Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

034

 

Anápolis, 14 de setembro de 2011

 

Ao Senhor Gustavo Alexandre Martins

Benfeitor do Instituto – Brasília – DF

 

Prezado, lembre-se de alimentar a sua alma imortal com a oração diária e bem feita: “A oração é o alimento de nossa alma” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

O corpo que não é alimentado se enfraquece rapidamente e morre. O mesmo acontece com a alma que não se alimenta da oração: se enfraquece e morre espiritualmente: “A alma é uma coisa toda celeste e não tem alimento senão do céu: a oração... Que sucede a um corpo que não se nutre? Morre; assim também sucede à alma que não reza” (Pe. João Colombo).

Deus é rico... somos mendigos e necessitamos continuamente da força do alto; mas o Senhor quer que peçamos com fé e confiança as graças que precisamos: “O Senhor bem que deseja e quer dispensar-nos as suas graças. Contudo não quer dispensá-las, senão a quem Lhe pedir” (Santo Agostinho), e: “Logo, quem não pede não recebe” (Santa Teresa de Jesus), e também: “Assim como a umidade é necessária às plantas para não secarem, assim nos é necessária a oração para nos salvarmos... assim como a alma dá  vida ao corpo, assim também a oração mantém a vida da alma” (São João Crisóstomo).

Caríssimo, somos frágeis e tentados continuamente. São muitos os inimigos que nos rodeiam: visíveis e invisíveis: “Mas o pior é que os perseguidores não são apenas os que se vêem; há também os invisíveis, e estes são muito mais numerosos” (Santo Ambrósio). Esses inimigos guerreiam continuamente para nos perder... lutam a fim de roubar a felicidade que Deus nos preparou no céu. No meio de tantas armadilhas e laços, o homem só pode sair vencedor através da oração... sem a força do alto seremos derrotados imediatamente: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 5).

Sobre essa passagem de Jo 15, 5, Santo Agostinho comenta que Cristo não disse: “Nada podeis cumprir”, mas, “... nada podeis fazer”. Com isso, “quis Nosso Senhor dar-nos a entender que sem a graça, nem mesmo podemos começar a fazer o bem” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Feliz daquele que reserva alguns horários para a oração; sem a oração é impossível se salvar.

Obrigado pela preciosa colaboração.

Rezo pelo senhor e família.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Puríssimo de Nossa Senhora.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

OUTRAS CARTAS