Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

015 / 2017

 

Anápolis, 26 de agosto de 2017

 

Ao senhor Luís Antônio

Benfeitor do Instituto, Anápolis – GO

 

Estimado senhor, não deixe de fazer o bem por causa das críticas, zombarias, inveja e perseguições dos inimigos. Deus quer que o senhor persevere até o fim... sem desanimar: “Aquele que retrocede, está voluntariamente condenado a não alcançar a meta; é um fraco, um covarde, um desertor, enquanto que o cristão tem que ser forte, intrépido e perseverante” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

 

Milhões de pessoas vivem estacionadas e não fazem progresso...  tremem diante dos obstáculos, dificuldades e provações...não perseveram. Não basta iniciar uma obra... um “negócio”... mas é preciso perseverar até o fim. O prêmio é dado ao que vence... não ao que desiste.

Para chegar ao lugar desejado é preciso caminhar com passos firmes, e não cambaleando e com as pernas “moles”. Para vencer é preciso persistir, perseverar... insistir. Os desanimados são derrotados antes do início da guerra.

Deus sabe que somos fracos! É preciso levantar a cabeça depois de cada queda... pedir perdão ao Criador e lutar para não ofendê-lo mais. Para agradar a Deus é preciso vencer na vida material e principalmente na vida espiritual... Deus quer que sejamos santos, grandes santos... não pela metade... mas verdadeiramente santos.

Estamos nesse mundo para “colecionarmos” vitórias. Grandes e pequenas vitórias... não derrotas. Sem perseverança e luta não há vitória; mas sim, fracassos... grandes fracassos... horríveis fracassos.

Caríssimo senhor Luís, é impossível obter vitória longe de Deus. Viva na presença do Senhor Deus e Ele te fortalecerá nas horas difíceis: “Quando eu penso: ‘Estou quase caindo!’ Vosso amor me sustenta Senhor! Quando o meu coração se angustia, consolais e alegrais minha alma” (Sl 93, 18-19).

Reze o Salmo 146 durante o mês de setembro: “Aleluia! Louva a Deus, ó minha alma! Enquanto eu viver, vou louvar a Deus, vou tocar ao meu Deus, enquanto existir! Não coloqueis a segurança nos nobres e nos filhos do homem, que não podem salvar! Exalam o espírito e voltam à terra, e no mesmo dia perecem seus planos! Feliz quem se apoia no Deus de Jacó, quem põe a esperança no Senhor seu Deus: foi ele quem fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles existe. Ele mantém para sempre a verdade: fazendo justiça aos oprimidos, dando pão aos famintos; Deus liberta os prisioneiros, Deus abre os olhos dos cegos, Deus endireita os curvados, Deus protege o estrangeiro, sustenta o órfão e a viúva; Deus ama os justos, mas transtorna o caminho dos ímpios. Deus reina para sempre, teu Deus, ó Sião, de geração em geração!”

Leia com atenção essa “historinha”: A gratidão para com Deus.

A venerável Amélia de Vannes tinha o santo costume de elevar o seu espírito a Deus. Vendo um cão, por exemplo, ela fazia esta consideração: Este animal é amigo do homem; fiel e grato, acompanha-o sempre, faz-lhe festa, retribui com carícias o bom trato que se lhe dá. O homem, porém, que recebe de Deus benefícios sem conta, benefícios a cada instante – o homem, pela salvação do qual Deus deu seu Filho Unigênito, muitas vezes se esquece de agradecer ao seu supremo benfeitor. Se toma alimento, não se lembra de quem lho deu; se se entrega ao repouso, nenhuma palavra de gratidão pelos benefícios que recebeu no correr do dia. O cão, o animal grato, envergonha o homem ingrato e mal agradecido.

Prezado senhor Luís, obrigado pela ajuda mensal.

Rezamos pelo senhor todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Imaculado da Virgem Maria.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS