais pura Felicidade: “Oh! Bem merece os nossos desejos esta mansão encantadora. Ó cidade santa de Deus, quão gloriosa, quão deliciosa és tu!” (São Francisco de Sales, Introdução à Vida Devota, Parte I, Capítulo XVI).

 

Estamos nesse mundo de passagem... cedo ou tarde tudo acabará... não ficará osso sobre osso, carne sobre carne, porque tudo é vaidade... não podemos DESACELERAR os nossos passos, nem olhar para trás, nem cochilar à beira do caminho; pelo contrário, devemos CORRER VELOZMENTE  com os olhos fixos no céu, Morada Eterna das almas batalhadoras: “Repreende a tua frouxidão em progredir no caminho do céu. Por que fugi assim de minha felicidade suprema? Ah! Miserável que sou! Mil vezes renunciei a estas delícias infinitas e eternas, para ir atrás de prazeres superficiais, passageiros e misturados de muita amargura. Onde tinha a cabeça, quando desprezei assim os bens estáveis e dignos de almejar, por causa dos prazeres vãos e desprezíveis? Reanima, entretanto, tua esperança e aspira com todas as tuas forças a esta estância de delícias. Ó amantíssimo e soberano Senhor, já que vos aprouve reconduzir-me ao caminho do céu, nunca mais me desviarei daí, nem reterei meus passos, nem voltarei atrás. Vamos, minha alma querida, embora custe algum cansaço; vamos a esta estância de repouso; caminhemos sempre avante para esta terra abençoada que nos foi prometida; que estamos nós a fazer no Egito?” (Idem.).

Como é TRISTE e DOLOROSO ver milhões de católicos (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos) viverem como SUÍNOS, isto é, com a “cara” metida nas coisas passageiras desse mundo, sem se preocuparem em conquistar a Eternidade Feliz.

LOUCO, de todos o mais LOUCO, é o católico que não LUTA para SALVAR a ALMA, que não se ESFORÇA para ENTRAR na MORADA FELIZ... INFELIZ do católico que DESPREZA o céu para agradar o MUNDO e os MUNDANOS...

A rainha Isabel da Inglaterra tinha entre os nobres de sua corte um esplêndido dançarino de nome Tomás Pondo. Quando ele dançava, todos, num delírio de aplausos gritavam: “Repete ainda a dança! Ao menos uma vez mais!”

Um dia, porém, ele estava tão cansado, que as forças não o sustentaram para mais outro esforço. Contudo, também a rainha dizia: “Repete! Repete!” E, para comprazer-lhe, Tomás dançou, mas, nos últimos giros, acometeu-o a vertigem. E ele caiu.

Todos se riram. E a rainha também disse: “Levanta-te tolo, pateta e bobalhão!”

Ele ouviu o insulto: mordeu os lábios e levantou-se. No dia seguinte fugiu para sua casa, lá para longe entre os montes; e ninguém mais o viu na corte.

Eis as RECOMPENSAS do MUNDO para com o católico que ABANDONA o caminho do céu para servi-lo.

O católico que vive esquecido do céu é TOLO, PATETA e BOBALHÃO.

Prezado senhor, NADA nesse mundo deve DESVIAR os nossos olhos do Céu Eterno... é preciso SUPERAR VALENTEMENTE todos os OBSTÁCULOS... pisar com CONVICÇÃO nas coisas passageiras... Não se entra no céu VIVENDO “MOLENGOSAMENTE”: “O Céu é a posse de Deus. No céu contempla-se a Deus, adora-se e ama-se a Ele. Mas para chegar ao céu é preciso desprender-se da terra” (Santa Teresa dos Andes, Diário 58), e: “O céu é a nossa pátria, lá Deus nos preparou o repouso numa eterna felicidade. Passamos pouco tempo neste mundo, mas neste pouco tempo temos muitas dores a sofrer” (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do amor a Jesus Cristo, Capítulo V).

Infelizmente, muitos trabalham para fazer o homem DESACREDITAR da existência do Céu.

Mas não adiante os LOBOS UIVAREM: o CÉU EXISTE: “Se não há Céu, toda a vida de Jesus Cristo carece de sentido, pois, toda a sua vida terrena, a sua doutrina e a sua paixão não tiveram outro fim mais do que conduzir os homens, resgatados do pecado, para o reino eterno do Pai celestial, para o Céu” (Monsenhor Tihamer Tóth).

O Céu é o lugar da eterna felicidade, onde Deus recompensa os justos: “Vinde, benditos do meu Pai, tomar posse no Reino que vos está preparado desde a criação do mundo” (Mt 25, 34).

Nosso Senhor Jesus Cristo falou muitas vezes da Felicidade do Céu.

Em certa ocasião disse a seus discípulos, que quem fizer um sacrifício por amor d’Ele e por causa do seu nome, “receberá cem por um e possuirá a vida eterna” (Mt 19, 29).

Noutra ocasião profetiza-lhes que sofrerão perseguições por causa d’Ele. Mas, acrescenta, “alegrai-vos e regozijai-vos, porque é muito grande a recompensa que vos espera nos Céus” (Mt 5, 12).

Diz também: “Não amontoeis tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça os consomem e onde os ladrões os desenterram e roubam. Entesourai antes os vossos tesouros no Céu, onde a ferrugem e a traça os não consomem, nem os ladrões os desenterram e roubam” (Mt 6, 19-20).

Finalmente, as magníficas palavras que há de pronunciar no Juízo Final: “Vinde benditos do meu Pai, vinde tomar posse do reino celestial que vos está preparado desde o princípio do mundo” (Mt 25, 34).

Segundo Jesus Cristo, a vida eterna é a casa do seu Pai, em que há muitas moradas. Cristo foi adiante, e ali espera pelos seus fiéis: “Na casa de meu Pai há muitas moradas... Eu vou preparar-vos o lugar. E quando for, e vos preparar o lugar, virei outra vez e levar-vos-ei comigo, para que onde eu estou vós estejais” (Jo 14, 2-3).

Caríssimo senhor, sabendo da EXISTÊNCIA do CÉU onde VIVEREMOS ETERNAMENTE mergulhados no Deus-Amor, vale a pena lutarmos corajosamente para conquistá-lo: “Para ganhar o céu, todo sofrimento é pouco” (São José Calazans), e: “Os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá se revelar em nós” (Rm 8, 18), e também: “Seria uma grande vantagem sofrer a vida inteira todos os tormentos sofridos pelos mártires, só para gozarmos um momento do céu. Com maior razão devemos então abraçar as nossas cruzes, sabendo que os sofrimentos desta vida curta nos farão conquistar uma felicidade eterna” (Santo Afonso Maria de Ligório), e ainda: “As nossas tribulações do momento são leves e nos preparam um peso de glória eterna” (2 Cor 4, 17).

Prezado senhor, medite sobre o céu... pense no céu... deseje o céu... trabalhe e lute para conquistar o céu: “Que outro fim temos nós senão o de conseguir o reino que não tem fim?” (Santo Agostinho, De Civitate Dei).

Fuja de quem não acredita no céu... cuidado com os “lobos” e “hienas” desejosos do inferno eterno; existem milhões deles.

Deus lhe pague pelo presente de Natal; foi uma preciosa ajuda. Com essa ajuda imprimiremos milhares de folhetos para o bem das almas imortais: “Nada há de mais precioso que uma alma!” (Das Homilias de São João Crisóstomo).

Envio-lhe, como presente, os PRECIOSOS livros escritos por Santo Afonso Maria de Ligório e São João Bosco: A Prática do amor a Jesus Cristo e O Cristão bem formado.  Medite-os atenciosamente.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Cristo Jesus: “Ó bom Jesus, quão belo e agradável é habitar em vosso Coração! É ele a pérola preciosa, o rico tesouro que descobrimos no segredo de vosso Corpo transpassado, como no campo escavado...” (São Boaventura, A videira mística 3, 3-4; Op. Mist., pp. 267-268).

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

Escolher outra carta