Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

049 / 2017

 

Anápolis, 24 de outubro de 2017

 

À senhora Maria de Lourdes Borges

Benfeitora do Instituto, Goiânia – GO

 

Estimada senhora, não deixe de caminhar por causa dos obstáculos... Deus quer que lutemos até o fim, sem desânimo. Infeliz da pessoa que abandona a luta por causa das dificuldades: “A nossa força não está em nós. Se a vitória dependesse de nós, era mesmo de desanimar. O trabalho de ser bom supera as forças do homem isolado. Mas é Jesus Cristo que manda que nos lancemos ao alto. Saibamos responder com São Pedro: em tua palavra, apoiado na confiança do auxílio, da força que vem de Ti, ó Jesus, continuarei lutando, voltarei ao combate e... verei a pesca milagrosa!” (Pe. Roberto Sabóia).

 

O desânimo não pode “reinar” no coração de uma pessoa que confia em Deus... que deseja ardentemente conquistar o céu. Deus quer que recomecemos imediatamente após uma queda. Aquele que fica prostrado no chão jamais se salvará, porque o céu é a pátria dos batalhadores... dos corajosos e ousados. Deus quer que sejamos “violentos”... isso mesmo, “violentos” na prática do bem... “violentos” e atrevidos no bem. Não podemos morrer de mãos vazias... isso é muito perigoso... “extremamente” perigoso... “terrivelmente” perigoso... “assustadoramente” perigoso: “Pois todos nós compareceremos ao tribunal de Deus” (Rm 14, 10).

É preciso olhar para os tropeços, pedir perdão a Deus... implorar a sua proteção, e continuar a caminhada. Quem fica parado choramingando não fará progresso, porque Deus não ajuda os apáticos e preguiçosos.

A pessoa animada suporta todas as “tempestades” das dificuldades com a cabeça erguida... e por mais furiosa que seja as “tempestades”, jamais desistirá, porque está alicerçada no Deus que tudo pode.

As dificuldades que surgem pelo caminho são remédios para nos levantar ou nos destruir. A decisão é nossa... Deus não obriga ninguém.

A pessoa animada pode até recuar diante das provações... esse recuo não é para se esconder numa moita como faz um coelho assustado; mas sim, para alcançar um grande impulso para superar todas as barreiras.

Milhares de covardes tiram a própria vida cometendo a desgraça do suicídio... achando que estão livres do sofrimento. Quem comete o suicídio peca gravemente: “O suicídio contradiz a inclinação natural do ser humano a conservar e perpetuar a própria vida. É gravemente contrário ao justo amor de si mesmo. Ofende igualmente ao amor do próximo, porque rompe injustamente os vínculos de solidariedade com as sociedades familiar, nacional e humana, às quais nos ligam muitas obrigações. O suicídio é contrário ao amor do Deus vivo. Se for cometido com a intenção de servir de exemplo, principalmente para os jovens, o suicídio adquire ainda a gravidade de um escândalo. A cooperação voluntária ao suicídio é contrária à lei moral. O suicídio é gravemente contrario a Justiça, à esperança e à caridade. É proibido pelo quinto mandamento” (Catecismo da Igreja Católica).

Senhora Maria de Lourdes, reze com fé e devoção os Salmos 09 e 10 durante os meses de novembro e dezembro.

 

Salmo 09: “Eu te celebro, Deus, de todo o coração, proclamo todas as tuas maravilhas! Eu me alegro e exulto em ti, e toco ao teu nome, ó Altíssimo! Meus inimigos voltam atrás, tropeçam e somem à tua presença, pois defendeste minha causa e direito: sentaste em teu trono como justo juiz. Ameaçaste as nações, destruíste o ímpio, para todo o sempre apagaste o seu nome. O inimigo acabou, para sempre em ruínas, arrasaste as cidades, sua lembrança sumiu. Eis que Deus sentou-se para sempre, para o julgamento firmou o seu trono. Ele julga o mundo com justiça, governa os povos com retidão. Seja Deus fortaleza para o oprimido, fortaleza nos tempos de angústia. Em ti confiam os que conhecem teu nome, pois não abandonas os que te procuram, Senhor! Tocai para Deus, que habita em Sião; narrai entre os povos as suas façanhas: ele busca os assassinos, lembra-se deles, não se esquece jamais do clamor dos pobres. Piedade, Deus! Vê minha aflição! Levanta-me das portas da morte, para que eu proclame os teus louvores, e com tua salvação eu exulte às portas da filha de Sião! Os povos caíram na cova que fizeram, no laço que ocultaram prenderam o pé. Deus se manifestou fazendo justiça, apanhou o ímpio era sua manobra. Que os ímpios voltem ao Xeol, os povos todos que esquecem a Deus! Pois o indigente não será esquecido para sempre, a esperança dos pobres jamais se frustrará. Levanta-te, Deus, não triunfe um mortal! Que os povos sejam julgados em tua frente! Infunde-lhes, medo, Senhor: saibam os povos que são homens mortais!”

 

Salmo 10: Deus, por que ficas longe e te escondes no tempo de angústia? A soberba do ímpio persegue o infeliz. Fiquem presos nas tramas que urdiram! O ímpio se gloria da própria ambição, o avarento que bendiz despreza Deus. O ímpio é soberbo, jamais investiga: - ‘Deus não existe!’ - é tudo o que pensa. Suas empresas têm sucesso em todo tempo, teus julgamentos estão além do seu alcance, ele desafia seus adversários todos. E reflete: ‘Eu sou inabalável! De geração em geração jamais cairei na desgraça’. Fraude e astúcia lhe enchem a boca, sob sua língua há opressão e maldade. Põe-se de emboscada entre os juncos e às escondidas massacra o inocente. Com os olhos espreita o miserável: de tocaia, bem oculto, como leão no covil, ele se embosca para pegar o infeliz: captura o infeliz e o arrasta em sua rede. Ele espreita, se agacha, se encurva, e o miserável cai em seu poder. E reflete: ‘Deus esquece, cobre a face para não ver até o fim!’ Levanta-te, Deus! Ergue a tua mão! Não te esqueças dos infelizes! Por que o ímpio desprezaria Deus, pensando: ‘Tu não investigas?’ Mas tu vês a fadiga e o sofrimento, e observas para tomá-los na mão: a ti se abandona o miserável, para o órfão tu és um socorro. Quebra o braço do ímpio e do mau e procura sua maldade: não a encontras! Deus é rei para sempre e eternamente, as nações desapareceram de sua terra. Deus, tu ouves o desejo dos pobres, fortaleces seu coração e lhes dás ouvidos, fazendo justiça ao órfão e ao oprimido, para que o homem terreno já não infunda terror”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: Pensar na alma antes que no corpo.

O general Luiz Zanchi, o primeiro general que mereceu uma medalha de prata pelo valor militar, e que tomou parte em 39 combates durante a primeira grande guerra, morrendo, vítima do dever, deixou este nobilíssimo testamento: “Ordeno que, no meu enterro, não me ofereçam flores: pensem na minha alma, mais do que no meu corpo; faça-se, pois, um funeral modesto; mas, enquanto meu corpo estiver ainda em casa e durante o trajeto ao cemitério, sejam celebradas Missas em meu sufrágio”.

Sirva este exemplo às famílias que tão pouco pensam nas almas de seus caros defuntos, e menos ainda na própria. Infelizmente, muitos julgam ter cumprido seu último dever de piedade acompanhando seus falecidos com numerosas e ricas coroas de flores.

Prezada senhora, obrigado pela ajuda mensal.

Maria significa: “senhora soberana”, “a pura”.

Rezamos pela senhora e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo, nosso refúgio seguro: “Seu Coração era meu repouso, meu retiro e minha força nas minhas fraquezas” (Santa Margarida Maria Alacoque).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS