Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

067 / 2017

 

Anápolis, 01 de dezembro de 2017

 

Ao senhor Juraci Barbosa de Lima

Benfeitor do Instituto, Goiânia – GO

 

Prezado senhor, não fique desanimado diante das provações, dificuldades e obstáculos... esse mundo é um vale de lágrimas, e para vencer as barreiras e conquistar o céu é preciso carregar as cruzes de cada dia com paciência, alegria e amor. O caminho do céu é “carpetado” com “pregos”, “espinhos” e muitas “pedras”: “O sofrimento é a escada que nos leva a Deus, ao céu” (Santa Elisabete da Trindade).

 

Aquele que sofre por amor a Deus será recompensado na outra vida... receberá o céu por recompensa. Deus é justo... Ele conhece o coração de cada um. Cada provação suportada por amor a Deus será recompensada: “Sem dúvida, é justo que se alegrem aqueles que neste mundo suportam a tribulação passageira por causa de seus pecados, mas que, pelo bem praticado, tem guardada para si uma recompensa eterna no céu” (São Pedro Damião).

O mundo está cheio de “mauricinhos” e “patricinhas”, isto é,  de pessoas que buscam sempre o mais fácil, o mais cômodo... essa atitude de fugir da cruz e do caminho estreito não pode agradar a Deus e não conduz ao céu. O próprio Jesus Cristo disse que o caminho para o céu é o estreito, enquanto que o largo conduz ao inferno para sempre: “Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram” (Mt 7, 13-14).

Quem busca o mais fácil jamais será um vencedor.

Procure sempre inclinar-se não ao mais fácil, senão ao mais difícil. Não ao mais saboroso, senão ao mais insípido. Não ao mais agradável, senão ao mais desagradável. Não ao descanso, senão ao trabalho. Não ao consolo, mas à desolação. Não ao mais, senão ao menos. Não ao mais alto e precioso, senão ao mais baixo e desprezível. Não a querer algo, e sim, a nada querer. Não a andar buscando o melhor das coisas temporais, mas ao pior; enfim, desejando entrar por amor a Cristo na total desnudez, vazio e pobreza de tudo quanto há no mundo (São João da Cruz).

Façamos sempre o bem porque a vida passa... passa e não volta mais... o tempo que temos para construir a nossa “mansão” no céu é agora: “Se considerarmos atentamente a misericórdia de Deus, nunca deixaremos de fazer o bem de que formos capazes” (São João de Deus).

 

Estimado senhor, reze com fé e atenção os Salmos 116 e 117 durante o mês de dezembro.

 

Salmo 116: “Aleluia! Eu amo a Deus, porque ele ouve minha voz suplicante, ele inclina seu ouvido para mim no dia em que eu o invoco. Cercavam-me laços de morte, eram redes do Xeol: caí em angústia e aflição. Então invoquei o nome de Deus: ‘Ah! Deus, liberta minha vida!’ Deus é justo e clemente, nosso Deus é compassivo; Deus protege os simples: eu fraquejava e ele me salvou. Volta ao repouso, ó minha vida, pois Deus foi bondoso contigo: libertou minha vida da morte, meus olhos das lágrimas e meus pés de uma queda. Caminharei na presença de Deus na terra dos vivos. Eu tinha fé, mesmo ao dizer: ‘Estou por demais arrasado!’ Em meu apuro eu dizia: ‘Os homens são todos mentirosos!’ Como retribuirei a Deus todo o bem que me fez? Erguerei o cálice da salvação invocando o nome de Deus. Cumprirei a Deus os meus votos, na presença de todo o seu povo! É valiosa aos olhos de Deus a morte dos seus fiéis. Ah! Deus, porque sou teu servo, teu servo, filho de tua serva, rompeste os meus grilhões. Vou te oferecer um sacrifício de louvor, invocando o nome de Deus. Cumprirei a Deus os meus votos, na presença de todo o seu povo, nos átrios da casa de Deus, no meio de ti, Jerusalém!”

 

Salmo 117: Aleluia! Louvai a Deus, nações todas, glorificai-o, todos os povos! Pois seu amor por nós é forte, e sua verdade é para sempre!”

 

Leia com atenção essa “historinha”: Quero ir com minha mãe.

Enquanto se torturava com crueldade a mártir Santa Julieta (morreu por Cristo), Ciro, seu filhinho de três anos, ao ver que sua mãe derramava muito sangue por causa dos muitos ferimentos, começou a gritar de maneira enternecedora. O governador, homem cruel e sem coração, tomou-o nos braços para acalmá-lo; mas o menininho de apenas três anos o repeliu, gritando: “Sou cristão e quero ir com a minha mãe”. E para escapar-se, arranhou o rosto do governador cruel. Furioso, o governador tomou-o pelo pé e partir-lhe a cabeça contra as grades do tribunal. A mãe deu graças a Deus e logo a ela mesma se lhe cortou a cabeça.

Feliz da pessoa que morre por amor a Jesus Cristo! Muitos morrem por amor ao sexo fora do casamento, bebida alcoólica, noitadas e outras coisas que não agradam a Deus.

 

Caríssimo senhor, obrigado pela ajuda mensal.

Rezamos pelo senhor e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração da Virgem Maria: “Salve Maria, Mãe de Deus, que trouxeste ao mundo graça inefável... Salve, Mãe de Deus, que fizeste brilhar no mundo aquele que é luz verdadeira, a nosso Senhor Jesus Cristo” (São Cirilo de Alexandria).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS