Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

037 / 2015

 

Anápolis, 29 de junho de 2015

 

À senhora Zanira Alencastro Veiga – Benfeitora do Instituto

Goiânia – GO

 

Estimada senhora, é preciso saber tirar proveito das tentações: Ninguém será coroado se não tiver combatido legitimamente, isto é, segundo certas regras.

Quais são essas regras que é necessário seguir para se merecer a vitória?

Não perder a RESIGNAÇÃO nem a PAZ. Nunca haverá pecado mortal, quando a nossa vontade racional não tiver dado pleno consentimento em matéria grave e após inteira deliberação. Por que agitar-nos, perturbar-nos e perder a coragem vendo-nos tentados? Deus só permite esses combates para aumentar a nossa virtude.

Essa luta consiste, sobretudo, na ORAÇÃO – no DESPREZO. A ORAÇÃO deve ser pronta, confiante e perseverante. Não se deve deixar fortalecer-se a tentação, mas opor-lhe logo a invocação dos santíssimos nomes de Jesus e Maria, ou qualquer outra ORAÇÃO jaculatória.

É preciso principalmente CONFIAR em DEUS, cuja glória é interessada em nosso triunfo, pois que os nossos inimigos são também os seus.

Mas não basta rezar uma ou duas vezes... é preciso rezar enquanto  durar a tentação, enquanto durar a luta (Santo Afonso Maria de Ligório).

É preciso também DESPREZAR o TENTADOR: Eva dialogou com a serpente e foi seduzida. Não devemos escutar as palavras do maligno e nem responder-lhe.

Esses meios e outros semelhantes nos assegurarão a vitória, nos fortalecerão e nos farão adquirir aquele peso imenso de graça e de glória que todo ato de virtude merece diante de Deus (Pe. Luiz Bronchain).

Deus lhe pague pela preciosa ajuda.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Imaculado da Virgem Maria.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS