Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

042 / 2017

 

Anápolis, 10 de outubro de 2017

 

À senhora Zanira Alencastro Veiga Soares

Benfeitora do Instituto, Goiânia – GO

 

Caríssima senhora, diante das provações e dificuldades da vida, busque apoio e proteção somente no Criador. Deus é Pai e protege os filhos que confiam na sua proteção e amparo. Quem se apoia em Deus obterá vitória diante dos obstáculos que surgem pelo caminho: “O homem justo há de alegrar-se no Senhor e junto dele encontrará o seu refúgio, e os de reto coração triunfarão” (Sl 63, 11).

 

Estamos aqui nesse mundo para conquistar o céu, nossa pátria definitiva... tudo o que fazemos afora isso estamos roubando de Deus e jogando a vida fora. O Criador nos criou para o céu... devemos aproveitar cada minuto para entesourarmos preciosos tesouros na Eternidade Feliz. Devemos construir uma grande e bela “mansão” no céu, onde viveremos mergulhados na Trindade Santíssima para sempre. Então, aproveitemos bem o tempo... o tempo que passa não volta mais.

O tempo é um tesouro que só se acha nesta vida, mas não na outra, nem no céu, nem no inferno. É este o grito dos condenados: Oh! Se tivéssemos uma hora! Por todo o preço comprariam uma hora a fim de reparar sua ruína; porém, esta hora jamais lhes será dada. No céu não há pranto; mas se os bem-aventurados pudessem sofrer, chorariam o tempo perdido na sua vida mortal, o qual lhes poderia ter servido para alcançar grau mais elevado na glória; porém, já se passou a época de merecer.

E nós, em que empregamos o tempo? Por que sempre adiamos para amanhã o que podemos fazer hoje? Pensemos que o tempo passado desapareceu e já não nos pertence; que o futuro não depende de nós. Só dispomos do tempo presente para agirmos (Santo Afonso Maria de Ligório).

“Ó infeliz! — adverte São Bernardo. Por que ousas contar com o vindouro, como se Deus tivesse posto o tempo em seu poder?” E Santo Agostinho disse: “Como te podes prometer o dia de amanhã, se não dispões de uma hora de vida?” Daí conclui Santa Teresa de Jesus: “Se não estiveres preparado hoje para morrer, teme morrer mal...”

Devemos aproveitar bem o tempo para salvar a nossa alma imortal e espiritual... estamos aqui na terra somente para esse precioso “negócio”. Não devemos imitar o péssimo exemplo daqueles que jogam o tempo fora.

Estimada senhora, reze os Salmos 61 e 66 durante os meses de outubro e novembro.

Salmo 61: “Ó Deus, ouve o meu grito, atende à minha prece! Dos confins da terra eu te invoco com o coração desfalecido. Eleva-me sobre a rocha! Conduze-me! Porque és um abrigo para mim, torre forte à frente do inimigo. Vou habitar em tua tenda para sempre, abrigar-me ao amparo de tuas asas. Pois tu, ó Deus, ouves os meus votos, e me dás a herança dos que temem o teu nome. Acrescenta dias aos dias do rei, sejam seus anos gerações e gerações. Permaneça sempre em presença de Deus, e Amor e Fidelidade o protejam. Assim eu tocarei ao teu nome sem cessar, dia por dia cumprindo meus votos”.

Salmo 66: “Aclamai a Deus, terra inteira, cantai a glória do seu nome, dai glória ao seu louvor. Dizei a Deus: ‘Quão terríveis são tuas obras! Por causa do teu imenso poder teus inimigos te adulam; a terra toda se prostra à tua frente, cantando salmos a ti, cantando ao teu nome!’ Vinde ver os atos de Deus, seus atos terríveis pelos filhos de Adão: transformou o mar em terra seca, atravessaram o rio a pé enxuto. Ali alegramo-nos com ele, que governa com seu poder para sempre! Seus olhos vigiam as nações, para que os rebeldes não se exaltem. Povos, bendizei o nosso Deus, fazei ouvir a voz do seu louvor; é ele que nos mantém vivos e não deixa tropeçarem nossos pés. Sim, ó Deus, tu nos provaste, nos refinaste como se refina a prata; fizeste-nos cair na rede, puseste um peso em nossos rins: deixaste um mortal cavalgar nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água, mas fizeste-nos retomar o fôlego. Entro em tua casa com holocaustos, cumpro meus votos feitos a ti, os votos que meus lábios pronunciaram e minha boca prometeu, na minha angústia. Vou oferecer-te gordos holocaustos com a fumaça de carneiros, imolarei bois com cabritos. Vós todos que temeis a Deus, vinde ouvir, e eu contarei o que ele por mim realizou. A ele gritou minha boca e minha língua o exaltou. Se eu visasse ao mal no meu coração, o Senhor não me teria ouvido. Todavia, Deus me escutou, considerou meu grito suplicante. Bendito seja Deus que não afastou minha súplica, nem de mim apartou seu amor”.

Leia com atenção essa “historinha”: Com Deus não se brinca.

Fazia 120 anos que, em Messina (Itália), não se verificava nenhum terremoto. Os habitantes daquela cidade, não obstante as advertências de pessoas competentes, haviam construído prédios de vários andares, pois julgavam-se muito seguros. Mas eis o que aconteceu.

Pelo Santo Natal de 1908, um jornal socialista local atreveu-se a interpelar ironicamente o Menino Jesus, escrevendo: “Jesusinho, envia-nos um tremor de terra, se tens força para tanto”. Essa blasfêmia apareceu no dia 26 de dezembro. No dia 28 verificou-se uma catástrofe, como a cidade jamais vira outra semelhante. Em poucos minutos 60.000 pessoas, isto é, um terço da população, perdiam a vida.

Declarou-se, além disso, um pavoroso incêndio que destruiu ou danificou quase todas as casas.

Assim castigou Deus aquela blasfêmia.

Infeliz da pessoa que zomba de Deus: “... de Deus não se zomba” (Gl 6, 7).

Não devemos ter medo de Deus; mas sim, muito amor, respeito... e nos apaixonar por Ele: “Deus é o único bem que nos pode satisfazer” (Santa Teresa dos Andes).

Caríssima senhora, conheça um pouco a Virgem Maria, nossa querida Mãe, lendo com atenção essas perguntas e respostas:

 

 

 

1. O que se entende por Assunção gloriosa?

R= A Assunção Corpórea de Maria é o fato de Maria ter sido levada em corpo e alma ao céu, depois do tempo de sua vida aqui na terra: “A augusta Mãe de Deus, desde toda a eternidade unida misteriosamente a Jesus Cristo pelo mesmo desígnio de predestinação, imaculada na concepção, virgem intacta na divina maternidade, generosa companheira do divino Redentor que obteve pleno trinfo sobre o pecado e suas consequências, alcançou, qual suprema coroa de seu privilégio, ser guardada imune da corrupção do sepulcro; e, como seu Filho, vencida a morte, em corpo e alma levada à glória celeste, onde, Rainha, refulge à direita de seu Filho, o imortal Rei dos séculos” (Da Constituição “Munificentissimus Deus” de Pio XII, 01-11-1950).

 

2. Qual é a gloria a que foi exaltada a Virgem Maria no Céu?

R= Maria foi exaltada acima de todos os coros dos Anjos, e acima de todos os Santos do Paraíso, como Rainha do Céu e da terra.

 

3. Por que foi a Virgem Maria exaltada no Céu acima de todas as criaturas?

R= A Virgem Maria foi exaltada no Céu acima de todas as criaturas, porque é Mãe de Deus e é de todas as criaturas a mais humilde e a mais santa.

 

4. Que devemos fazer na solenidade da Assunção da Virgem Maria?

R= Na solenidade da Assunção da Virgem Maria, devemos: 1.º congratular-nos com Ela pela sua gloriosa Assunção e exaltação. 2.º venerá-La como Nossa Senhora e nossa advogada junto de seu Divino Filho. 3.º pedir-lhe que nos alcance de Deus a graça de viver santamente, e de nos prepararmos de tal maneira para a morte, que mereçamos ser por ela assistidos e protegidos, e ter parte na sua glória.

 

5. A Assunção de Nossa Senhora cumula-nos de alegria?

R= Sim; cumula-nos de alegria e anima-nos a avançar com garbo por esse trecho do caminho que nos falta percorrer até chegarmos ao céu. Dá-nos forças para alcançarmos a santidade a que fomos chamados por  vocação.  Mas é necessário que lutemos por ser bons filhos de Deus, que procuremos manter a alma limpa, pela Confissão sacramental frequente e pela recepção da Eucaristia.

 

6. Maria assunta aos céus é imagem de quê?

R= É imagem e antecipação da Igreja que se encontra ainda a caminho da Pátria Eterna.

 

7. A Assunção de Maria é uma preciosa antecipação da nossa ressurreição?

R= Sim; a Assunção de Nossa Senhora é uma preciosa antecipação da nossa ressurreição e baseia-se na ressurreição de Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo corruptível, fazendo-o semelhante ao seu corpo glorioso.

 

8. A Assunção de Nossa Senhora ao céu faz parte da vitória sobre a morte?

R= Sim; daquela vitória que começa com a Ressurreição de Jesus Cristo. É no próprio coração da Redenção realizada na cruz do Calvário, é no próprio poder da Redenção revelada na Ressurreição, que encontra a sua fonte a vitória sobre a morte que a Mãe do Redentor experimenta, ou seja, a Assunção ao céu.

 

9. Por que Jesus Cristo, quando subiu ao céu, não levou consigo sua Mãe Santíssima?

R= É que os Apóstolos e os Discípulos precisavam dela, do seu incentivo, do seu compadecimento materno e do seu conselho.

 

10. O que Nossa Senhora faz no céu?

R= O Pe. João Colombo diz: “Nossa Senhora toda viva, com alma e corpo, está no céu. Ela goza a visão beatífica de Deus. Na luz desta visão ela participa da ciência infinita de Deus. Por isso conhece todos e cada um de rosto, de nome, pessoalmente. De cada um de nós sabe o passado, o presente e o futuro: cada momento do nosso viver está diante dela com uma nitidez maior do que para nós”.

 

11. No céu, a Virgem Maria reza por todos?

R= Sim; reza pela Igreja universal, militante e padecente; reza pela humanidade inteira, santa e pecadora; reza pelo Papa, pelos bispos e pelos sacerdotes; reza pelos pobres, pelos doentes, pelos atribulados, pelos tentados, pelos enfermos, pelos perseguidos, pelos abandonados... reza por todos!

 

12. Nossa Senhora Assunta está sempre perto de nós?

R= Sim; Nossa Senhora, assunta ao céu, está sempre próxima de nós.

 

13. Nossa Senhora não está no céu, distante de seus filhos?

R= Nossa Senhora foi levada ao céu, mas isso não pode tirar-lhe o estar ao lado de seus filhos. Não há solidão, não há longitude de oceanos ou de desertos, não há obstáculo de montes, de muralhas ou de portas trancadas que possa impedir a Assunta de estar perto de nós toda viva como é, em alma e corpo.

 

 

Rezemos todos os dias pelo Santo Padre, o Papa Francisco: “Doce Cristo na terra” (Santa Catarina de Sena).

Prezada senhora, obrigado pela ajuda mensal.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Nossa Senhora.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS