Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

034 / 2017

 

Anápolis, 28 de setembro de 2017

 

Ao senhor Carlos Roberto Desidere

Benfeitor do Instituto, Goiânia – GO

 

Prezado senhor, faça sempre o bem e trabalhe continuamente para salvar a sua alma imortal. Infeliz da pessoa que despreza a salvação da alma... quem perde a alma perde tudo: “Salvar a minha alma, tornar-me santo, eis o principal negócio de minha vida. Ser rico, honrado, prezado, servido, isto não tem valor algum e será antes um perigo, uma grande desgraça se der ocasião a que peque ou me leve a descuidar-me de minha salvação” (São Pedro Julião Eymard).

 

Estamos aqui na terra para salvar a nossa alma espiritual e imortal; tudo o que fazemos afora isso estamos roubando de Deus e perdendo tempo.

Da vida presente depende o futuro. Do bom ou mau uso da primeira depende a sorte feliz ou infeliz da segunda. Não é, pois, indiferente ao homem viver neste mundo desta ou daquela maneira. Não lhe é de igual vantagem andar pelo caminho da virtude ou do vício, servir ao Senhor do céu ou da terra, amar a Deus ou as criaturas.

O homem não tem duas naturezas: uma para a vida presente e outra para futura; uma para a terra, outra para o céu; uma para Deus, outra para o demônio.

É, pois, necessário haver uma determinação na vida, um plano de ação, um alvo fixo, aonde atiremos sem medo de errar (Pe. Alexandrino Monteiro).

É preciso viver nesse mundo com os olhos fixos em Deus... somente o Criador pode nos ajudar. É grande loucura deixar de caminhar para o céu por causa dos obstáculos que surgem pelo caminho.

Deus quer que lutemos até o fim... não basta lutar durante uma semana, mês... ano... é preciso lutar até o último suspiro. O Criador quer que lutemos para vencer... somente os vencedores entrarão na Vida Eterna.

Estimado senhor, reze o Salmo 03 durante o mês de outubro: “Deus, quão numerosos são meus opressores, numerosos os que se levantam contra mim, numerosos os que dizem a meu respeito: ‘Onde está sua salvação em Deus?’ Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege, minha glória e o que me ergue a cabeça. Em alta voz eu grito a Deus, e ele me responde do seu monte sagrado. Eu me deito e logo adormeço. Desperto, pois é Deus quem me sustenta. Não temo o povo em multidão que em cerco se instala contra mim. Levanta-te, Deus! Salva-me, Deus meu! Pois golpeias no queixo meus inimigos todos, e quebras os dentes dos ímpios. A salvação vem de Deus! E sobre o teu povo, a tua bênção!”

Leia com atenção essa “historinha”: Vencido pela paciência de Deus.

A vida do venerável Queriolet, contemporâneo de São Vicente de Paulo, é a mais bela prova da paciência de Deus com o pecador. Até aos trinta anos, esta alma impetuosa vivera numa contínua alternativa de confissões e pecados.

Depois, possuído de um ódio satânico contra Jesus Cristo, partiu para Constantinopla para se fazer muçulmano. Num bosque da Alemanha foi assaltado por assassinos que, depois de matarem seus dois companheiros, queriam acabar com ele também. Diante da morte iminente, Queriolet fez voto a Nossa Senhora de converter-se se ela o livrasse dos assassinos. Ela o livrou, mas ele não se converteu e, não tendo podido fazer-se muçulmano, fez-se huguenote (nome dado aos protestantes franceses durante as guerras religiosas na França) ao regressar à França. Deus, porém, o seguia como o pastor procura a ovelha desgarrada. Numa tenebrosa noite de grande tempestade, acorda com a queda de um raio sobre a casa. Queriolet salta do leito como uma fera, cerra os punhos e blasfema. Qualquer homem já se teria cansado de suportá-lo; mas Deus não se cansa e o segue. Em Loudun, uma pobre mulher desconhecida o detém e lhe diz: “Tu tens um voto a cumprir. Lembras-te de que, naquele bosque na Alemanha, te queriam assassinar?” Queriolet treme como naquele dia, em que esteve nas mãos dos assassinos.

Mas como o sabia aquela mulher, se ele a ninguém o comunicara?

Teria Deus suscitado aquela mulher para a sua conversão? Deus ainda tinha compaixão dele para chamá-lo daquela maneira? Este pensamento venceu-o finalmente e, depois de alguns anos, Queriolet ressuscitava à graça para nunca mais cair, tornando-se a admiração do mundo inteiro por suas virtudes.

Deus não quer o desespero do pecador! Quer a sua conversão... a sua mudança de vida. Infeliz da pessoa que abusa da bondade do Criador.

Caríssimo senhor Carlos, obrigado pela ajuda mensal.

Carlos significa: “Homem livre” e “Homem do povo”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo: “Ó meu Jesus, tende misericórdia de mim! Concedei-me estar unido a vós com a graça e com as boas obras, a fim de dar frutos dignos de vós, e não me torne, pelos meus pecados, ramo morto, bom somente para ser cortado e lançado ao fogo” (Bem-aventurado Columba Marmion).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS