Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

051 / 2017

 

Anápolis, 28 de outubro de 2017

 

À senhora Ellen Cristina Cardoso de Lima

Benfeitora do Instituto, Goiânia – GO

 

Caríssima senhora, não deixe de caminhar por causa dos obstáculos! O céu é a pátria dos batalhadores, daqueles que enfrentam as dificuldades com a cabeça erguida e com o coração apaixonado por Deus. Somente os fortes obterão vitória: “A fé expulsa o medo. Que pode temer quem crê firmemente em Deus e está certo do seu onipotente auxílio” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

 

Esse mundo é um vale de lágrimas! Jesus Cristo é o Deus verdadeiro e não esconde as dificuldades dos seus amigos… esse mundo é um campo de batalha… os covardes jamais sairão vitoriosos.

Jesus, nosso Salvador, sofreu desde o ventre materno… Ele não esconde aos discípulos que encontrarão inimigos e serão perseguidos como Ele foi, e os exorta a se comportarem impávidos. Não podemos tremer diante dos obstáculos; mas sim, devemos enfrentá-los com os olhos fixos no prêmio que é eterno… o céu.

A vida é curta! Não busquemos a “poltronice” nem o comodismo: “Deve o cristão confessar sua fé também quando isto pudesse custar-lhe a vida. Por mais valor que tenha a vida terrena, infinitamente mais vale a eterna, que ninguém pode tirar. Quem dá testemunho de Cristo, diante dos homens, pode estar seguro de que Cristo dará testemunho dele diante do Pai. A vida eterna será sua recompensa. Não hão de se intimidar os discípulos de Cristo perante seus inimigos ou juízes” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Prezada senhora, reze com fé e devoção durante os meses de novembro e dezembro os Salmos 54, 112 e 113.

 

Salmo 54: “Salva-me, ó Deus, por teu nome, pelo teu poder faze-me justiça! Ouve, ó Deus, minha prece, dá ouvido às palavras de minha boca! Os soberbos se levantam contra mim e os violentos perseguem minha vida: eles não colocam Deus à sua frente. Deus, porém, é meu socorro, o Senhor é quem sustenta minha vida. Que o mal caia sobre aqueles que me espreitam, aniquila-os, Deus, por tua verdade! Eu te oferecerei um sacrifício espontâneo, e agradecerei o teu nome, porque ele é bom; porque das angústias todas me livrou, e meu olho contemplou meus inimigos”.

 

Salmo 112: “Aleluia! Feliz o homem que teme a Deus e se compraz em seus mandamentos! Sua descendência será poderosa na terra, a descendência dos retos será abençoada. Na sua casa há abundância e riqueza, sua justiça permanece para sempre. Ele brilha na treva como luz para os retos, ele é piedade, compaixão e justiça. Feliz quem tem piedade e empresta, e conduz seus negócios com justiça. Eis que ele jamais vacilará, a memória do justo é para sempre! Ele nunca teme as más notícias: seu coração é firme, confiante em Deus; seu coração está seguro, nada teme, ele se confronta com seus opressores. Ele distribui aos indigentes com largueza; sua justiça permanece para sempre, sua força se exalta em glória. O ímpio olha e se desgosta, range os dentes e definha. A ambição dos ímpios vai fracassar”.

 

Salmo 113: “Aleluia! Louvai, servos de Deus, louvai o nome de Deus! Seja bendito o nome de Deus, desde agora e para sempre; do nascer do sol até o poente, seja louvado o nome de Deus! Elevado sobre os povos todos é Deus, sua glória está acima do céu! Quem é como o Senhor nosso Deus? Ele se eleva para sentar-se, e se abaixa para olhar pelo céu e pela terra. Ele ergue o fraco da poeira e tira o indigente do lixo, fazendo-o sentar-se com os nobres, ao lado dos nobres do seu povo; faz a estéril sentar-se em sua casa, como alegre mãe de filhos”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: A boa senhora tinha medo.

Aquele trem, que estava para partir, tinha de passar à beira de perigosos despenhadeiros. Uma senhora, que se achava entre os passageiros, dirigindo-se ao chefe do trem, perguntou-lhe se não haverá perigo de tombar.

– Não há, minha senhora, porque há freio em todas as rodas.

– Mas, se o freio negar? – perguntou ela aflita e com muito medo.

– Nesse caso, damos contravapor; e isso impede a queda no despenhadeiro.

A senhora não se conformava com as explicações do ferroviário e, preocupada, exclamou:

– Mas, se a locomotiva mesma sofresse um desarranjo, que seria de nós?

– Minha senhora – disse o condutor – a isso não posso responder, pois depende da vida que a senhora tem levado.

Aquele senhor respondeu bem. Em qualquer circunstância, em que a morte nos surpreenda, a nossa sorte depende tão somente de como temos vivido.

Feliz daquele que vive com Deus na alma, isto é, longe da desgraça do pecado mortal. Quem morre em pecado mortal cairá imediatamente no inferno para sempre! “… as almas dos que morrem em pecado mortal, imediatamente depois da morte, caem no inferno, onde são atormentadas com suplícios infernais” (Bento XII, “Benedictus Deus”).

Estimada senhora, obrigado pela ajuda mensal.

Ellen significa: “raio de sol”, “aquela que brilha”.

Rezamos pela senhora e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor: “Seu Coração era meu repouso, meu retiro e minha força nas minhas fraquezas” (Santa Margarida Maria Alacoque).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS