Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

001 / 2017

 

Anápolis, 08 de agosto de 2017

 

Ao senhor Arthur Nunes Ferreira

Benfeitor do Instituto, Brasília – DF

 

Estimado senhor, faça sempre o bem porque a vida passa para não mais voltar. Os condenados uivarão eternamente no Inferno por terem jogado o tempo fora: “Ó tempo desprezado! Tu serás a coisa que os mundanos desejarão mais na hora da morte, quando ouvirem dizer que para eles não haverá mais tempo” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Seja filho obediente e dócil da Virgem Maria... imitando as virtudes dessa Boa Mãe.

A Virgem Maria não é uma mulher qualquer como dizem os amigos da serpente. Ela é uma criatura... criatura, Mãe de Deus: “O Filho de Deus, nosso Senhor, Verbo do Pai, tornou-se Filho do homem. Filho do homem porque pertencia ao gênero humano, tendo nascido de Maria, que era filha de pais humanos e ela mesma uma criatura humana” (Santo Irineu, Tratado contras as heresias).

A “Bela ovelhinha” (Melitão de Sardes), é Mãe de Deus... não é uma simples e insignificante mulher. O menino que concebeu e deu à luz é Deus-Filho. Na sua Natureza divina, Este existia desde toda a eternidade, mas na sua natureza humana deve tanto a sua Mãe como qualquer outro filho à dele... Se é certo que, com Deus, foi gerado pelo Pai antes de todos os séculos, como homem nasceu, num momento determinado, da Virgem Maria. Mas não pensemos que pode considerar-se mãe apenas da natureza humana, as naturezas não tem mãe. Foi, como todas, mãe da pessoa que deu à luz. E essa Pessoa era Deus-Filho (Frank J. Sheed).

Jesus Cristo, Deus Bendito, existiu antes de Nossa Senhora, de forma que foi o único filho capaz de escolher a sua Mãe. Assim escolheu, como qualquer filho teria feito, a mãe mais adequada para Ele. Além disso, é próprio da essência da filiação desejar dar presentes a uma mãe. Jesus Cristo, por ser Deus, podia dar à sua Mãe tudo o que ela desejasse. O seu poder de doação é ilimitado. E o que ela queria, acima de tudo, era a união com Deus, a maior união que pode existir entre a vontade de um ser humano e a vontade de Deus; isto é, ter a alma em graça. Como era seu Filho, o Senhor concedeu-lhe, e a sua resposta foi total, de maneira que esteve livre do pecado. Tal foi a sua resposta à graça de Deus, que a tornou suprema em santidade, acima da dos anjos.

Jesus Cristo, Deus Eterno, escolheu a sua Amada Mãe! Será que escolheu uma pecadora... como dizem os protestantes?

Se um protestante pudesse escolher a sua mãe... será que escolheria uma pecadora? Claro que não! Eles se julgam mais sábios que Jesus Cristo.

Jesus Cristo, Deus Beleza Infinita, escolheu a sua Mãe! Será que escolheu uma mulher feia... como dizem os protestantes?

Se um protestante pudesse escolher a sua mãe... será que escolheria uma marmota... um estrupício? Claro que não! Eles se julgam mais sábios que Jesus Cristo.

Amemos a Virgem Santíssima! Grande Senhora!

Por natureza, a Virgem Maria era inferior ao menor dos anjos, já que a natureza humana, como tal, está abaixo da angélica. Mas, qualquer relação na ordem da graça é superior às que se dão na ordem da natureza. Assim, é a graça que faz com que estejamos mais perto de Deus, pela nossa resposta à participação criada da vida de Cristo, que Deus nos oferece. Pela graça, portanto, Nossa Senhora supera todos os seres criados, apenas por ter respondido melhor a elas.

A Virgem Bendita não é só Rainha da terra... do céu... mas é também Rainha do Inferno.

Prezado senhor, faça durante uma semana essa leitura: “Nos perigos, nas angústias, em todos os momentos de dúvida, pensa em Maria, invoca Maria. Que este nome sagrado não se afaste do teu coração e não falte jamais nos teus lábios. Seguindo esta Estrela, não te desviarás. Se a invocares com humildade, não desesperarás. Se pensares em Maria, não errarás. Se ela estiver contigo, não cairás. Se te proteger, nada temerás. Com ela, como guia, não te fatigarás. Se te for propícia, chegarás à meta, firme e seguro. Quem quer que sejas, sacudido pelo vendaval das tempestades deste mundo, sentindo a terra como um mar devorador, não afastes os olhos do fulgor desta Estrela. Quando soprar o vento tempestuoso e traiçoeiro da tentação, quando te sentires batido contra os escolhos perigosos da tribulação, olha para a Estrela e invoca Maria. Se te açoitarem as ondas da soberba, da inveja, da maledicência... olha para a Estrela, invoca Maria. Quando sentires a ira, a avareza, a carne e a tristeza tentarem fazer soçobrar a barquinha frágil de tua alma, olha para a Estrela, invoca Maria” (São Bernardo de Claraval).

Reze durante o mês de agosto a Ladainha do Imaculado Coração de Maria:

 

 

Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

 

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

 

Deus, Pai dos céus,

tende piedade de nós.

Deus, Filho, Redentor do mundo,

tende piedade de nós.

Deus, Espírito Santo,

tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus,

tende piedade de nós.

 

Coração de Maria,

rogai por nós.

Coração de Maria, segundo o Coração do próprio Deus,

rogai por nós.

Coração de Maria, unido ao Coração de Cristo,

rogai por nós.

Coração de Maria, vaso do Espírito Santo,

rogai por nós.

Coração de Maria, templo da Santíssima Trindade,

rogai por nós.

Coração de Maria, morada do Verbo,

rogai por nós.

Coração de Maria, imaculado desde a criação,

rogai por nós.

Coração de Maria, repleto de graça,

rogai por nós.

Coração de Maria, bendito entre todos os corações,

rogai por nós.

Coração de Maria, trono da glória,

rogai por nós.

Coração de Maria, abismo de humildade,

rogai por nós.

Coração de Maria, oferenda do amor,

rogai por nós.

Coração de Maria, pregado na cruz,

rogai por nós.

Coração de Maria, refúgio dos pecadores,

rogai por nós.

Coração de Maria, esperança dos moribundos,

rogai por nós.

Coração de Maria, sede de misericórdia,

rogai por nós.

 

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,

perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,

ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,

tende piedade de nós.

 

Imaculado Coração de Maria, bondoso e humilde.

Fazei o nosso coração semelhante ao Coração de Jesus Cristo.

 

Oremos: Ó Deus de infinita misericórdia, que para a salvação dos pecadores e a defesa dos infelizes, fizestes o Coração de Maria tão semelhante em afável ternura ao Coração do próprio Cristo, fazei com que nós que agora contemplamos a doçura e o amor do seu Coração, graças aos seus méritos e à sua intercessão, possamos sempre viver perto dos Corações da Mãe e do Filho. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

 

Obrigado pela ajuda mensal.

Rezamos pelo senhor todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Puríssimo Coração de Maria Santíssima.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS