Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

006 / 2017

 

Anápolis, 14 de agosto de 2017

 

Ao Dr. Pérsio Cláudio Montibello

Benfeitor do Instituto, Brasília – DF

 

Prezado senhor, não perca tempo... não jogue a vida fora... mas sim, trabalhe até “doer”, isto é, até cansar o corpo. A preguiça é um vício e não pode agradar a Deus: “O homem preguiçoso no seu trabalho é irmão do destruidor” (Pr 18, 9), e: “A preguiça faz cair no torpor, o folgazão passará fome” (Pr 19, 15), e também: “O desejo do preguiçoso causa morte, porque suas mãos recusam o trabalho” (Pr 21, 25).

 

Devemos trabalhar muito... com grande esforço, porque Deus abençoa e ajuda os esforçados e batalhadores. O Criador não pode abençoar aquele que vive preguiçosamente, atarefado em nada fazer.

Não basta trabalhar, mas é preciso trabalhar com dedicação... empregar o tempo no que é certo, e realizar tudo com perfeição. Muitos trabalham sem amor... e não fazem progresso. É preciso colocar o coração naquilo que faz. Não devemos buscar o mais cômodo; mas sim, o que é correto. É preciso trabalhar com humildade e saber esperar os frutos com paciência: O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Feliz da pessoa que expulsa a preguiça do seu coração. Esse vício é grande obstáculo para o progresso. O preguiçoso vive estacionado.

O preguiçoso é um fracassado elevado ao quadrado... não faz progresso no material nem no espiritual.

As vontades fracas, as meias vontades jamais conseguirão coisa alguma, jamais darão um passo na senda da perfeição; os indivíduos espiritualmente preguiçosos balançam-se entre o quero e o não quero... O preguiçoso não rejeita a santidade, contanto que não lhe peça esforço e sacrifício... Os preguiçosos são moles, sempre em último lugar; parece que fazem um favor quando se trata de rezar, de estudar; após tão numerosas graças, a gente não sabe ainda se são fervorosos ou relaxados, se vão para frente dispostos ou não (Bem-aventurado José Allamano).

O preguiçoso não suporta trabalho exigente... ele quer vida fácil e sem compromisso.

A preguiça é, antes de tudo, fugir do trabalho pelo esforço que ele implica. A preguiça é o desgosto e a recusa ante o cumprimento de nossos deveres, especialmente de nossos deveres para com Deus. Se nos contentarmos com um nível baixo na nossa procura da santidade, especialmente se nos conformamos com a mediocridade espiritual, é quase certo que a sua causa é a preguiça. Omitir a Santa Missa em dia de preceito, desleixar-se na oração, fugir das obrigações familiares e profissionais, tudo isso provém da preguiça (Pe. Leo J. Trese).

Estimado senhor, devemos trabalhar nesse mundo... principalmente para conquistarmos o céu. A vida passa como um sopro... não podemos cruzar os braços.

Leia com atenção essa “historinha”: Como Georges Louis Leclerc (Conde de Buffon) venceu a preguiça.

O sábio Buffon conta de si mesmo que na sua juventude era muito dorminhoco. Envergonhado de si próprio, ordenou a seu criado que o chamasse às seis da manhã, prometendo-lhe um franco cada vez que cumprisse sua ordem. A primeira vez recebeu o criado com injúrias, mas deu-lhe o franco; no dia seguinte Buffon levantou-se, embora depois de injuriar de novo o criado. Assim continuou fazendo cada dia, pagando com francos as injúrias que dizia ao criado. Um dia, porém, fez tanta dificuldade em levantar-se que o empregado tomou um jarro de água, despejou-a na cabeça e fugiu. Levantou-se Buffon, chamou ao criado e deu-lhe três francos, dizendo: “Cumpriste o teu dever”. Mais tarde confessava: “Dessa maneira, e com o trabalho da manhã, devo a José três ou quatro volumes de minha História Natural”.

Fiquei sabendo que o senhor é veterinário. Trate os animais, criaturinhas de Deus, com carinho e amor: “Os animais são criaturas de Deus. Deus envolve-os na sua solicitude providencial. Pelo simples fato de existirem, eles O bendizem e Lhe dão glória. Por isso, os homens devem estimá-los. É de lembrar com que delicadeza os santos, como São Francisco de Assis ou São Filipe de Néri, tratavam os animais” (Catecismo da Igreja Católica, 2416).

Caríssimo senhor, reze nos meses de agosto e setembro a Ladainha de São Rafael Arcanjo:

 

 

Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

 

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

 

Deus, Pai dos céus,

tende piedade de nós.

Deus, Filho, Redentor do mundo,

tende piedade de nós.

Deus, Espírito Santo,

tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus,

tende piedade de nós.

 

São Rafael, Anjo da Saúde,

rogai por nós.

São Rafael, um dos sete espíritos que estão sempre diante do trono de Deus,

rogai por nós.

São Rafael, que afastais para longe de nós os espíritos malignos,

rogai por nós.

São Rafael, fiel condutor de Tobias,

rogai por nós.

São Rafael, que levais nossas preces ao trono de Deus,

rogai por nós.

São Rafael, que curastes a cegueira de Tobit pai de Tobias,

rogai por nós.

São Rafael, auxílio nas tribulações,

rogai por nós.

São Rafael, consolo nas necessidades,

rogai por nós.

São Rafael, que tornais felizes os vossos devotos,

rogai por nós.

 

Jesus Cristo, felicidade dos Anjos,

perdoai-nos.

Jesus Cristo, glória dos Espíritos Celestes,

ouvi-nos.

Jesus Cristo, esplendor dos exércitos celestiais,

tende piedade de nós.

 

Oremos: Ó Deus, que, em vossa inefável providência, fizestes São Rafael o condutor dos vossos filhos em suas viagens, humildemente vos imploramos que possamos ser conduzidos por ele no caminho da salvação e experimentemos seu auxílio nas doenças do corpo e da alma. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

 

 

Obrigado pela ajuda mensal.

Rezamos pelo senhor todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Imaculado Coração de Maria.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS