Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

005 / 2015

 

Anápolis, 05 de junho de 2015

 

À Doutora Nacir da Conceição Fernandes - Benfeitora do Instituto

Brasília – DF

 

Prezada senhora, faça sempre o bem e viva na presença de Deus, porque a vida passa como um sopro... como um relâmpago... morrem milhares de pessoas todos os dias... chegará também a nossa hora: Pode durar setenta anos nossa vida, os mais fortes talvez cheguem a oitenta; a maior parte é ilusão e sofrimento: passam depressa e também nós assim passamos (Sl 89, 10).

Milhões de pessoas sentem medo de pensar e meditar sobre a morte... grande ignorância! É a única certeza que temos: Assistimos todos os dias à morte de muitos, celebramos os seus enterros e funerais, e, no entanto, continuamos a prometer-nos longos anos de vida (Santo Agostinho). Os adoradores dos bens materiais tremem quando ouvem falar da morte: As pessoas temem muito a morte porque amam muito a vida desse mundo e pouco a do outro. Mas a alma que ama a Deus vive mais na outra vida do que nesta, porque a alma vive mais onde ama do que onde anima (São João da Cruz).

É utilíssimo para a salvação eterna dizermos muitas vezes conosco: HEI DE MORRER UM DIA. Durante o ano a lembrança da morte nos é sugerida frequentíssimas vezes, ora pela vista de um cemitério à beira da estrada, ora pelos velórios, ora pelos defuntos que são levados à sepultara... até uma árvore seca no meio de um pasto nos avisa que a vida passa... um animal morto também nos avisa que a vida é breve.

Tudo passa nesse mundo! Ricos, pobres, gordos, magros, pretos, brancos, cultos, analfabetos... todos irão para o sepulcro! Serão a mesma carniça!

Nessa terra uns vivem mais tempo, outros menos; porém, mais cedo ou mais tarde, para cada um chegará o fim da vida, e nesse fim, que será a hora da nossa morte, nada nos dará consolo, senão o termos amado a Jesus Cristo, e o termos padecido com paciência por amor d’Ele as penalidades da vida. Então, nenhum consolo poderá dar-nos as riquezas nem a fama... nem os prazeres desse mundo vazio.

Deus lhe pague pela preciosa ajuda!

Eu te abençoo e te guardo no Coração Misericordioso de Jesus Cristo.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS