Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

003 / 2017

 

Anápolis, 09 de agosto de 2017

 

À senhorita Militina Dias Martins

Benfeitora do Instituto, Brasília – DF

 

Prezada senhorita, busque sempre o silêncio... ele faz grande bem para a alma; enquanto que o barulho prejudica a vida de união com Deus: “O ruído dispersa e dissipa. O silêncio recolhe, recupera e condensa. Quem não sabe por na sua vida zonas de silêncio, não tarda a viver na superfície de sua alma” (Pe. Gaston).

 

É grande sabedoria reservar momentos para a oração... momentos de silêncio para dialogar com o Deus do silêncio. Deus não pode estar na agitação e no barulho.

Os momentos de silêncio que reservamos, ainda que sejam dolorosos, dão ao nosso pensamento uma acuidade nova... à nossa palavra, ressonâncias mais profundas... à ação, maior fecundidade. O silêncio nunca mente... o silêncio compensa. Não podemos imaginar um mundo onde só houvesse a palavra; mas podemos imaginar um de silêncio total... O silêncio permite melhor controle dos nossos pensamentos. E é de nossos pensamentos, claros ou obscuros, que brotam nossas palavras e ações. Se deliberadamente, só temos pensamentos humildes, puros, benévolos, nossa vida será humilde, casta e benfazeja. Se fôssemos marcados na fronte pelos pensamentos estúpidos que nos agitam, fugiríamos uns dos outros ou compreenderíamos melhor nossa fragilidade e a importância do silêncio para purificar nossos desejos. O silêncio é uma necessidade para o homem. Quem se dá sem nunca se encher, acaba por se esvaziar... o silêncio é necessário para que planejemos a ação (Pe. Gaston).

Quem não sabe fazer silêncio não possui uma vida espiritual verdadeira; mas sim, superficial e cheia de “intervalos”: “O silêncio é como o porteiro da vida interior” (São Josemaría Escrivá). Sem o silêncio é impossível planejar coisas boas: “É no silêncio interior das almas que se resolvem os destinos do mundo. Que pena estarem as almas atravancadas de bagatelas e vazias do Único necessário!” (Pe. Gaston).

O mundo está mergulhado no barulho, não existe mais silêncio... os mundanos estão se “mordendo”... a violência aumenta a cada dia. Falta de união com Deus! Falta de vida interior! Quem não faz silêncio “vomita” uma enxurrada de palavras que não agradam a Deus. A pessoa que não faz silêncio não possui vida interior: “A vida interior poderia consistir nesta única palavra: Silêncio! É o silêncio que prepara os santos. Ele os começa, continua, acaba. Silêncio! Que bela palavra!” (Irmã Maria Amada de Jesus).

O silêncio vale mais que o ouro e a prata... é grande riqueza saber fazer silêncio.

Quem não sabe fazer silêncio, jamais será uma pessoa de oração e responsável pelo dever.

O silêncio é uma necessidade para desenvolver na alma a vida sobrenatural.

Sem silêncio é impossível alguém progredir nos estudos. Os estudos clamam muita reflexão e concentração.

O silêncio serve para contribuir para a boa ordem na família. Uma casa onde reina o barulho é uma casa desorganizada.

Estimada senhorita, reze durante o mês de agosto o Salmo 140:  “Deus, eu te chamo, socorre-me depressa! Ouve minha voz quando clamo a ti! Suba minha prece como incenso em tua presença, minhas mãos erguidas como oferta vespertina! Deus, coloca uma guarda em minha boca, uma sentinela à porta dos meus lábios. Impede meu coração de se inclinar ao mal, de cometer a maldade com os malfeitores. Não vou ter prazer em seus banquetes! Que o justo me bata, que o bom me corrija, que o óleo do ímpio não me perfume a cabeça, pois eu iria comprometer-me com suas maldades. Eles estão entregues ao poder da Rocha, seu juiz, eles que tinham prazer quando me ouviam dizer: ‘Como pedra do moinho rebentada por terra, estão espalhados nossos ossos à boca do Xeol’. A ti, Deus, elevo meus olhos, eu me abrigo em ti, não me deixes sem defesa! Guarda-me das armadilhas que armaram para mim, e das ciladas dos malfeitores. Caiam os ímpios, cada qual em sua rede, enquanto eu escapo, em liberdade!”

Leia com atenção essa “historinha”: Sede velhacos.

São Filipe Néri, que vivia rodeado de rapazes, pois era educador, disse-lhes um dia:

- Meus caros, se estiverem bem atentos tenho uma bela coisa para dizer-vos.

- Diga, diga, padre Filipe – repetiram-lhe os rapazes cheios de curiosidade.

- Pois bem; eu vos digo que há neste mundo muitos loucos e muitos velhacos.

- Que quer dizer o senhor com isso, padre Filipe?

- É muito simples: os velhacos são os que, vivendo no meio do mundo, trabalham sempre para o céu; loucos, porém, são aqueles que se afadigam pelas coisas da terra e caminham para a perdição eterna.

Caríssima senhorita Militina, viva para Deus... não busque a aprovação das pessoas... elas são falsas e mudam continuamente. O coração do homem é um grande abismo, profundo abismo.

Devemos persuadir-nos desta verdade: neste mundo, nunca encontraremos, fora do círculo dos que comungam com o nosso ideal, quem esteja disposto a dar-nos a sua aprovação e apoio sem reservas. Enquanto a alma não tiver enraizada esta convicção, não estará livre de penosas desilusões. É preciso conformar-se com esta inclinação da natureza humana. Deus assim o quis, para que a alma só o tenha a Ele como ponto de apoio seguro e só confie n’Ele e nos que por Ele lhe estão unidos. Uma vez abandonada a Deus definitivamente, a estima dos homens torna-se para ela indiferente. As suas críticas, violências, zombarias já não têm o poder de abalá-la. Não foi para agradar-lhes nem para captar-lhes a estima que optou por Deus. Mesmo que o mundo inteiro se erguesse contra essa alma, em que poderia prejudicá-la? Ela não depende do mundo nem da sua aprovação. Sabe que a opinião dos homens nada vale diante de Deus. Se o universo inteiro se coligasse contra ela, não lhe poderia tirar o mérito de uma única das suas ações. O mundo só é poderoso contra aqueles que o temem. Aqueles que lhe afrontam as ameaças e gritos sabem-no impotente (Joseph Schrijvers).

Obrigado pela ajuda mensal.

Rezamos pela senhorita todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Santíssimo Coração de Jesus Cristo, repouso seguro: “Seu Coração era meu repouso, meu retiro e minha força nas minhas fraquezas” (Santa Margarida Maria Alacoque).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS