Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

044 / 2015

 

Anápolis, 29 de junho de 2015

 

Ao senhor João Luiz Zufelato – Benfeitor do Instituto

Goiânia – GO

 

Caríssimo senhor, despreze as coisas caducas e passageiras desse mundo e viva na presença de Deus ESPÍRITO PURO.

Será que Deus tem corpo como nós? Deus não tem corpo, mas é espírito puríssimo.

Nós temos corpo, pelo corpo podemos caminhar e trabalhar. Os Anjos não tem corpo, e, por isso, não estão sujeitos às imperfeições a que nós estamos pelo corpo. E Deus, o Ser perfeitíssimo, podia ter corpo como nós? Não, Deus não tem corpo, mas é espírito perfeitíssimo e por isso não O vemos com os nossos olhos, assim como não vemos os Anjos nem a nossa alma.

DEUS É ESPÍRITO PURÍSSIMO. Que entendemos por espírito? Por espírito entendemos um ser simplicíssimo, que por isso não cai sob os nossos sentidos.

Espírito é um ser que tem inteligência e vontade, que entende e que quer. Não podemos ver o ar, mas ele não é um espírito, pois não possui inteligência nem vontade, nem vive sequer. Deus não é somente espírito, é também espírito puríssimo, pois não está unido a nenhum corpo.

Além de Deus há outros espíritos? Sim! Há os Anjos e há as nossas almas. Os Anjos não são iguais, mas sim, semelhantes a Deus, sendo como Ele espíritos puros; isto é, que não estão unidos, nem possuem nenhum corpo. Ao contrário, a nossa alma também é um espírito, mas não é espírito puro, pois está unida ao corpo, e foi criada para constituir com o corpo a que está unida, um ser completo que é o homem.

Apesar de ser Deus puríssimo espírito, usamos às vezes de certas expressões que parecem denotar que Deus tem corpo como nós. Dizemos, por exemplo: Os olhos de Deus nos veem... a mão de Deus fere os pecadores e outras coisas semelhantes. Falando assim, não devemos entender que Deus seja como nós, que tem corpo, olhos e mãos; usamos tais expressões para melhor compreendermos e sentirmos que estamos na presença de Deus, que Ele é justo, que tudo sabe, que premeia e castiga (Giuseppe Perardi).

Deus lhe pague pela preciosa ajuda.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo, Manso Cordeiro.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS