Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

060 / 2017

 

Anápolis, 16 de novembro de 2017

 

À senhora Telma Regina Queiroz Gama

Benfeitora do Instituto, Goiânia – GO

 

Estimada senhora, enfrente as dificuldades, obstáculos e provações com os olhos fixos em Jesus Cristo, nosso Mestre e Protetor. Quem se apoia em Jesus jamais será vencido... passará sim, por muitas perseguições, mas obterá vitória... Nosso Senhor não abandona um coração que confia no seu poder: “Cristo comigo, a quem temerei? Mesmo que as ondas se agitem contra mim, mesmo os mares, mesmo o furor dos príncipes: tudo isto me é mais desprezível que uma aranha” (São João Crisóstomo).

 

Infeliz da pessoa que despreza o poder de Jesus Cristo, nosso Deus Bendito, para se apoiar nas criaturas falsas, perigosas e fracas. Jesus é o Deus Forte que protege com segurança os seus amigos.

Vivemos num mundo muito perigoso, falso e interesseiro... somente Nosso Senhor merece a nossa inteira confiança.

Quando se recorre a Jesus Cristo com confiança, tem-se sempre a certeza de ser bem recebido. Como Ele é bom! Quanto digno é de todo o nosso culto! Ele é o único e verdadeiro amigo das almas! Prostremo-nos a seus pés e expandamos no seu Coração toda a nossa gratidão.

Declaremos as nossas tribulações a Deus em uma fervorosa oração ou aos pés do crucifixo, ou em uma visita ao Santíssimo Sacramento, e voltemos de lá melhores, confortados e consolados. Finalmente, só Deus nos recompensa dos males cristãmente suportados. Se declararmos as nossas aflições às criaturas, perdemos muitas vezes o seu mérito (M. Hamon).

Busquemos continuamente a proteção de Jesus Cristo... Ele não abandona um coração que o busca com confiança, amor e .

O mundo está caminhando apressadamente para o abismo; feliz da pessoa que buscar refúgio no Coração do Salvador. Quem possui Jesus... possui tudo, não lhe falta nada: “Quem pode fazer-me mais feliz do que Deus? N’Ele encontro tudo” (Santa Teresa dos Andes).

Nosso Salvador é a Fonte da Verdadeira Felicidade! A felicidade de viver na amizade de Jesus Cristo deve ser o anseio da nossa alma espiritual e imortal. Vivendo da vida da graça e agindo segundo o espírito de Jesus, seremos amados do Pai Celeste que, vendo seu Filho em nós, nos atenderá por causa d’Ele. É, pois, vantajoso para nós, e até absolutamente necessário, conservar-nos unidos ao nosso amável Salvador. Fora d’Ele e sem Ele somos réus dignos do inferno; com Ele e n’Ele, Deus nos considera como filhos, enche-nos de seus bens e promete-nos a herança celeste (Pe. Luís Bronchain).

 

Caríssima senhora, reze os Salmos 52 e 53 durante os meses de novembro e dezembro: “Os salmos são de uma beleza incomparável, inspirados por Deus em pessoa. A alma que verdadeiramente se compenetra deles ficará muito perto do céu” (Santa Teresa dos Andes).

 

Salmo 52: “Por que te glorias com o mal, herói de infâmia, o dia todo planejando ciladas? Tua língua é navalha afiada, autora de fraudes. Preferes o mal ao bem, a mentira à franqueza; gostas de palavras corrosivas, ó língua fraudulenta. Por isso Deus te demolirá, te destruirá até ao fim, e te arrancará da tua tenda, e te extirpará da terra dos vivos. Os justos verão e temerão, e rirão às custas dele: ‘Eis o homem que não colocou Deus como sua fortaleza, mas confiava em sua grande riqueza e se fortificava com ciladas!’ Quanto a mim, como oliveira verdejante na casa de Deus, eu confio no amor de Deus para sempre e eternamente. Vou celebrar-te para sempre, porque agiste; e diante dos teus fiéis vou celebrar teu nome, porque ele é bom”.

 

Salmo 53: “Diz o insensato no seu coração: ‘Deus não existe!’ São corrompidos, abomináveis, depravados: não há um que faça o bem. Do céu Deus se inclina sobre os filhos de Adão, para ver se há um sensato, alguém que busque a Deus. Estão todos desviados e obstinados também: não há um que faça o bem, não há um, sequer. Não sabem os malfeitores que devoram meu povo, como se comessem pão, e não invocam a Deus? Eles tremerão de medo lá, sem motivo para medo. Pois Deus dispersa os ossos de quem te sitia, tu os envergonhas, pois Deus os rejeita. Quem trará de Sião a vitória para Israel? Quando Deus mudar a sorte do seu povo, Jacó exultará e Israel se alegrará”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: O soldado e o ovo.

A pessoa que sabe sofrer com paciência é semelhante a um anjo.

Conta Spirago que, num hospital servido por Irmãs de Caridade, achava-se um soldado em tratamento. Certo dia pediu que lhe trouxessem um ovo cozido. Poucos instantes após uma das Irmãs servia ao enfermo o ovo cozido; mas aquele indivíduo, querendo, ao que parece, provar a paciência da religiosa, rejeitou o ovo bruscamente, dizendo:

– Está duro demais.

Retirou-se a Irmã em silêncio e, depois de alguns minutos, trouxe outro ovo; mas o doente rejeitou-o de novo, alegando:

– Está mole demais.

Sem mostrar o menor indício de impaciência, foi a Irmã, pela terceira vez, à copa e trouxe ao soldado um vaso com água fervente e um ovo fresco e disse-lhe com muita calma:

– Aqui tem o senhor tudo que é necessário; prepare o ovo do modo que lhe agradar.

Essa paciência inalterável da boa religiosa causou ao soldado tal impressão, que não pôde deixar de exclamar:

– Agora compreendo que há um Deus no céu, uma vez que há tais anjos na terra.

Por aí se vê que pela paciência se pode fazer um grande bem ao próximo.

Prezada senhora, obrigado pela ajuda mensal.

Telma significa: “amável”, “amorosa”.

Rezamos pela senhora e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Imaculado da Virgem Maria: “Salve, Maria, templo onde mora Deus, templo santo... Salve, Maria, criatura mais preciosa da criação; salve, Maria, puríssima pomba; salve, Maria, lâmpada inextinguível; salve, porque de ti nasceu o sol da Justiça!” (São Cirilo de Alexandria).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS