Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

044

 

Anápolis, 07 de novembro de 2011

 

Ao Senhor Arthur Nunes Ferreira Neto

Benfeitor do Instituto – Brasília – DF

 

Caríssimo senhor, trabalhe para a glória de Deus e pelo bem das almas sem se desanimar diante dos numerosos obstáculos que surgem pelo caminho: “Decidimos, contudo, confiados em nosso Deus, anunciar-vos o evangelho de Deus, no meio de grandes lutas” (1 Ts 2, 2).

 

Pertencemos à ÚNICA IGREJA VERDADEIRA fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo: Igreja Católica Apostólica Romana. Mas, olhando o comportamento frio, relaxado, indiferente, preguiçoso e rebelde de milhões de católicos, sentimos uma profunda dor no coração e nos animamos a trabalhar para acordá-los dessa vida de “poltronice”.

Existe, dentro da Santa Igreja, um grande esforço para conquistar todos aqueles que estão fora da mesma.

Será que a Hierarquia da Igreja Católica consegue enxergar o péssimo comportamento de milhões de católicos? É muita coragem convidar o “vizinho” para morar em nossa casa sendo que a mesma está desarrumada: “A Igreja parece convertida numa verdadeira Babel. É necessário mesmo olhar para o céu, sofrer e calar” (Bem-aventurado João Batista Scalabrini).

Prezado senhor Arthur, será que aqueles que estão fora da Santa Igreja se sentem animados a voltarem ou entrarem nela vendo milhões de membros que se dizem católicos vivendo como pagãos? Se comportando como pessoas que nunca ouviram a verdade? Vivendo como pessoas que nunca ouviram falar de Deus?

Milhões de católicos, batizados e crismados, estão vivendo como sal insosso que serve somente para serem pisados pelos homens: “… se o sal se tornar insosso, com que o salgaremos? Para nada mais serve, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens” (Mt 5, 13).

Para que serve uma lâmpada queimada? Para nada! Somente para ocupar espaço. Para que serve um católico que vive nas trevas, isto é, “apagado”? Serve somente para dar escândalo… servindo de tropeço para aqueles que buscam a Deus: “Se é crime enorme o homicídio, crime sem comparação muito maior deve ser matar uma alma imortal, isto é, tirar-lhe a vida da graça” (Pe. João Batista Lehmann).

Existe dentro da Santa Igreja uma grande plantação de “figueiras estéreis” que não produzem frutos e servem somente para ocupar espaço.

Vejo que é chegada a hora de CONVERTER MILHÕES de católicos que vivem como pagãos dentro da Santa Igreja; esses são obstáculos para a conquista daqueles que estão fora da mesma: “Jesus diz que devemos antes fazer e depois ensinar a fazer; ele coloca a prática do bem antes do ensino, mostrando que poderemos ensinar com proveito somente se antes pusermos em prática tudo o que ensinamos, e jamais fazer o contrário. Em outra ocasião Jesus dirá: ‘Médico cura-te a ti mesmo’ Aquele que é incapaz de orientar bem a sua vida e procura educar os outros, corre o perigo de ser ridicularizado por muitos; aliás, nem sequer poderá ensinar porque as suas ações testemunharão o contrário das suas palavras” (São João Crisóstomo, Comentário ao Evangelho de São Mateus, XVI, 4), e: “… Quando os pagãos escutam da nossa boca os pensamentos de Deus, admiram a sua beleza e grandeza; mas, depois, quando percebem que as nossas obras não correspondem às nossas palavras, então mudam de idéia e começam a blasfemar dizendo que o cristianismo é somente um mito e um engano” (São Clemente Romano, 2 Cor, 13), e também: “As suas palavras permanecem em nós quando fazemos tudo o que nos ordenou e desejamos o que nos prometeu; no entanto, quando as suas palavras permanecem em nossa memória, mas em nossa vida e nos nossos hábitos não se encontra nenhum sinal delas, então o ramo já não faz parte da videira porque não absorve mais a vida da sua raiz” (Santo Agostinho, Comentário ao Evangelho de São João, 81, 4).

É vergonhoso o comportamento de milhões de católicos! Até parece que estamos vivendo nas cidades de Sodoma e Gomorra; os defuntos e falsos invadiram as ruas das cidades dos países católicos… está muito difícil de encontrar uma luz que brilha: “Membros mortos da Igreja são os fiéis que estão em pecado mortal” (São Pio X, Catecismo Maior, 167), e: “Quantos maus existem também no seio da Igreja” (Santo Agostinho).

Até quando a Hierarquia da Santa Igreja suportará esses membros que escandalizam os fiéis e que não querem mudar de vida? Milhões de membros que teimam em viver no pecado e a participar da lama do mundo sem nenhum esforço para buscarem a santidade? Está na hora desses membros tomarem um “choque” para acordarem e voltarem para Deus; porque vivendo assim irão para o inferno eterno. É preciso cercá-los de todos os lados… se são católicos, devem brilhar com a luz do bom exemplo: “Assim como os caçadores costumam acossar de todos os lados as feras mais difíceis, também encurralemos os transviados, nós de um lado, vós de outro, e em pouco tempo os apanharemos nas redes da salvação… não pouparei a nenhum dos que me são caros! Antes afligir-vos agora e resguardar-vos da condenação futura, do que agradar-vos e ser depois castigado convosco” (São João Crisóstomo, Sermão contra os espetáculos).

Caríssimo senhor Arthur, seja corajoso e não esconda a verdade, mesmo quando os lobos “arreganharem os dentes” contra ti. É impossível levar alguém para o caminho do céu longe da verdade: “Pode acontecer que numa ou noutra situação tenhamos que sofrer a calúnia ou a difamação por sermos verazes, por sermos fiéis à verdade… Em qualquer caso, o Senhor espera de nós, seus discípulos, que falemos sempre com clareza… Na sociedade em que vivemos, teremos que falar com firmeza, com a segurança de quem tem a verdade do seu lado” (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

Não nos intimidemos diante das zombarias e ameaças; pelo contrário, confiemos no Deus que nos fortalece e ampara: “Junto convosco eu enfrento os inimigos, com vossa ajuda eu transponho altas muralhas” (Sl 17, 30).

Espero o senhor para o Santo Retiro em dezembro.

Obrigado pela preciosa colaboração.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Cristo Jesus.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

OUTRAS CARTAS