Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

040

 

Anápolis, 24 de setembro de 2011

 

Ao Professor Reinaldo Hermedo Poersch

Benfeitor do Instituto – Brasília – DF

 

Prezado, reze todos os dias pelas almas do Purgatório: “As almas dos fiéis defuntos não estão separadas da Igreja” (Santo Agostinho).

 

O Purgatório é um lugar de purificação, onde as almas justas que não expiaram completamente os seus pecados os expiam com graves sofrimentos antes de entrarem no Céu.

Quem morre com o pecado venial na alma irá para o Purgatório; quem morre em pecado mortal irá direto para o Inferno. Quem for para o Purgatório jamais irá para o Inferno.

Duas espécies de penas se sofrem no Purgatório: a pena de dano, ou seja, a privação da visão de Deus; a pena de sentido, que consiste no fogo e noutros padecimentos. A respeito da sua intensidade, sabemos que são proporcionadas ao número e gravidade dos pecados; e que são muito mais intensas do que os sofrimentos desta vida; mas que as almas as sofrem com resignação, e até com alegria, por terem a certeza da salvação.

Quanto à duração, não temos dados certos. No entanto, é claro que socorrer as almas do Purgatório é: 1. Grato a Deus, que as ama intensamente e quer vê-las depressa na sua glória. 2. Proveitoso para elas que nada podem por si mesmas, visto que já passou o tempo de satisfazer. 3. Útil para nós, pois elas se converterão em poderosas intercessoras nossas.

Devemos, especialmente, pedir por aquelas com quem nos uniam vínculos de parentesco, amizade e gratidão, e por aquelas que podem estar a sofrer por nossa causa.

Podemos socorrer as almas do Purgatório: com orações, esmolas e boas obras, com indulgências ganhas em seu favor, e, sobretudo, com o Santo Sacrifício da Missa.

Como já foi pedido, não se esqueça de rezar diariamente pelas almas do Purgatório: “É certo, entretanto, e até de fé, que nós, com os nossos sufrágios e, principalmente com as orações recomendadas pela Igreja, bem podemos auxiliar aquelas santas almas. Não sei como poderá se isentar de culpa, quem deixa de oferecer-lhes qualquer auxílio, ao menos algumas orações” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Deus lhe pague pela preciosa ajuda.

Eu te abençôo e te guardo no Imaculado Coração de Maria, sempre Virgem.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

OUTRAS CARTAS