Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

013

 

Anápolis, 03 de fevereiro de 2012

 

Ao senhor Antônio Ferreira Maia

Benfeitor do Instituto – Goiânia – GO

 

Prezado, sejamos tementes a Deus e pratiquemos somente aquilo que Lhe agrada; porque os rebeldes estão longe de se salvarem: “Como estão longe de salvar-se os pecadores, pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!” (Sl 118, 155).

 

Infeliz da pessoa que passa a vida inteira praticando o mal e com as costas voltadas para Deus. Ela sofrerá terríveis remorsos nas chamas do inferno para sempre... perdeu-se eternamente porque quis.

O verme que não morre a atormentará para sempre: “... onde o verme não morre” (Mc 9, 48).

Caríssimo senhor, este verme que nunca morre significa, segundo Santo Tomás de Aquino, o remorso de consciência dos condenados, o qual há de atormentá-los eternamente no inferno. Muitos serão os remorsos com que a consciência roerá o coração dos condenados. Mas há três que principalmente os atormentarão, a saber: o pensar no nada das coisas pelo qual o réprobo se condenou, no pouco que tinha a fazer para salvar-se e no grande bem que perdeu. Depois que Esaú tinha comido o prato de lentilhas, preço do seu direito de primogenitura, ficou tão magoado por ter consentido na perda que, conforme a Escritura, pôs-se a rugir (Gn 27, 34). Que gemidos e clamores soltarão os réprobos ao ponderar que, por prazeres fugidios e envenenados, perderam um reino eterno de felicidade, e se vêem condenados para sempre a contínua e interminável morte! Chorarão mais amargamente que Jônatas, sentenciado a morrer por ordem de Saul, seu pai, sem ter cometido outro delito do que provar um pouco de mel (1Sm 14, 43-44) (cfr. Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para a morte).

Devemos sentir pena dos condenados ao fogo do inferno?

O monge Edouard Clerc escreve: “Não haverá também por que ter pena dos que se perdem, pois receberam nesta vida – na medida adequada para eles – graça suficiente para se salvarem: foram eles próprios que rejeitaram a misericórdia de Deus que não lhes faltou. Todos os homens podem salvar-se, porque Cristo morreu por todos, e Deus não pratica nenhum tipo de segregação. Os que forem condenados, sê-lo-ão de acordo com toda a justiça: serão eles que o terão querido até o fim, porque não pode haver qualquer assomo de injustiça em Deus”.

Prezado, trabalhe para salvar sua alma; ela vale mais do que todo o ouro do mundo.

Deus lhe pague pela colaboração... conte com nossas orações.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus Cristo.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

OUTRAS CARTAS