Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

044 / 2017

 

Anápolis, 13 de outubro de 2017

 

Ao senhor Luiz Roberto Beloti

Benfeitor do Instituto, Goiânia – GO

 

Caríssimo senhor, enfrente todas as dificuldades com coragem, ânimo e ousadia... não deixe de caminhar em busca do ideal por causa dos obstáculos, provações e perseguições. Aquele que deixa de caminhar jamais chegará ao lugar desejado... as dificuldades existem para serem vencidas e não para nos esmagar: “As dificuldades firmam-nos no bem, dão-nos têmpera moral... as dificuldades fazem-nos crescer” (Pe. Francisco Faus).

 

Para vencer as grandes “montanhas” que surgem pelo caminho, é preciso de coragem... muita coragem... coragem e valentia... os medrosos e molengas jamais conseguirão vencer na vida: “A vida é muito curta para que nós a encurtemos ainda mais com a nossa visão temerosa e mesquinha” (Disraeli), e: “A valentia não é algo que se tenha; é algo que se adquire” (Dom Rafael Llano Cifuentes).

Homem valente é aquele em quem a coragem acaba por prevalecer sobre o medo: “Os bravos, embora temam também as coisas pavorosas que assustam todos os mortais, enfrentam-nas como devem e como o prescrevem as regras da honra” (Aristóteles).

Os aviões gastam uma quantidade enorme de combustível na decolagem. Quando não se injeta suficiente energia nas turbinas, não ganham altura, e o início do voo torna-se extremamente perigoso. O mesmo acontece com a vida. Um início tímido representa muitas vezes a impossibilidade posterior de ‘ganhar altura’ profissional, familiar e, sobretudo, espiritual. E a alma – como uma aeronave vacilante – passa roçando pelas montanhas da vida, correndo o risco de um impacto mortal.

Estimado senhor, reze durante os meses de outubro e novembro os Salmos 28, 127 e 128.

 

Salmo 28: “A ti, Senhor, eu clamo, rocha minha, não me sejas surdo; que eu não seja, frente ao teu silêncio, como os que descem à cova! Ouve minha voz suplicante quando eu grito a ti, quando eu levanto as mãos, Senhor, para o teu santo dos santos. Não me arrastes com os ímpios, nem com os malfeitores; eles falam de paz com seu próximo, mas têm o mal no coração. Dá-lhes, Senhor, conforme suas obras, segundo a malícia de seus atos! Dá-lhes conforme a obra de suas mãos, paga-lhes o devido salário! Eles não entendem as obras de Deus, a obra de suas mãos; que ele os arrase e não os reconstrua! Bendito seja Deus, pois ele ouve a minha voz suplicante! Deus é minha força e meu escudo, é nele que meu coração confia; eu fui socorrido, minha carne refloresceu, de todo o coração eu agradeço. Deus é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu messias. Salva o teu povo, abençoa a tua herança! Apascenta-os e conduze-os para sempre!”

 

Salmo 127: “Se o Senhor não constrói a casa, em vão labutam os seus construtores; se Deus não guarda a cidade, em vão vigiam os guardas. É inútil que madrugueis, e que atraseis o vosso deitar para comer o pão com duros trabalhos: ao seu amado ele o dá enquanto dorme! Sim, os filhos são a herança de Deus, é um salário o fruto do ventre! Como flechas na mão de um guerreiro são os filhos da juventude. Feliz o homem que encheu sua aljava com elas: não ficará envergonhado frente às portas, ao litigar com seus inimigos”.

 

Salmo 128: “Felizes todos os que temem a Deus e andam em seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, tranquilo e feliz: tua esposa será vinha fecunda, no recesso do teu lar; teus filhos, rebentos de oliveira, ao redor de tua mesa. Assim vai ser abençoado o homem que teme a Deus. Que o Senhor te abençoe de Sião, e verás a prosperidade de Jerusalém todos os dias de tua vida; e verás os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!”

 

Leia com atenção essa “historinha”: Coragem cristã.

Santa Blandina, mártir de Lião (França), era uma menina cristã de constituição física muito delicada. No humilde emprego de criada praticava as mais belas virtudes, copiando em sua vida o divino modelo Jesus Cristo.

Numa perseguição foi presa com sua patroa e submetida aos mais cruéis tormentos. Conduzida ao tribunal, confessou a sua fé alegremente e com redobrado vigor, repetindo muitas vezes estas palavras:

– Eu sou cristã; entre nós cristãos não se cometem os delitos de que nos acusais.

Depois que foi flagelada sem piedade e obrigada a sentar-se num banco de ferro em brasa, colocaram-na numa rede e deixaram-na à mercê de um touro furioso que com os chifres a lançou repetidas vezes  pelo ar. Finalmente, a heroica menina foi degolada.

Os próprios pagãos confessavam jamais ter visto uma criatura tão frágil sofrer com tamanha coragem e resistência.

Prezado senhor, obrigado pela ajuda mensal.

Luiz significa: “combatente glorioso”, “guerreiro famoso” ou “famoso na guerra”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração da Virgem Maria: “A devoção a Maria é fonte de vida cristã profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecei na escola de Maria, escuta a sua voz, segue os seus exemplos. Como ouvimos no Evangelho, ela nos orienta para Jesus: ‘Fazei o que ele vos disser’ (Jo 2,5). E, como outrora em Caná da Galileia, encaminha ao Filho as dificuldades dos homens, obtendo d’Ele as graças desejadas” (São João Paulo II).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS