Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

039 / 2017

 

Anápolis, 07 de outubro de 2017

 

Ao Dr. Hugo Alexandre

Benfeitor do Instituto, Goiânia – GO

 

Caríssimo senhor, viva na presença de Deus e realize somente o bem. A vida é breve, passa como um relâmpago... e não sabemos quando a morte nos “visitará”: “Assistimos todos os dias a morte de muitos, celebramos os seus enterros e funerais, e, no entanto, continuamos a prometer-nos longos anos de vida” (Santo Agostinho).

 

Milhões de pessoas sentem pavor só em pensar na morte... se estremecem e ficam com o semblante fechado. Não adianta! Até Jesus Cristo passou pela morte... e com as criaturas não será diferente.

Por que será que as pessoas temem tanto a morte? São João da Cruz diz: “As pessoas temem muito a morte porque amam muito a vida desse mundo e pouco a do outro. Mas a alma que ama a Deus vive mais na outra vida do que nesta, porque a alma vive mais onde ama do que onde anima”.

Ninguém ficará nesse mundo para sempre! Quem vive com Deus no coração não treme diante da morte.

Dizia Santo Agostinho: “Só a morte é certa; os demais bens e males nossos são incertos”.

É claro, o santo apenas mostra a simples verdade de que o ser humano tem conhecimento desde o início do tempo. Como o salmista diz: “Quem é o homem que viverá e não verá a morte?” (Sl 89,49).

É incerto se o recém-nascido será rico ou pobre, se terá boa ou má saúde, se morrerá moço ou velho. Tudo isto é incerto, mas é indubitavelmente certo que ele deve morrer. Magnatas e reis também serão ceifados pela morte, a cujo poder não há força que resista. Conta Vicent de Beauvais que um rei da França, achando-se no fim da vida, exclamava: Com todo o meu poder, não posso conseguir que a morte espere mais uma hora!

É certo, pois que fomos condenados à morte. Nascemos — disse São Cipriano — com a corda ao pescoço, e a cada passo que damos mais nos aproximamos da morte.

Que dirias de um condenado à morte que se encaminhasse ao patíbulo galhofando e rindo-se, olhando para todos os lados e pensando em teatros, festins e divertimentos? E tu, neste momento, não caminhas também para a morte? E em que pensas? Contempla nessas sepulturas teus parentes e amigos, cuja sentença já foi executada. Que terror se apodera de um condenado, quando vê seus companheiros pendentes da forca e já mortos! (Santo Afonso Maria de Ligório).

Estimado senhor, reze durante os meses de outubro e novembro os Salmos 125 e 126.

Salmo 125: “Os que confiam em Deus são como o monte Sião: nunca se abala, está firme para sempre. Jerusalém... as montanhas a envolvem, e Deus envolve o seu povo, desde agora e para sempre. O cetro do ímpio não permanecerá sobre a parte dos justos, para que a mão dos justos não se estenda ao crime. Faze o bem, Senhor, aos bons, aos corações retos; e os que se desviam por trilhas tortuosas, que Deus os expulse com os malfeitores. Paz sobre Israel!”

Salmo 126: “Quando Deus fez voltar os exilados de Sião, ficamos como quem sonha: a boca se nos encheu de riso, e a língua de canções... Até entre as nações se comentava: ‘Deus fez grandes coisas por eles!’ Deus fez grandes coisas por nós, por isso estamos alegres. Deus, faze voltar nossos exilados, como torrentes pelo Negueb! Os que semeiam com lágrimas, ceifarão em meio a canções. Vão andando e chorando ao levar a semente; ao voltar, voltam cantando, trazendo seus feixes”.

Leia com atenção essa “historinha”: A recompensa da esmola.

Um dia apresentou-se um pobre a Santa Catarina de Sena e pediu-lhe uma esmola por amor de Deus. Encontrava-se a santa na igreja dos padres Pregadores e não tinha nada para dar ao mendigo. Disse-lhe: “Vem à minha casa e te darei o necessário”.

Mas o pobre insistiu: “Se tens alguma coisa, dá-me logo; não posso esperar”.

Santa Catarina procurou ansiosamente e encontrou uma cruzinha de prata, que, com alegria, passou às mãos do pobre.

Na noite seguinte, Jesus Cristo apareceu à santa, tendo na mão a pequenina cruz adornada de pedras preciosas. Ele perguntou à santa: “Conheces esta cruzinha?”

“Ontem tu a desde: a virtude da caridade tornou-a tão bela. Prometo-te que, no dia do juízo, em presença dos anjos e dos homens, mostrarei esta cruzinha para que tua glória seja infinita”.

Feliz da pessoa que dá esmola com alegria! Deus a recompensará.

Caríssimo senhor, conheça um pouco o nosso Grande Deus lendo atentamente essas perguntas e respostas:

 

 

1. Quem é Deus?

R= Deus é puro espírito, eterno, criador das coisas visíveis e das coisas invisíveis. Em Deus há, numa só natureza, três Pessoas realmente distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 

2. Como sabemos nós que há Deus?

R= Sabemos que há Deus porque a nossa razão no-lo demonstra, e a fé no-lo confirma.

 

3. Por que se dá a Deus o nome de Pai?

R= Dá-se a Deus o nome de Pai: 1.º Porque é Pai, por natureza, da segunda Pessoa da Santíssima Trindade, isto é, do Filho por Ele gerado. 2.º Porque Deus é Pai de todos os homens que Ele criou, conserva e governa. 3.º Porque, finalmente, é Pai, pela graça, de todos os cristãos, os quais, por isso, se chamam filhos adotivos de Deus.

 

4. Por que o Pai é a primeira Pessoa da Santíssima Trindade?

R= O Pai é a primeira Pessoa da Santíssima Trindade porque não procede de outra Pessoa, mas é o princípio das outras duas Pessoas, isto é, do Filho e do Espírito Santo.

 

5. Que quer dizer a palavra Todo-Poderoso?

R= A palavra Todo-Poderoso quer dizer que Deus pode fazer tudo o que quer.

 

6. Deus não pode pecar nem morrer; como é então que se diz que Ele pode fazer tudo?

R= Diz-se que Deus pode fazer tudo, embora não possa pecar nem morrer, porque o poder pecar ou morrer não é efeito de potência, mas de fraqueza, a qual não pode existir em Deus, que é perfeitíssimo.

 

7. Que quer dizer Criador do céu e da terra?

R= Criar quer dizer fazer do nada; portanto, Deus diz-se Criador do céu e da terra porque fez do nada o céu e a terra, e todas as coisas que no céu e na terra se contêm, isto é, todo o universo.

 

8. O mundo foi criado somente pelo Pai?

R= O mundo foi criado igualmente por todas as três Pessoas divinas, porque aquilo que uma Pessoa faz relativamente às criaturas, fazem-no com um só e o mesmo ato também as outras.

 

9. Por que então a criação se atribui particularmente ao Pai?

R= Atribui-se a criação particularmente ao Pai porque a criação é efeito da onipotência divina, a qual se atribui particularmente ao Pai, como se atribui a sabedoria ao Filho e a bondade ao Espírito Santo, embora todas as três Pessoas tenham a mesma onipotência, sabedoria e bondade.

 

10. Deus cuida do mundo e de todas as coisas que criou?

R= Sim, Deus cuida do mundo e de todas as coisas que criou, conserva-as e governa-as com a sua infinita bondade e sabedoria, e nada sucede no mundo sem que Deus o queira ou o permita.

 

11. Por que dizeis que nada sucede sem que Deus o queira ou permita?

R= Diz-se que nada sucede no mundo sem que Deus o queira ou permita porque há coisas que Deus quer e manda, e outras que Ele não quer, mas não impede, como o pecado.

 

12. Por que Deus não impede o pecado?

R= Deus não impede o pecado porque até do abuso que o homem faz da liberdade que Ele lhe concedeu sabe tirar um bem, e fazer resplandecer ainda mais a sua misericórdia ou a sua justiça.

 

 

Prezado senhor, obrigado pela ajuda mensal.

Hugo significa: “coração”, “mente”, “espírito”, “o pensador” ou “inteligente”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Bondoso de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS