Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

036 / 2017

 

Anápolis, 03 de outubro de 2017

 

Ao senhor Jadir Expedito Silveira

Benfeitor do Instituto, Goiânia – GO

 

Prezado senhor, enfrente as dificuldades com os olhos fixos em Jesus Cristo e não deixe a preguiça entrar no seu coração. A vida é curta... e não podemos caminhar lentamente, mas devemos aproveitar bem o tempo para realizar sempre o bem: “As vontades fracas, as meias vontades jamais conseguirão coisa alguma, jamais darão um passo na senda da perfeição; os indivíduos espiritualmente preguiçosos balançam-se entre o quero e o não quero” (Bem-aventurado José Allamano).

 

A pessoa preguiçosa não pode agradar a Deus. É fácil descobrir quem tem preguiça, basta ler com atenção os graus da preguiça:

1. O desleixado ou indolente não se move para cumprir o seu dever senão com lentidão, moleza e indiferença; tudo o que faz fica sempre mal feito.

2. O ocioso não recusa absolutamente o trabalho, mas anda sempre atrasado, vagueia por toda a parte sem fazer nada, adia indefinidamente a tarefa de que se encarregara.

3. O verdadeiro preguiçoso, esse não quer fazer nada que fadigue (canse), e mostra aversão pronunciada para qualquer trabalho sério do corpo ou do espírito.

4. A preguiça nos exercícios de piedade chama-se ACÉDIA: é um certo fastio (aversão, repugnância) das coisas espirituais que leva a fazê-las desleixadamente, a encurtá-las, e até às vezes a omiti-las por vãos pretextos.

O mundo está cheio de pessoas preguiçosas, ociosas, relaxadas, parasitas e sanguessugas; querem tudo na mão e reclamam de qualquer esforço e sacrifício: “A preguiça faz cair no torpor, o folgazão passará fome” (Pr 19, 15).

Eis os remédios para curar o preguiçoso:

1. Para curar o preguiçoso, é necessário antes de tudo inculcar-lhe convicções profundas sobre a necessidade do trabalho, fazer-lhe compreender que ricos e pobres estão sujeitos a esta lei e que basta faltar a ela para incorrer na eterna condenação. É esta a lição que nos dá Nosso Senhor Jesus Cristo na parábola da figueira estéril. Três anos a fio vem o dono buscar os frutos; não os encontrando, dá ordem ao pomareiro que corte a árvore (Lc 13, 7).

2. Às convicções cumpre juntar o esforço consequente e metódico. E, como o preguiçoso recua instintivamente perante o esforço, importa mostrar-lhe que não há, afinal, ninguém mais infeliz que o ocioso: não sabendo como empregar ou, segundo a sua expressão, matar o tempo, enfada-se, desgosta-se de tudo, e acaba por ter horror à vida. Não vale mais fazer um esforço para se tornar útil e conquistar um pouco de felicidade, ocupando-se em fazer felizes à volta de si mesmo?

Mas o que nunca se deve cessar de recordar ao preguiçoso é o FIM da VIDA: estamos aqui, na terra, não para vivermos como parasitas, senão para conquistarmos, pelo trabalho e pela virtude, um lugar no céu. E Deus não cessa de nos dizer: Que fazeis aqui, preguiçosos? Ide também trabalhar na minha vinha (Mt 22, 6-9).

Caríssimo senhor, reze com fé e fervor o Salmo 57 durante os meses de outubro e novembro: “Piedade de mim, ó Deus, tem piedade de mim; pois eu me abrigo em ti; eu me abrigo à sombra de tuas asas, até que a desgraça tenha passado. Eu clamo ao Deus Altíssimo, ao Deus que faz tudo por mim: que do céu ele mande salvar-me, confundindo os que me atormentam! Que Deus envie seu amor e verdade! Eu me deito em meio a leões que devoram os filhos de Adão; seus dentes são lanças e flechas, sua língua é espada afiada. Ó Deus, eleva-te acima do céu, tua glória domine sobre a terra inteira! Armaram uma rede aos meus passos: eu fiquei encurvado; cavaram um buraco à minha frente, e foram eles que nele caíram. Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme; eu quero cantar e tocar! Desperta, glória minha, desperta, cítara e harpa, vou despertar a aurora! Quero louvar-te entre os povos, Senhor, tocar para ti em meio às nações; pois teu amor é grande até o céu, e tua verdade chega às nuvens. Ó Deus, eleva-te acima do céu, e sobre a terra inteira domine a tua glória!”

Leia com atenção essa “historinha”: Mandou reunir os desocupados.

Narra a história que Pisístrato, rei da Grécia, mandou reunir numa praça pública da cidade de Atenas todos os desocupados, ociosos e vagabundos. Estando todos reunidos, ordenou que se lhes dessem animais de carga e sementes em quantidade suficiente para que fossem lavrar a terra e plantar. Com isso, queria o sábio rei preservá-los do roubo, do banditismo e da dissolução.

Quanta falta não faz, em certas cidades, um inteligente e enérgico rei Pisístrato!

Os pobres do Evangelho não são os vagabundos, ociosos e parasitas: “Os pobres que Jesus louva não são os vadios, os incapazes, ou os preguiçosos, mas os que, trabalhando embora para melhorar licitamente a sua condição, não são ávidos de lucro e de riquezas, ao ponto de colocar nelas seu tesouro, esquecendo os bens mais altos que os esperam” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Conheça um pouco sobre Jesus Cristo, nosso Deus.

Jesus é Deus desde toda a eternidade; fez-se homem no tempo. Tem a natureza divina e uma natureza humana; é o Homem-Deus.

Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Ele é verdadeiramente o Filho de Deus que se fez homem, nosso irmão, e isto sem deixar de ser Deus, nosso Senhor.

Sendo verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Cristo tem uma inteligência e uma vontade humana, perfeitamente concordantes e submetidas à sua inteligência e à sua vontade divina, que tem em comum com o Pai e o Espírito Santo. Ele penetra e lê os mais íntimos pensamentos do coração dos homens.

Em Jesus Cristo há duas naturezas: a natureza divina e a natureza humana, unidas, mas inconfusas; distintas, mas inseparáveis.

Ele é Deus e homem; perfeito Deus e perfeito homem, composto de alma racional e carne humana. Ele tinha corpo, alma e sangue; falava, como falam os homens, da tristeza da sua alma. Logo, era homem.

Prezado senhor Jadir, AME a Igreja Católica Apostólica Romana... é encantador e seguro pertencer à ÚNICA IGREJA fundada por Deus: “Amem esta Igreja, sejam essa Igreja, fiquem na Igreja! E amem o Esposo!” (Santo Agostinho).

Rezemos todos os dias pelo Santo Padre, o Papa Francisco.

Estimado senhor Jadir, obrigado pela ajuda mensal.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Santíssimo de Jesus Cristo, nosso melhor Amigo: “Quem entrou na amizade com Jesus, pôs-se no caminho da salvação, porque ser amigo de Jesus é ser amigo de Deus, do bem, da virtude. Para ser amigo de Jesus é necessário ser inimigo do mundo, do demônio e do pecado” (Pe. Alexandrino Monteiro).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS