Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

028 / 2017

 

Anápolis, 20 de setembro de 2017

 

À senhora Eusanete Sant’Ana

Benfeitora do Instituto, Brasília – DF

 

Estimada senhora, busque repouso e força somente em Deus. Fora do Criador não existe verdadeira segurança: “Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro segurança!” (Sl 62, 2-3).

 

Quem espera em Deus jamais será derrotado, porque o Senhor não despreza quem confia no seu poder e força: “Eles lutarão contra ti, mas nada poderão contra ti, porque eu estou contigo... para te libertar” (Jr 1, 19), e: “Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!” (Sl 33, 9), e também: “A minha glória e salvação estão em Deus; o meu refúgio e rocha firme é o Senhor! Povo todo, esperai sempre no Senhor, e abri diante dele o coração: nosso Deus é um refúgio para nós!” (Sl 62, 8-9).

Infeliz da pessoa que volta as costas para Deus para mendigar o apoio das criaturas fracas, frias, fingidas e falsas. Longe do Senhor é impossível encontrar a verdadeira felicidade... a alegria pura e a paz tão desejada pela nossa alma espiritual e imortal: “Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: ‘Somente vós sois meu Senhor: nenhum bem eu posso achar fora de vós!’” (Sl 15, 1-2), e: “É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo” (Sl 117, 8-9).

Somente Deus merece o nosso amor, porque Ele nos amou antes de ser amado por nós, e, de todos quantos nos tem amado, é o primeiro (Jr 31,3).

Os primeiros que nos amaram neste mundo foram nossos pais, mas só nos amaram depois que nos conheceu. Mas Deus já nos amava antes de existirmos. Mesmo antes da criação do mundo, Deus já nos amava. E quanto tempo antes de ter criado o mundo começou a nos amar? Talvez mil anos, mil séculos? Mas não computemos anos nem séculos. Deus nos amou desde toda a eternidade (Jr 31,3).

Enfim: desde que Deus é Deus, sempre nos tem amado; desde que se amou a si mesmo, também nos amou (Santo Afonso Maria de Ligório).

Caríssima senhora, reze com fé e devoção o Salmo 46 durante o mês de outubro: “Deus é nosso refúgio e nossa força, um socorro sempre alerta nos perigos. E por isso não tememos se a terra vacila, se as montanhas se abalam no seio do mar; se as águas do mar estrondam e fervem, e com sua fúria estremecem os montes. (Deus dos Exércitos está conosco, nossa fortaleza é o Deus de Jacó!) Há um rio, cujos braços alegram a cidade de Deus, santificando as moradas do Altíssimo. Deus está em seu meio: ela é inabalável, Deus a socorre ao romper da manhã. Povos estrondam, reinos se abalam, ele alteia sua voz e a terra se dissolve. Deus dos Exércitos está conosco, nossa fortaleza é o Deus de Jacó! Vinde ver os atos de Deus, é ele quem na terra faz assombros: acaba com as guerras até ao extremo da terra, quebra os arcos, despedaça as lanças, e atira os carros no fogo. ‘Tranquilizai-vos e reconhecei: Eu sou Deus, mais alto que os povos, mais alto que a terra!’ Deus dos Exércitos está conosco, nossa fortaleza é o Deus de Jacó!”

Leia com atenção essa “historinha”: Deus existe.

Tornou-se muito conhecido nos Estados Unidos o ateu Whitney. Encontrando-se, ultimamente, num hotel de Baltimore em companhia de alguns amigos, começaram a falar de assuntos religiosos. Whitney negou impiamente a existência de Deus, e acrescentou: “Vou provar-vos claramente que Deus não existe. Exijo que o assim chamado Todo-Poderoso me mate imediatamente; não o fará porque não existe”.

Apenas o ateu tinha pronunciado essa blasfêmia e já caiu por terra. Os amigos acudiram, mas em vão. O homem estava morto. A morte trágica desse ateu causou por toda a parte uma terrível impressão (N. Y. H., 1904).

Infeliz da pessoa que zomba, abusa e debocha do Criador!

Prezada senhora Eusanete, obrigado pela ajuda mensal.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Bondoso de Jesus Cristo: “Louvor, honra, glória e bênção ao Coração misericordiosíssimo de Jesus, que movido de suas entranhas de compaixão e misericórdia, desceu do mais alto do céu a esta terra miserável, para livrar-nos do pecado e da condenação eterna em que incorrera todo o gênero humano” (Maná do cristão).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS