Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

020

 

Anápolis, 06 de agosto de 2011

 

À Senhora Anna Luiza Teixeira

Benfeitora do Instituto – Brasília – DF

 

Caríssima, busque com fervor a verdade e não se deixe pender para o que não é verdadeiro: “Deus, quem pode hospedar-se em tua tenda? Quem pode habitar em teu monte sagrado? Quem anda com integridade e pratica a justiça: fala a verdade no coração, e não deixa a língua correr” (Sl 15, 1-3).

 

Hoje, infelizmente, são milhões os que fogem da verdade... fogem da verdade como se a mesma fosse uma peste. Quanta estupidez! Quanta cegueira! Quanta ignorância!

Fugir da verdade é fugir de Deus... da luz... do caminho que leva ao céu! Ninguém poderá viver unido a Nosso Senhor vivendo na mentira: “Deus é verdade, e não pode gozar de sua amizade quem não vive na verdade, quem não é sincero em toda a sua conduta” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena), e: “Deus é luz e nele não há trevas. Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade” (1 Jo 1, 5-6).

Devemos buscar sempre a verdade... caminhar na verdade... sem nos preocuparmos com críticas e perseguições. Caso seja necessário, devemos derramar o nosso sangue por amor à verdade... para dar testemunho da verdade como aconteceu com muitos santos. A mentira nos escraviza, enquanto que a verdade nos liberta: “A verdade nos libertará das trevas do erro e da escravidão do pecado. Não devemos fugir da luz que põe às claras nossas fraquezas, e sim buscá-la, suplicá-la a Deus, mesmo quando nos humilha e desagrada ao amor próprio” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Prezada senhora, fale sempre a verdade... Deus ama quem diz a verdade; é impossível viver bem num ambiente onde a mentira reina: “Um ambiente em que não se sabe que terreno se está pisando, em que é preciso adivinhar sempre  segundas intenções, em que só o esperto é que navega, torna-se irrespirável, um verdadeiro inferno” (Pe. Francisco Faus).

O lar onde reina a mentira é um lar dividido... um lar movediço... insuportável de se viver.

Santo Tomás de Aquino escreve: “O homem é moralmente obrigado a manifestar a verdade aos outros, sem o que a sociedade humana não poderia subsistir”.

Aquele que mente e engana acaba por destruir por completo uma família.

Deus lhe pague pela preciosa colaboração.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Cristo Jesus.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

OUTRAS CARTAS