Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

029 / 2017

 

Anápolis, 21 de setembro de 2017

 

À senhora Maria Teresa Araújo Sleinmetz

Benfeitora do Instituto, Brasília – DF

 

Caríssima senhora, busque a Deus de todo o coração e não tenha inveja das pessoas que seguem as máximas e vaidades desse mundo inimigo de Deus e da santidade... essas pessoas vivem uma falsa alegria e serão abandonadas por Deus: “Será em vão que guardei puro o coração e lavei na inocência minhas mãos? Porque sou chicoteado todo o tempo e recebo meus castigos cada dia. Se eu pensasse: ‘Vou fazer igual a eles’, trairia a geração dos vossos filhos. Pus-me então a refletir sobre este enigma, mas pareceu-me uma tarefa bem difícil. Até que um dia, penetrando esse mistério, compreendi qual é a sorte que os espera, pois colocais os pecadores num declive, e vós mesmo os empurrais para a desgraça. Num instante eles caíram na ruína, acabaram e morreram de terror!” (Sl 72, 13-19).

 

Infeliz daquele que olha a vida do pecador e pensa que ele está no caminho da felicidade... da alegria verdadeira. É pura ilusão! O pecador não poder ser feliz... porque Deus não habita num coração onde o demônio reina. Um coração sem Deus é um coração triste... amargurado e revoltado.

Deus... somente n’Ele podemos encontrar a verdadeira paz, aquela que o mundo não pode dar.

Deus existe! Essa verdade nos fortalece diante das dificuldades, obstáculos, críticas e perseguições.

Quem caminha na presença de Deus e com os olhos fixos no céu não treme diante das provações... não sente inveja da vida desregrada dos mundanos. A pessoa que possui Deus... possui tudo! É rica de todos os bens, porque Deus é a riqueza infinita.

Prezada senhora, reze com fé e fervor o Salmo 103  durante o mês de outubro: “Bendize a Deus, ó minha alma, e tudo o que há em mim ao seu nome santo! Bendize a Deus, ó minha alma, e não esqueças nenhum dos seus benefícios. É ele quem perdoa tua culpa toda e cura todos os teus males. É ele quem redime tua vida da cova e te coroa de amor e compaixão. É ele quem sacia teus anos de bens e, como a da águia, tua juventude se renova. Deus realiza atos justos, fazendo justiça a todos os oprimidos; revelou seus caminhos a Moisés e suas façanhas aos filhos de Israel. Deus é compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor; ele não vai disputar perpetuamente, e seu rancor não dura para sempre. Nunca nos trata conforme nossos erros, nem nos devolve segundo nossas culpas. Como o céu que se alteia sobre a terra, é forte seu amor por aqueles que o temem. Como o oriente está longe do ocidente, ele afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai é compassivo com seus filhos, Deus é compassivo com aqueles que o temem; porque ele conhece nossa estrutura, ele se lembra do pó que somos nós. O homem!... seus dias são como a relva: ele floresce como a flor do campo; roça-lhe um vento e já desaparece, e ninguém mais reconhece seu lugar. Mas o amor de Deus!... existe desde sempre e para sempre existirá por aqueles que o temem; sua justiça é para os filhos dos filhos, para os que observam sua aliança e se lembram de cumprir suas ordens. Deus firmou no céu o seu trono e sua realeza governa o universo. Bendizei a Deus, anjos seus, executores poderosos da sua palavra, obedientes ao som da sua palavra. Bendizei a Deus, seus exércitos todos, ministros que cumpris a sua vontade. Bendizei a Deus, todas as suas obras, nos lugares todos que ele governa. Bendize a Deus, ó minha alma!”

Leia com atenção essa “historinha”: A vitória será nossa.

Santa Joana d’Arc está no sítio de Orleans. Combatera sete horas, sempre calma e intrépida no meio dos soldados. É chegado o momento de tomar ao inimigo a famosa fortaleza de Tourelles. De repente avança, toma a escada e sobe impetuosa à torre. Fere-a no peito uma flecha. Jorra o sangue. Ela empalidece, treme indecisa no meio da escada. Chora de dor e de medo. Desce e oculta-se para se curar. Era a debilidade humana. Os ingleses animam-se e os franceses atemorizados cedem o campo e se retiram. Mas ao primeiro toque de clarim Joana levanta-se, recorda-se da visão que tivera, as vozes que ouvira e faz uma breve oração. Em seguida, de um golpe arranca a flecha e com o peito manchado de sangue grita: “Avante! Somos os vencedores”. E venceu.

- Católicos, a vida é uma batalha pela conquista do reino de Deus. Se algum dia nos assaltarem o temor e a debilidade, recordemos nossa fé, avivemos nossas convicções e fortaleçamo-nos com a oração. Em seguida, como Santa Joana d’Arc, sigamos avante, seguros de que a vitória será nossa.

O católico não foi criado pelo Deus Eterno para ficar amuado num canto, para viver de cabeça baixa como um frustrado, para cruzar os braços diante dos obstáculos que surgem pelo caminho ou para se desanimar diante de uma queda. É claro que vivemos em meio a terríveis provações, mas é preciso levantar a cabeça e caminhar fervorosamente em busca da Vida Eterna: “O Reino dos céus padece violência, e aqueles que se esforçam o arrebatam” (Mt 11, 12), e: “Padece violência a Igreja por parte dos poderes do mal, como também padece violência a alma de cada homem, inclinada ao mal em consequência do pecado original. Será necessário lutar até o último dos nossos dias para podermos seguir o Senhor nesta vida e contemplá-lo eternamente no Céu” (Pe. Francisco Fernández Carvajal), e também: “Essa força não se manifesta na violência contra os outros; é fortaleza para combater as nossas debilidades e misérias, valentia para não mascarar as nossas infidelidades, audácia para confessar a fé, mesmo quando o ambiente é contrário” (São Josemaría Escrivá, Cristo que passa, n° 82), e ainda: “O Reino dos Céus não pertence aos que dormem e vivem dando-se todos os gostos, mas aos que lutam contra si mesmos” (Clemente de Alexandria, Quis dives salvetur, 21).

Estimada senhora Maria, obrigado pela ajuda mensal.

Maria significa: “Senhora soberana”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Puríssimo da Virgem Maria: “Consideremos que Maria foi a verdadeira mulher forte. Que coração tão firme o desta Senhora!” (Maná do cristão).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS