Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

038 / 2017

 

Anápolis, 05 de outubro de 2017

 

À senhora Maria José Henrique Camargo

Benfeitora do Instituto, Goiânia – GO

 

Prezada senhora Maria José, seja amiga fiel de Jesus Cristo. Ele protege, ampara e fortalece quem confia no seu amor e poder... longe de Jesus Cristo a vida não tem sentido. Quem caminha na presença de Nosso Senhor enfrenta todas as dificuldades sem abandoná-lo: “Cristo comigo, a quem temerei? Mesmo que as ondas se agitem contra mim, mesmo os mares, mesmo o furor dos príncipes: tudo isto me é mais desprezível que uma aranha” (São João Crisóstomo).

 

Vivemos num mundo violento, falso, interesseiro e vazio... o mundo está se transformando num show de máscaras... a falsidade invadiu os corações. Estamos vivendo o Salmo 12: “Socorro, Deus! O fiel está sumindo! A lealdade desaparece dentre os filhos de Adão! Cada qual mente ao seu próximo, falando com lábios fluentes e duplo coração. Corte Deus todos os lábios fluentes e a língua que profere grandezas, os que dizem: ‘A língua é nossa força: nossos lábios nos defendem, quem seria nosso mestre?’ ‘Pelos pobres oprimidos e os necessitados que gemem, agora me levanto — declara Deus: porei a salvo a quem o deseja!’ As palavras de Deus são palavras sinceras, prata pura saindo da terra, sete vezes refinada. Sim, Deus, tu nos guardarás, livrando-nos desta geração para sempre: por toda parte vagueiam os ímpios, quando a vileza é exaltada entre os filhos de Adão”.

Diante de tanta falsidade, máscaras, malandragem, velhacagem, golpes, fofocas, pilantragem... devemos buscar apoio em Jesus Cristo, nosso melhor Amigo. Somente Ele pode nos ajudar!

Quem escolheu a Jesus por amigo, pôs-se à sombra de boa árvore; pois, em Jesus terá um defensor que a toda hora do dia e da noite o estará protegendo contra os assaltos de seus inimigos. Em Jesus terá um braço forte que pelejará por ele e lhe dará vitória na tentação.

Quem entrou na amizade com Jesus, pôs-se no caminho da salvação, porque ser amigo de Jesus é ser amigo de Deus, do bem e da virtude.

Para ser amigo de Jesus é necessário ser inimigo do mundo, do demônio e do pecado.

A amizade com Jesus é salutar. O coração humano é às vezes batido por ondas de tão grande amargura que não há palavras de amigos que as abrandem, ainda que sejam dos mais confidentes. Nestes apertos do coração, neste abandono dos homens, neste pensar sem conforto... quem nos pode consolar é só Jesus!

Só Ele pode amansar essas ondas, arrancar-nos do abismo da desesperação e levar-nos ao porto da esperança e da paz. Só Ele conhece as palavras que tem a doce magia de serenar as tormentas da alma e desdobrar o coração que se contorce no auge do quebranto. Só Ele conhece o segredo de mudar as noites de tristeza em dias de alegria e de fazer raiar nas trevas do desespero a luz suavíssima da esperança.

A amizade de Jesus é doce (Pe. Alexandrino Monteiro).

Caríssima senhora, reze com fé e fervor o Salmo 88 durante os meses de outubro e novembro: “Senhor, meu Deus salvador, de noite eu grito a ti: que minha prece chegue à tua presença, inclina teu ouvido ao meu clamor. Pois minha alma está cheia de males e minha vida está à beira do Xeol; sou visto como os que baixam à cova, tornei-me um homem sem forças: despedido entre os mortos, como as vítimas que jazem no sepulcro, das quais já não te lembras, porque foram separadas de tua mão. Puseste-me no fundo da cova, em meio a trevas nos abismos; tua cólera pesa sobre mim, tu derramas tuas vagas todas. Afastaste de mim meus conhecidos, tornaste-me repugnante a eles: estou fechado e não posso sair, com a miséria meu olho desgastou-se. Deus, eu te invoco todo o dia, estendendo as mãos para ti: ‘Realizas maravilhas pelos mortos? As sombras se levantam para te louvar? Falam do teu amor nas sepulturas, da tua fidelidade no lugar da perdição? Conhecem tuas maravilhas na treva, e tua justiça na terra do esquecimento?’ Quanto a mim, Deus, eu grito a ti, minha prece chega a ti pela manhã; por que me rejeitas, Senhor, e escondes tua face longe de mim? Sou infeliz e moribundo desde a infância, sofri teus horrores, estou esgotado; passaram sobre mim teus furores, teus terrores me deixaram aniquilado. Eles me cercam como água todo o dia, envolvem-me todos juntos de uma vez. Tu afastas de mim meus próximos e amigos, a treva é a minha companhia”.

Leia com atenção essa “historinha”: Um raio vingador.

Era a primeira vez que naquela fazenda se profanava o domingo, dia do Senhor. O dono da fazenda ordenou que seus empregados trabalhassem na colheita o dia inteiro, não fazendo caso das advertências recebidas de pessoa fiéis a Deus. A gente religiosa e boa, escandalizada, esperava o castigo de um momento para outro. Com efeito, no dia seguinte, desencadeou-se um terrível furacão... vento muito violento. Todos rezavam e tremiam, pois na fazenda se ofendera a Deus grave e escandalosamente e Ele vingaria o ultraje. E eis que, no mais forte da trovoada, caiu um raio na propriedade do fazendeiro profanador, reduziu a casa dele a escombros e queimou tudo que havia nela, sendo inúteis todos os esforços empregados para apagar o incêndio.

Deus é paciente. Nem sempre castiga imediatamente; nem por isso devemos abusar do seu amor.

Estimada senhora, obrigado pela ajuda mensal.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Humilde de Jesus Cristo, nosso melhor Amigo.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS