Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

020 / 2017

 

Anápolis, 05 de setembro de 2017

 

Ao Dr. Francisco José Vieira de Souza

Benfeitor do Instituto, Brasília – DF

 

Caríssimo senhor, persevere no caminho do bem porque a vida é breve e a morte não avisa o dia nem a hora da sua “visita”. Não podemos desanimar diante das provações, mas devemos perseverar com os olhos fixos no Deus que tudo pode: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 10,22). Jesus Cristo não promete a salvação para aquele que persevera durante uma semana, mês ou ano… mas ao que persevera no caminho da santidade até o fim. Somente o que chega é que merece o céu.

 

Sem perseverança, impossível é chegar à santidade ou à salvação: não basta sermos virtuosos, generosos… alguns dias ou alguns anos; necessário é sê-lo sempre, até o fim… Retirar-se do bem começado, do caminho da fé e do seguimento de Cristo, quer dizer pôr em perigo a própria salvação… Quem retrocede condena-se voluntariamente e jamais atingirá a meta: é um fraco, um vil, um desertor; enquanto deve o cristão ser forte, intrépido e perseverante… Não há dúvida: quem quiser ganhar sua alma para a vida eterna deve perseverar no bem, sem se assustar com a aspereza das provações. Dada sua fragilidade e fraqueza, não pode a perseverança do homem ser perfeita, sem quedas; por isso, cada vez que cai, deve reerguer-se imediatamente, reparar a queda, recomeçando de novo: nisto consiste propriamente a perseverança, isto é, no constante converter-se, melhorar-se até que Deus intervenha com particulares dons para estabilizá-lo no bem (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Prezado senhor, peça a Deus todos os dias a perseverança rezando: “Concedei-me, ó Deus eterno, ser constante, perseverante na virtude, a fim de que não volte para trás a olhar o arado, mas com perseverança siga o caminho da verdade” (Santa Catarina de Sena).

Reze com fé durante os meses de setembro e outubro o Salmo 34: “Vou bendizer a Deus em todo tempo, seu louvor estará sempre nos meus lábios; eu me glorio de Deus: que os pobres ouçam e fiquem alegres. Engrandecei a Deus comigo, juntos exaltemos o seu nome. Procurei a Deus e ele me atendeu, e dos meus temores todos me livrou. Contemplai-o e estareis radiantes, vosso rosto não ficará envergonhado. Este pobre gritou e Deus ouviu, salvando-o de suas angústias todas. O anjo de Deus acampa ao redor dos que o temem, e os liberta. Provai e vede como Deus é bom, feliz o homem que nele se abriga. Temei a Deus, vós, santos seus, pois nada faltará a quem o teme. Os leõezinhos passam necessidade e fome, mas nenhum bem falta aos que procuram a Deus. Filhos, vinde escutar-me, vou ensinar-vos o temor de Deus. Qual o homem que deseja a vida e quer longevidade para ver o bem? Preserva tua língua do mal e teus lábios de falarem falsamente. Evita o mal e pratica o bem, procura a paz e segue-a. Deus tem os olhos sobre os justos e os ouvidos atentos ao seu clamor. A face de Deus está contra os malfeitores, para da terra apagar a sua memória. Eles gritam, Deus escuta e os liberta de suas angústias todas. Deus está perto dos corações contritos, ele salva os espíritos abatidos. Os males do justo são muitos, mas de todos eles Deus o liberta; Deus guarda seus ossos todos, nenhum deles será quebrado. O mal causa a morte do ímpio, os que odeiam o justo serão castigados. Deus resgata a vida dos seus servos, os que nele se abrigam jamais serão castigados”.

Estimado senhor, leia com atenção essa “historinha”: A perseverança de São Valério.

Uma noite de inverno em que nevava e soprava um vento geladíssimo, São Valério, após vários dias de caminhada, chegou a Amiens.

Estava todo molhado, cansado, com frio e com fome. Por sorte, achou aberta uma estalagem, e ali pediu hospitalidade por aquela noite. Mas, quando se pôs perto do fogo para se enxugar e reanimar-se, percebeu que as pessoas que ali se achavam mantinham conversas obscenas. E disse: “Se Deus pedirá conta mesmo de uma só palavra inútil, que não fará por estas que vós dizeis?”

Mas eles não cederam, antes diabolicamente redobraram as obscenidades, e começaram a maltratar o santo. Este, quando os viu irredutíveis, disse: “Melhor o frio do que o fétido das vossas palavras”. E saiu.

Era noite escura e nevava: todas as casas estavam fechadas, nem uma luz transluzia mais através das janelas. E o santo achou-se na estrada, molhado e faminto, sob o açoite de um vento gélido, com tanto caminho ainda por fazer.

Se cada católico fosse perseverante em seus propósitos, com certeza o mundo seria melhor. Se cada católico seguisse o exemplo de perseverança e força de São Valério, teríamos mais santos na nossa Santa Igreja.

Caríssimo senhor, ame a Jesus Cristo de todo o coração… longe de Jesus a vida é vazia e cheia de amargura.

Chamamos vida pública de Jesus Cristo os três últimos anos da sua existência na terra, consagrados à pregação do Evangelho.

A vida pública do Senhor durou três anos. Não descansou nesse tempo. Percorreu as cidades ensinando a revelação de Deus aos homens, que Ele chama de Evangelho e que significa “boa nova”.

Inaugurou a vida pública com jejum e oração, no deserto. Permaneceu quarenta dias e quarenta noites no deserto. Este deserto era um lugar muito árido, seco, possuía muitas pedras e era cheio de profundas regueiras; uma área do chamado deserto da Judéia. Das margens do Rio Jordão, caminhou Jesus Cristo uns oito quilômetros até esta área do deserto.

Nosso Senhor Jesus Cristo foi tentado na região mais alta do deserto, com muita probabilidade no que hoje se chama o monte da Quarentena, de 323 metros de altura, a uns quatro quilômetros da moderna Jericó. Os animais que viviam nesse deserto desabitado eram, sobretudo: chacais, raposas, águias e outras aves de rapina.

Prezado senhor Francisco, obrigado pela ajuda mensal.

Francisco significa: “francês livre” ou “aquele que vem da França”.

Rezamos pelo senhor todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Bondoso de Jesus Cristo: “Coração Eucarístico de Jesus, escrevei em vosso Coração o nome daqueles que propagam a vossa devoção: Vós o haveis prometido” (Máximas Eternas).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS