Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

062 / 2015

 

Anápolis, 29 de junho de 2015

 

Ao Doutor Hugo Alexandre – Benfeitor do Instituto

Goiânia – GO

 

Estimado senhor, rezemos pela conversão do DETRATOR (indivíduo que desqualifica, difama e desvaloriza a importância de alguém).

O mundo está se tornando um “oceano” profundo e infestado de “tubarões” DETRATORES que se alimentam da honra do próximo.

O pecado da DETRAÇÃO é tão comum como o do furto, havendo muitos que nenhuma consideração têm pela reputação do próximo, não calculando talvez as graves consequências da DETRAÇÃO, tanto para a vítima da mesma como para o próprio DETRATOR.

A DETRAÇÃO é um furto... é um roubo vergonhoso: De duas maneiras pode o próximo ser prejudicado por obra: ou manifestamente, como acontece quando é vítima de um roubo ou de uma outra violência aberta; ou ocultamente, como no furto a modo de traição. De duas maneiras pode-se causar prejuízo ao próximo pela palavra de modo manifesto, pela injúria e de modo oculto pela DETRAÇÃO (Santo Tomás de Aquino).

Essa desgraça acontece também entre os familiares... é preciso tomar muito cuidados com os fofoqueiros.

A DETRAÇÃO ou MALEDICÊNCIA não é outra coisa senão uma injusta difamação da reputação de outrem, por meio de palavras ocultas, ditas na ausência da pessoa em questão. O procedimento do DETRATOR é o mesmo do gatuno; este furta bens, aquele lesa a boa fama do próximo. A DETRAÇÃO é feita de dois modos: diretamente quando se atribui à outra pessoa uma falta que não cometeu, um vício que não tem; quando se exagera a falta ou o crime realmente cometido; quando, sem necessidade, se revela faltas ocultas do próximo, ou então quando se interpreta mal uma boa ação do mesmo, como se a tivesse praticado de má intenção. Indiretamente quando a boa fama do próximo fica comprometida, negando, maldosamente ou diminuindo o seu merecimento (Pe. João Batista Lehmann).

É preciso tomar muito cuidado com o DETRATOR.

Deus lhe pague pela preciosa ajuda.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo, nosso refúgio e consolo.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS