Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

019 / 2017

 

Anápolis, 04 de setembro de 2017

 

Ao senhor Gustavo Alexandre Martins

Benfeitor do Instituto, Brasília – DF

 

Estimado senhor, cuidado com as pessoas falsas, interesseiras e dúbias… esse tipo de gente pode arruinar a vida de uma pessoa: “Há três espécies de companheiros: os bons, os maus e os que estão no meio termo. Com os bons podemos nos relacionar, que será muito frutuoso; com os medíocres somente quando houver necessidade, mas sem contrair familiaridade; quanto aos maus, devemos evitar sempre” (São João Bosco).

 

É melhor caminhar só do que ter por companhia pessoas FALSAS. O “amigo” FALSO é pior que o inimigo… porque o inimigo já se declarou, enquanto que o “amigo” FALSO finge ser fiel. O “amigo” FALSO é uma perigosa pedra no nosso caminho… busquemos um atalho, ele é mais seguro.

O “amigo” FALSO é “irmão” gêmeo da hiena… “sorri” para morder.

Os homens têm uma grande tendência para a FALSIDADE; e, enquanto raras vezes se deixam vencer pela verdade que aparece com provas numerosas…  muitas vezes, ao contrário, cedem cegamente ao erro, mal este se apresenta.

Vem Jesus Cristo, nosso Salvador e Deus verdadeiro e diz para os hebreus: Eu sou o Filho de Deus. E prova-o aos olhos deles, curando os doentes, multiplicando os pães, mandando ao mar e ao céu, ressuscitando os mortos, e ressuscitando até a si mesmo ao terceiro dia. E, mesmo assim, os hebreus não acreditaram n’Ele.

Cem anos depois, vem um fanático chamado Simão bar Kokhba e diz: Eu sou o Filho da Estrela: Simão bar Kokhba. Esse não cura, não multiplica o pão, não ressuscita os mortos… Antes, leva os hebreus à revolta e deixa-os depois trucidar pelos Romanos entre as ruínas de Jerusalém, e ele próprio perece com eles: sobre os seus peitos rasgados foi construída uma cidade sagrada ao divo sol do Capitólio. E, no entanto, todos tinham corrido atrás de Simão bar Kokhba, num delírio de entusiasmo.

Hoje, infelizmente, milhões de pessoas abandonam a Jesus Cristo, os Santos… a verdadeira doutrina, para se inclinarem diante da FALSIDADE.

A pessoa de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é pessoa de bem.

De vez em quando precisamos sacudir a árvore das amizades para caírem as podres.

Jamais devemos suportar a falsidade; a verdade pode machucar, mas é sempre mais digna.

A verdade alivia mais do que magoa. E estará sempre acima de qualquer falsidade como o óleo sobre a água.

A cautela (cuidado) é a melhor defesa contra a falsidade. Antes de abrir a porta da casa para um possível amigo, use esta defesa, e a verdadeira face se mostrará.

Prezado senhor, reze com devoção e fé o Salmo 16 durante os meses de setembro e outubro: “Guarda-me, ó Deus, pois eu me abrigo em ti. Eu disse a Deus; És tu o meu Senhor: minha felicidade não está em nenhum destes demônios da terra. Eles se impõem a todos os que os amam, multiplicam seus ídolos, correm atrás deles. Jamais derramarei suas libações de sangue, nem porei seus nomes em meus lábios. Senhor, minha parte na herança e minha taça, és tu que garantes a minha porção; o cordel mediu para mim um lugar delicioso, sim, é magnífica a minha herança. Bendigo a Deus que me aconselha, e, mesmo à noite, meus rins me instruem. Coloco Deus à minha frente sem cessar, com ele à minha direita eu nunca vacilo. Por isso meu coração se alegra, minhas entranhas exultam e minha carne repousa em segurança; pois não abandonarás minha vida no Xeol, nem deixarás que teu fiel veja a cova! Ensinar-me-ás o caminho da vida, cheio de alegrias em tua presença e delícias à tua direita, perpetuamente”.

Leia com atenção essa “historinha”: Fugi das más companhias.

Um juiz inglês, de nome Holt, homem distintíssimo no seu ofício, quando jovem ajuntara-se a alguns amigos libertinos, que, sem escrúpulo, profanavam os dias santos, jogando, embriagando-se e cometendo toda sorte de desordens.

Holt teve, porém, a felicidade de desligar-se a tempo daquela companhia e, entregando-se seriamente aos estudos, fez ótima carreira.

Ora, aconteceu que, sendo juiz, um dia apresentaram ao seu tribunal um miserável que ele teve de condenar à pena de morte: era um de seus velhos amigos. A vista daquele homem desfigurado, magro, maltrapilho, fez sobre o juiz uma profunda impressão. Movido de compaixão e curiosidade, perguntou ao réu o que havia acontecido com os outros amigos de outrora.

‑ Oh! Respondeu o condenado: fora de mim e do senhor, todos já morreram de morte violenta em mãos do algoz ou do sicário.

Ao ouvir essas palavras, o juiz lançou um profundo suspiro e agradeceu a Deus por havê-lo afastado daquela companhia. Atribuía o triste fim de seus antigos companheiros principalmente à profanação do dia do Senhor, o domingo.

Caríssimo senhor Gustavo, seja devoto da Virgem Maria, Senhora da terra e do céu.

De joelhos, a humilde e santa Virgem adora a majestade divina e abisma-se no conhecimento do seu nada. Agradece a Deus todas as graças que por mera bondade lhe havia concedido, especialmente de tê-la feito Mãe do Verbo Eterno. Imagine e compreenda agora, quem o puder, com que amor a Santíssima Trindade a abençoou! Quem nos descreverá o afável e afetuoso acolhimento que fez o Pai Eterno à sua Filha, o Filho à sua Mãe, o Espírito Santo à sua Esposa! O Pai a coroa, participando-lhe o seu poder, o Filho a sabedoria, o Espírito Santo o amor. As Três Pessoas divinas, colocando-lhe o trono à direita de Jesus, a declaram Rainha universal do céu e da terra. Aos Anjos também ordenam, e a todas as criaturas, que a reconheçam por sua Rainha e como tal a sirvam e lhe obedeçam (Santo Afonso Maria de Ligório).

Prezado senhor Gustavo, obrigado pela ajuda mensal.

Gustavo significa: "protegido por Deus".

Rezamos pelo senhor todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração da Virgem Maria: “Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas, dignai-vos de ouvi-las propícia e de me alcançar o que vos rogo” (São Bernardo de Claraval).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS