Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

040 / 2017

 

Anápolis, 08 de outubro de 2017

 

Ao senhor Teodoro Manoel Fernandes de Castro Lino

Benfeitor do Instituto, Goiânia – GO

 

Estimado senhor, persevere no caminho do bem... persevere sem recuar... sem desistir... somente aqueles que caminham chegarão ao “porto” desejado. Quem desiste de caminhar por causa das dificuldades, obstáculos e provações, jamais obterá vitória: “Retirar-se do bem começado, do caminho da fé e do seguimento de Cristo, quer dizer pôr em perigo a própria salvação” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

 

Milhões de pessoas abandonam o caminho do céu por causa das provações, perseguições e obstáculos. Quem quiser se salvar deve suportar as provações e perseverar até o último suspiro: “Bem-aventurado o homem que suporta com paciência a provação! Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1, 12).

Não basta perseverar um dia, uma semana, um mês, um ano... mas é preciso lutar e perseverar até o fim.

De nada vale ter sido santo por longo tempo, se no fim da vida se morre pecador: “Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 10,22).

Sem perseverança não há salvação. Na perseverança no bem até o fim da nossa vida está o princípio da nossa eterna felicidade.

Sem a perseverança final todos os esforços são nulos. Penitências e orações, sacramentos e boas obras, tudo, sem a perseverança, será como a fumaça que se espalha.

Se, porém, o único remédio para ser salvo é perseverar até o fim, para perseverar até o fim há um só meio: ser constante no bem!

Sem constância não se levam a cabo as grandes empresas. E que empresa há maior do que salvar- se?

Quem, sem constância em resistir e vencer as tentações, julga perseverar até o fim na graça divina, anda muito iludido!

Quem está sempre mudando de ofício, nunca poderá aprender bem um só. Quem muda constantemente de caminho, como há de chegar ao termo da viagem? O que anda num, desanda no outro.

Quem não se exercita constantemente em obras de santidade, nunca aprenderá a ser santo. Quem segue, ora pelo caminho da virtude, ora pelo caminho do pecado, arrisca-se a nunca chegar ao céu! (Pe. Alexandrino Monteiro).

Só será coroado no céu aquele que perseverar até o fim... até o último suspiro. Diante de Deus, de nada vale ter sido cordeiro por longo tempo, se se morre como lobo.

O covarde e o medíocre iniciam muito bem a caminhada rumo a Eternidade Feliz... muito barulho, muita euforia, cadernos e mais cadernos cheios de propósitos... Tudo isso deixa de existir quando os mesmos se deparam com o primeiro obstáculo. Quanta fraqueza!

Ninguém chegará com saúde ao final do mês só por ter se alimentado bem no primeiro dia. Da mesma forma, aquele que foi santo somente durante a juventude não chegará à velhice bem espiritualmente. É preciso perseverar no bem... não podemos dar intervalo nem férias à nossa alma.

Caríssimo senhor, reze os Salmos 04 e 06 durante os meses de outubro e novembro.

Salmo 04: “Quando te invoco, responde-me, meu justo Deus! Na angústia tu me aliviaste: tem piedade de mim, ouve a minha prece! Ó homens, até quando tereis o coração pesado, e amareis o nada, e buscareis a ilusão? Sabei que Deus faz maravilhas para seu fiel: Deus ouve quando eu o invoco. Tremei e não pequeis, refleti no vosso leito e ficai em silêncio. Oferecei sacrifícios justos e confiai em Deus. Muitos dizem: ‘Quem nos fará ver o bem?’ Deus, levanta sobre nós a luz da tua face. Puseste em meu coração mais alegria do que quando seu trigo e seu vinho transbordam. Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Deus, me fazes viver em segurança”.

Salmo 06: “Deus, não me castigues com tua ira, não me corrijas com teu furor! Tem piedade de mim, Senhor, que eu desfaleço! Cura-me, Senhor, pois meus ossos tremem; todo o meu ser estremece e tu, Deus, até quando? Volta-te, Senhor! Liberta-me! Salva-me, por teu amor! Pois na morte ninguém se lembra de ti, quem te louvaria no Xeol? Estou esgotado de tanto gemer, de noite eu choro na cama, banhando meu leito com lágrimas. Meus olhos derretem-se de dor pela insolência dos meus opressores. Afastai-vos de mim, malfeitores todos: Deus escutou a voz do meu pranto! Deus ouviu meu pedido, o Senhor acolheu minha prece. Envergonhem-se e tremam meus inimigos todos, retirem-se depressa, cheios de vergonha!”

Leia com atenção essa “historinha”: A quem madruga Deus ajuda.

A maior parte dos homens eminentes foram madrugadores. Pedro, o Grande, levantava-se antes de clarear o dia, porque queria viver tanto mais e dormir quanto menos possível. – Alfredo, o Grande, erguia-se antes do amanhecer. – Colombo traçava o plano de suas viagens nas primeiras horas da manhã. – Copérnico madrugava com o dia, e o mesmo fizeram os mais famosos astrônomos antigos e modernos.

Foram também madrugadores: Washington, Jefferson, Webster, o nosso grande Rui Barbosa e outros.

São Francisco de Sales diz: “Levantar-se logo conserva a saúde e a santidade”. Payot, que não era nada religioso, escreve em seu livro “Educação da vontade”: “Dize-me a que horas te levantas e eu te direi se és viciado... Todo jovem que fica na cama uma ou mais horas depois de ter acordado, é fatalmente viciado”.

“Trabalhai, escreve Pierre L’Ermite; o porvir é dos que se levantam... às cinco da manhã”.

Garcia Moreno, célebre presidente do Equador, durante o tempo de seus estudos em Paris consagrava-se a um trabalho de dezesseis horas diárias; e costumava dizer que, se os dias fossem de 48 horas, 40 passaria ele sem cansar-se em íntimo comércio com seus livros. Quando os amigos o convidavam para festas e passatempos, opunha sempre grande resistência dizendo que tinha ido a Paris exclusivamente para estudar. Assim pôde preparar-se para ser um grande benfeitor de sua pátria. Garcia Moreno era, sobretudo, um católico instruído, praticante e de convicções arraigadas.

Aquele que dorme muito joga o tempo fora. Deus não nos criou para sermos bonecas dorminhocas.

Infelizmente, muitos bispos, padres e freiras dormem durante o dia. Coisa vergonhosa e escandalosa! Péssimo exemplo para os leigos.

Caríssimo senhor Teodoro, conheça um pouco os Santos Reis, lendo com atenção essas perguntas e respostas:

 

 

1. Como se chamavam os Magos?

R= Melchior, Gaspar e Baltazar.

 

2. Os Magos vieram do Oriente?

R= Sim; nascido Jesus Cristo em Belém da Judéia nos dias do rei Herodes, uns Magos chegaram do Oriente a Jerusalém.

 

3. Os Magos viram uma estrela?

R= Sim; e, por uma graça especial de Deus, souberam que ela anunciava o nascimento do Messias.

 

4. Os Magos foram fiéis à sua vocação?

R= Sim; o Verbo Encarnado não permanece ocioso no estábulo em que repousa. Do fundo do presépio ilumina a todo homem que vem a este mundo e comunica às almas fiéis a luz da fé. É Ele que envia uma estrela aos Magos do Oriente, iluminando ao mesmo tempo a sua inteligência para atraí-los a Belém.

 

5. Qual era a ocupação desses Magos?

R= A ocupação deles era estudar o firmamento; foi a circunstância de que Deus se serviu para fazê-los ver a sua vontade.

 

6. Como chegaram, a saber, exatamente do que se tratava?

R= Receberam, sem dúvida, uma inspiração muito extraordinária de Deus, que desejava que estivessem presentes em Belém.

 

7. Foi fácil para os Magos explicar o motivo da viagem?

R= Não; deixaram família, comodidades e bens. E, provavelmente sem fazer muitos comentários, escolheram o melhor que tinham para levá-lo como oferenda, e puseram-se a caminho para adorar o Menino Jesus.

 

8. A viagem dos Magos foi fácil?

R= Não; deve ter sido longa e difícil. Mas mantiveram-se firmes no seu propósito.

 

9. Os Magos tinham respeito humano?

R= Não; estes homens decididos e sem respeito humano ensinam-nos o que devemos fazer para chegar até Jesus Cristo, deixando de lado tudo o que possa desviar-nos ou atrasar-nos no nosso caminho.

 

10. Os Magos foram valentes?

R= Sim; dão-nos uma lição de valentia e de ausência do respeito humano que paralisa muitos homens que podiam estar já perto de Cristo, vivendo com Ele.

 

11. Os Magos descobriram o significado da estrela?

R= Sim; de tantos homens que devem ter contemplado a estrela, só estes Magos do Oriente descobriram o seu significado profundo. Só eles entenderam o que para os outros não seria senão um prodígio do firmamento. É possível que outros além deles tivessem recebido a graça especial de compreender o significado da estrela, mas não corresponderam.

 

12. Os Magos enfrentaram muitas dificuldades pelo caminho?

R= Sim; devem ter passado por caminhos ruins e dormido em lugares incômodos, mas a estrela indicava-lhes o rumo, apontando-lhes o sentido de suas vidas. A estrela alegra-lhes o caminhar e recorda-lhes a todo o instante que vale a pena passar por incômodos e perigos, contanto que se chegue a ver Jesus Cristo.

 

13. Quando chegaram a Jerusalém, os Magos ficaram sem a luz que os guiava?

R= Sim; a estrela desaparece e eles se desorientam.

 

14. Qual foi a atitude dos Magos diante do desaparecimento da luz que os guiava?

R= Perguntam a quem deve sabê-lo: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo” (Mt 2, 2).

 

15. Nós devemos aprender destes homens sábios e santos?

R= Sim; às vezes, ficamos às escuras e desorientados porque, ao invés de procurarmos a luz da vontade de Deus, vamos iluminando a nossa vida com a luz dos nossos caprichos, que talvez nos levem por caminhos mais fáceis.

 

16. Os Magos seguiram a própria luz?

R= Não; não quiseram seguir a própria luz que os conduziria por atalhos aparentemente mais suaves e tranquilos, mas que não levariam até Jesus Cristo.

 

17. Sem a estrela, os Magos desistiram da viagem até Belém?

R= Não; agora que não têm a estrela, não desistem, mas esforçam-se por todos os meios para chegar até a gruta de Belém. Porque chegar até Jesus é o que verdadeiramente importa.

 

18. Os Magos duvidaram?

R= Não; sua fé era firme, segura e total. Não hesitaram perante o cansaço da longa viagem: seu coração era generoso. Não deixaram para mais tarde: seu espírito estava pronto.

 

19. Os Magos voltaram a encontrar a estrela?

R= Sim; porque seguiram os conselhos e as indicações daqueles que naquele momento haviam sido postos por Deus para indicar-lhes o caminho.

 

20. A notícia que os Magos traziam propagou-se por toda a cidade?

R= Sim; propagou-se por toda a cidade, de porta em porta. Muitos bons israelitas sentiram certamente avivar-se a esperança do Messias e perguntar-se-iam se Ele não teria efetivamente chegado. Outros, como o próprio Herodes, apesar de terem maiores conhecimentos, receberam a notícia de maneira muito diferente, porque não estavam interiormente preparados para receber o Rei dos judeus que tinha nascido.

 

21. Muitos dos habitantes de Belém viram em Jesus uma criança semelhante às outras?

R= Sim; mas os Magos souberam ver nela o Menino-Deus, a quem, desde então, todos os séculos adoram.

 

22. A fé dos Magos valeu-lhes um privilégio singular?

R= Sim; serem os primeiros entre os gentios a adorá-lo, quando o mundo ainda o desconhecia.

 

23. Qual foi a atitude dos Magos ao verem o Menino Jesus?

R= Adoraram-no: “E, entrando na casa, viram o Menino com Maria, sua mãe, e prostrando-se o adoraram” (Mt 2, 11).

 

24. Por que os pastores de Belém e os Magos do oriente foram adorar o Menino Jesus?

R= Porque lhes foi revelado que Ele era o Salvador que tinha sido prometido.

 

25. Jesus presente no Sacrário, é o mesmo que os Magos adoraram?

R= Sim; é o mesmo que os Magos encontraram nos braços de Maria Santíssima.

 

26. O que os Magos ofereceram para o Menino Jesus?

R= Abrindo os seus tesouros, ofereceram-lhe presentes de ouro, incenso e mirra (Mt 2, 11): os dons mais preciosos do Oriente; o melhor para Deus.

 

27. O ouro simboliza o quê?

R= O ouro simboliza a realeza. Nós, como católicos, queremos também oferecer-lhe, em sinal de submissão, o ouro fino do espírito de desprendimento do dinheiro e dos meios materiais. Não esqueçamos que são coisas boas, que procedem de Deus. Mas o Senhor dispôs que as utilizássemos sem nelas deixar o coração, fazendo-as render em proveito da humanidade.

 

28. O incenso simboliza o quê?

R= O incenso era queimado todas as tardes no altar como símbolo da esperança posta no Messias. Outros dizem que os Magos apresentaram o incenso ao Deus que tudo criou e ao qual devem subir as súplicas das criaturas.

 

29. Que lembrança traz-nos a mirra?

R= A mirra traz-nos à lembrança a paixão do Senhor: na cruz, dão-lhe para beber mirra misturada com vinho (Mc 15, 23), e com mirra ungiram o seu corpo para a sepultura (Jo 19, 39).

 

30. Qual o significado dos presentes dos Magos em relação a nós?

R= Os presentes dos Magos compreendem, em sua significação, toda a perfeição evangélica, isto é, os deveres para com Deus, simbolizados pelo incenso da oração; os deveres para com o próximo, resumidos na esmola e representados pelo ouro; os deveres para conosco mesmos, compreendidos na mortificação dos vícios e indicados pela mirra ofertada ao Menino Deus. Esses deveres encerram todas as virtudes que formam os verdadeiros discípulos do Verbo encarnado.

 

31. Os Magos estavam representando todos os povos pagãos?

R= Sim; os Magos do Oriente vieram prestar homenagem ao Menino Jesus, como representantes de todos os povos pagãos.

 

32. Os Magos entregaram o Menino Jesus nas mãos de Herodes?

R= Não: “Avisados em sonho que não voltassem a Herodes, regressaram por outro caminho para a sua região” (Mt 2, 12).

 

 

Senhor Teodoro, após o Santo Natal, saem grupos de pessoas com bandeiras cantando de casa em casa, dizendo que fazem isso em homenagem aos Santos Reis. Tudo mentira! Os Santos Reis não foram beberrões, glutões, baderneiros nem adúlteros. Essas pessoas vivem às margens da Igreja Católica e são escandalosas... não vivem o que a Igreja ensina. São promovedoras de bagunça, bebedeiras... são baderneiras e mundanas.

Muitos bispos e padres dizem que isso é cultura. Ofender a Deus é cultura? Promover bebedeira, cometer adultério, perder a virgindade... agora é cultura? Somente os lobos com peles de ovelhas pensam assim. Isso é uma vergonha para a Santa Igreja! É o grupo do sal insosso... da figueira estéril. Para essas pessoas diz São Jerônimo: “Que maneira é esta? Com a superabundância do beber e do comer quereis honrar quem viveu na solidão e na modéstia evangélica? Vós amais a festa do santo, mas não o santo” (Ad. Eust.).

Os Santos Reis adoraram o Menino Jesus; enquanto que esses foliões mundanos “adoram” a garrafa de pinga. Atitude repugnante, “vomitante” e nauseabunda! Eles se escondem sob o manto dos Santos Reis para cometerem ações vergonhosas.

Prezado senhor, obrigado pela ajuda mensal.

Teodoro significa: “presente de Deus”, “dádiva divina”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Imaculado de Maria, Mãe de Deus e nossa.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS