Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

004 / 2017

 

Anápolis, 12 de agosto de 2017

 

À senhora Nacir da Conceição Fernandes

Benfeitora do Instituto, Brasília – DF

 

Estimada senhora, enfrente as dificuldades com a cabeça erguida e com o coração mergulhado no Deus que tudo pode. Quem confia em Deus não desanima diante dos obstáculos, mas enfrenta-os com coragem, ânimo, ousadia, paciência e perseverança: “Cristo comigo, a quem temerei? Mesmo que as ondas se agitem contra mim, mesmo os mares, mesmo o furor dos príncipes: tudo isto me é mais desprezível que uma aranha” (São João Crisóstomo).

 

O caminho do céu é estreito... apertado... difícil: “Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram” (Mt 7, 13-14). Milhões de pessoas estão tentando inventar um caminho para o céu cheio de cerveja, forrós, noitadas... adultério... mas não conseguirão. Jesus Cristo é Deus... se existisse outro caminho para o céu, fora da cruz, com certeza Ele teria indicado.

Jesus Cristo, o Deus da Verdade, disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8, 34). Nosso Senhor é Deus e não engana as pessoas... Ele fala somente a verdade: para segui-lo é preciso carregar a cruz todos os dias... não somente uma vez na vida.

Milhões de pessoas fingem que amam a Jesus Cristo... fingem que seguem o Salvador. É tudo máscara! Brincam de circo sendo elas os palhaços.

Jesus Cristo possui pouquíssimos seguidores!

Tem Jesus muitos que amam seu reino celeste; poucos, porém, que levam a sua cruz... Muitos veneram os milagres; poucos seguem as ignomínias da cruz... Aqueles que agora, de boa vontade, ouvem e seguem a palavra da cruz, não temerão ouvir a sentença da condenação eterna... O sinal da cruz aparecerá no céu, quando o Senhor vier para julgar... Por que temes, pois, tomar a cruz, pela qual se vai ao reino? Na cruz está a salvação, na cruz a vida, na cruz a proteção contra os inimigos... Toma, pois, a tua cruz, segue a Jesus e caminharás para a vida eterna... Anda por onde quiseres, procura quanto quiseres e não encontrarás caminho mais sublime acima do caminho da santa cruz, nem mais seguro abaixo dele... Quer te voltes para cima ou para baixo, para fora ou para dentro, em todas as coisas encontrarás a cruz (Tomás de Kempis).

A pessoa que foge da cruz volta as costas para Deus e envereda pelo caminho da perdição eterna. Longe da cruz não há salvação!

Longe do caminho da cruz só existe morte e tristeza... não há esperança de salvação. Jesus Cristo, nosso Salvador, sofreu desde o ventre materno... sofreu durante a vida pública e morreu numa cruz.

A vida do seguidor de Jesus Cristo não é diferente. Chorando entra neste mundo, e chorando sairá dele. Quem busca outro caminho se condenará ao inferno.

Sem cruz não há vida na terra! Levando aos ombros a nossa cruz, todos caminhamos como Isaac para o monte do sacrifício, como Jesus para o Gólgota... A cruz é pesada, mas que importa? Depressa nos aliviará Deus de seu peso e em troca dela nos dará o descanso eterno... Devemos nos alegrar diante do sofrimento. Esse é o caminho certo, vivemos a vida de Cristo e percorremos o caminho da salvação. É por esse caminho que andam os discípulos de Jesus Cristo... quem perseverar no caminho da cruz será coroado no céu (Pe. Alexandrino Monteiro).

Prezada senhora Nacir, reze o Salmo 25 durante o mês de agosto: “A ti, Senhor, eu me elevo, ó meu Deus. Eu confio em ti, que eu não seja envergonhado, que meus inimigos não triunfem contra mim! Os que esperam em ti não ficam envergonhados, ficam envergonhados os que traem sem motivo. Mostra-me teus caminhos, Senhor, ensina-me tuas veredas. Guia-me com tua verdade, ensina-me, pois tu és o meu Deus salvador. Eu espero em ti o dia todo por causa da tua bondade, Senhor. Recorda a tua compaixão, ó Senhor, e o teu amor, que existem desde sempre. Não recordes meus desvios de juventude, lembra-te de mim, conforme o teu amor. O Senhor é bondade e retidão, e aponta o caminho aos pecadores; encaminha os pobres conforme o direito e ensina seu caminho aos infelizes. As sendas de Deus são todas amor e verdade, para os que guardam sua aliança e seus preceitos. Por causa do teu nome, Senhor, perdoa minha falta, pois é grande. Qual o homem que teme a Deus? Ele o instrui sobre o caminho a seguir; sua vida repousará feliz e sua descendência possuirá a terra. O segredo de Deus é para aqueles que o temem fazendo-os conhecer a sua aliança. Meus olhos estão sempre em Deus, pois ele tira os meus pés da rede. Volta-te para mim, tem piedade de mim, pois solitário estou, e infeliz. Alivia as angústias do meu coração, tira-me das minhas aflições. Vê minha fadiga e miséria e perdoa meus pecados todos. Vê meus inimigos que se multiplicam, e o ódio violento com que me odeiam. Guarda-me a vida! Liberta-me! Que eu não seja envergonhado por abrigar-me em ti! Que a integridade e retidão me preservem, pois em ti eu espero, Senhor! Ó Deus, resgata Israel de todas as suas angústias!”

Leia com atenção essa “historinha”: O castigo não tardou.

Em Charleroi, na Bélgica, os padres jesuítas pregavam uma missão. Um jovem assistia a todos os sermões, com o único fim de estorvá-los; de sorte que o pároco se viu obrigado a expulsá-lo da igreja. Então o jovem, que parecia endiabrado, arranjando uma buzina de caçador, tocava-a durante o sermão, passeando diante da igreja. Um dia, porém, quando ia começar a música, sentiu uma dor aguda e muito esquisita no pescoço, e viu-se obrigado a recolher-se à sua casa. Dois médicos chamados com urgência não souberam explicar a procedência daquele incômodo nem acertaram com nenhum remédio. O infeliz morreu naquela mesma noite no meio de horríveis sofrimentos. É grande loucura perseguir a obra de Deus!

Obrigado pela ajuda mensal.

Rezamos pela senhora todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Puríssimo Coração de Maria Santíssima.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS