Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

067 / 2015

 

Anápolis, 29 de junho de 2015

 

À senhora Maria Elias Melo – Benfeitora do Instituto

Goiânia – GO

 

Caríssima senhora, reze todos os dias com fervor pelas almas do purgatório. É obrigação nossa rezar por essas almas.

Se quisermos o socorro das orações das almas do purgatório, é justo que cuidemos também de socorrê-las com nossas orações e boas obras. Disse que é justo, mas deve-se dizer ainda que é um dever cristão. Pois manda a caridade que socorramos o próximo em suas necessidades, mormente quando podemos fazê-lo sem incômodo de nossa parte. Ora, é certo que, entre aqueles que caem debaixo da palavra “próximo”, devem-se compreender as benditas almas do purgatório. Elas, apesar de não estarem mais nesta vida, nem por isso deixam de pertencer à comunhão dos santos: As almas dos fiéis defuntos não estão separadas da Igreja (Santo Agostinho).

E mais claramente declara Santo Tomás de Aquino a este respeito, dizendo que a caridade é o vínculo que une os membros da Igreja entre si e não se limita tão somente aos vivos, mas também aos mortos que partiram deste mundo na graça de Deus. Portanto, devemos socorrer, quanto possível, aquelas santas almas como ao nosso próximo e, sendo a sua necessidade maior, maior também consequentemente deve ser a nossa obrigação de socorrê-las.

É certo, entretanto, e até de fé, que nós, com os nossos sufrágios e, principalmente com as orações recomendadas pela Igreja, bem podemos auxiliar aquelas santas almas. Não sei como poderá se isentar de culpa, quem deixa de oferecer-lhes qualquer auxílio, ao menos algumas orações (Santo Afonso Maria de Ligório).

Deus lhe pague pela preciosa ajuda.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS