Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

062 / 2017

 

Anápolis, 20 de novembro de 2017

 

Ao senhor Willian Brito

Benfeitor do Instituto, Goiânia – GO

 

Caríssimo senhor, não deixe de caminhar por causa dos obstáculos... não deixe de lutar por causa das dificuldades... não deixe de batalhar por causa das provações. Esse mundo é um vale de lágrimas, e sem esforço... e esforço contínuo, é impossível obter vitória. Quem trabalha unido a Deus será sempre vencedor; Deus fortalece os seus amigos: “Junto convosco eu enfrento os inimigos, com vossa ajuda eu transponho altas muralhas” (Sl 17, 30).

 

Infeliz da pessoa que deixa de lutar por causa da inveja dos inimigos!  Não nascemos para viver em cantos escuros ou nos rodapés... mas sim, para caminharmos sobre os “telhados”, isto é, nas alturas... unidos ao nosso Criador.

Não podemos abaixar a cabeça nem encurtar os nossos passos por causa dos ataques de vizinhos e parentes; mas sim, devemos carregar a nossa cruz de cada dia com alegria, amor, fé e perseverança.

Devemos viver sempre animados... mergulhados no otimismo... com os olhos sempre fixos  no Deus que tudo pode.

O inferno é a pátria dos desanimados... daqueles que caíram e permaneceram caídos.

A pessoa animada suporta todas as “tempestades” das dificuldades com a cabeça erguida... e por mais furiosa que seja as “tempestades”, jamais desistirá, porque está alicerçada no Deus que tudo pode.

O ânimo faz uma pessoa concluir com perfeição uma tarefa começada; enquanto que o desânimo a leva a deixar tudo pela metade. Que desastre!

Sejamos sempre otimistas! Principalmente quando tudo se escurecer ao nosso redor, quando ouvirmos um não de pessoas que julgávamos ser piedosas e quando o terreno que antes pensávamos ser úmido, for pedregulho. Sem o otimismo não chegaremos a lugar algum: “O otimismo do cristão é consequência da sua fé, não das circunstâncias. O cristão é consciente de que o Senhor preparou tudo para o seu maior bem, e de que Ele sabe tirar fruto até dos aparentes fracassos, ao mesmo tempo que nos pede que utilizemos todos os meios humanos ao nosso alcance, sem deixar de lado nem um só: os cinco pães e os dois peixes. O milagre virá” (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

O céu é a pátria dos vitoriosos; enquanto que o inferno é a pátria terrível dos desanimados e perdedores.

A pior de todas as derrotas é permanecer prostrado por terra... sem recomeçar. Essa atitude “raquítica” enche os inimigos de alegria.

 

Estimado senhor, reze os Salmos 75 e 76 durante o mês de dezembro: “Embora toda a divina Escritura exale a graça de Deus, o mais suave é o Livro dos Salmos” (Santo Ambrósio).

 

Salmo 75: “Nós te celebramos, ó Deus, nós te celebramos, invocando teu nome, contando as tuas maravilhas. ‘No momento que eu tiver decidido, eu próprio vou julgar com retidão; trema a terra e seus habitantes todos; eu mesmo firmei suas colunas. Eu disse aos arrogantes: Não sejais arrogantes! e aos ímpios: Não levanteis a fronte, não levanteis altivamente a vossa fronte, não faleis retesando a nuca’. Porque não é do nascente nem do poente, nem do deserto das montanhas que Deus vem como juiz. A um ele abaixa, a outro eleva, pois na mão de Deus há uma taça cujo vinho espuma, cheio de mistura; ele o derramará, até às escórias o sugarão, e todos os ímpios da terra o sorverão. Quanto a mim, vou anunciar para sempre, vou tocar para o Deus de Jacó. Vou quebrar a fronte de todos os ímpios, e a fronte do justo se levantará”.

 

Salmo 76: “Deus é conhecido em Judá, em Israel grande é seu nome; sua tenda está em Salém e sua moradia em Sião. Ali quebrou os relâmpagos do arco, o escudo, a espada e a guerra. Sois luminoso e célebre pelos montes de despojos deles tomados. Os corajosos dormiram seu sono, e os braços falharam aos guerreiros todos; à tua ameaça, ó Deus de Jacó, carro e cavalo ficaram parados. Tu és terrível! Quem subsiste à tua frente, quando ficas irado? Do céu fazes ouvir a sentença: a terra teme e permanece calada, quando Deus se levanta para julgar e salvar todos os pobres da terra. A ira do homem é louvor para ti, tu te cinges com os que escapam à Ira. Fazei votos ao Senhor vosso Deus e cumpri-os, vós que o cercais, fazei ofertas ao Terrível; ele corta o sopro dos príncipes, para os reis da terra ele é terrível!”

 

Leia com atenção essa “historinha”: Pobre alma!

A 8 de Janeiro de 1851, um jovem polonês de 18 anos morreu de maneira trágica num hotel de Lovaina, na Bélgica. Herdara dos pais uma fortuna de muitos milhões; mas os companheiros perversos, bem como as más leituras lhe tinham roubado não só a honra, mas também o temor de Deus. Cansado de prazeres e de libertinagem, retirou-se ao seu quarto.

Dali a pouco, os amigos, que continuavam jogando e bebendo, ouviram um barulho de tiro. Correram ao quarto e encontraram o infeliz com o coração varado por uma bala. O rico herdeiro cansara-se de viver. De quem era a culpa? Dos pais que lhe deixaram muitos milhões, muitos maus exemplos e muitas comodidades no meio dos escândalos, porém nenhuma educação profundamente cristã.

Este infeliz tem tido muitos imitadores. Oxalá este exemplo abrisse os olhos dos pais!

É muito perigoso criar os filhos na mordomia, moleza e “poltronice”! Longe de Deus é impossível formar alguém no caminho do bem.

Prezado senhor, obrigado pela ajuda mensal.

Willian significa: “protetor corajoso” ou “o que deseja proteger”.

Rezamos pelo senhor e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Nossa Senhora, criatura admirável: “Salve, Maria, morada da infinitude, que encerraste em teu seio o Deus infinito, o Verbo unigênito, produzindo sem arado e sem semente a espiga incorruptível! Salve, Maria, mãe de Deus, aclamada pelos profetas, bendita pelos pastores, quando com os anjos cantaram o sublime hino de Belém: ‘Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade’” (São Cirilo de Alexandria).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS