Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

017 / 2015

 

Anápolis, 05 de junho de 2015

 

Ao senhor Salatiel Queiroga - Benfeitor do Instituto

Brasília – DF

 

Caríssimo senhor, devemos pedir luz ao Deus Eterno para conhecermos as armadilhas que surgem pelo caminho. Esse mundo é um terreno minado.

Ninguém se faz mal de repente. É importante saber disso! A corrupção do espírito começa como as doenças graves do corpo. Estas são, geralmente, agravo de pequenos incômodos, a que, a princípio, se não ligou importância (Pe. Alexandrino Monteiro).

É preciso tomar cuidado com os PEQUENOS DESCUIDOS. As grandes quedas na vida espiritual são preparadas por pequenas infidelidades em coisas de somenos valor. Com a repetição delas o espírito começa a enfraquecer, a vontade perde a energia para se dar à prática da virtude, a consciência torna-se menos delicada e menos impressionável à fealdade do pecado, as tentações são repelidas com negligência; e a queda está preparada, os alicerces da casa estão minados e a ruína está iminente! A primeira cheia dará com ela em terra!

Não basta rezar, mas é preciso mortificar as vistas e refrear a curiosidade... é preciso fechar o coração para as coisas do mundo. Quem abre o coração para o mundo está próximo de uma queda grave!

A Palavra de Deus diz: O que menospreza o pouco aos poucos cairá na miséria (Eclo 19, 1).

Assim como ninguém se faz santos de repente, assim ninguém se torna mal num dia.

O Pe. Alexandrino Monteiro diz: A santidade alcança-se pouco a pouco, tendo conta com as coisas pequenas. Com o exercício das pequenas virtudes se alcançam as grandes. Com evitar pequenos descuidos se previnem grandes males, e com emendar pequenos defeitos, se chega a uma perfeição consumada. As casas não caem de repente. Primeiro começam a aparecer umas como fendas nas paredes, por onde entre a umidade que vai apodrecer as madeiras. Das paredes passam aos alicerces, e quando o dono menos se precata, verá a casa em terra.

Sejamos prudentes!

Obrigado pela preciosa ajuda!

Eu te abençoo e te guardo no Coração Misericordioso de Jesus Cristo.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS