Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

068 / 2017

 

Anápolis, 02 de dezembro de 2017

 

À senhora Maria José dos Santos Fernandes

Benfeitora do Instituto, Goiânia – GO

 

Prezada senhora, busque força e ânimo na leitura atenciosa da  Sagrada Escritura (Bíblia); leia e coloque em prática a Palavra de Deus... A Santa Palavra do Senhor nos fortalece nas horas difíceis: “Sustentáculo poderoso para não se cometer pecado é a leitura das Escrituras... Grande precipício e profundo abismo é desconhecer as Escrituras” (Santo Epifânio).

 

Os protestantes dependuram placas em postes e nas árvores dizendo: “Leia a Bíblia”. Para se salvar não basta ler a Bíblia... milhares leem a Bíblia e vão para o inferno. O correto seria escrever: “Leia a Bíblia e a coloque em prática”: “Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando-vos a vós mesmos! Com efeito, aquele que ouve a Palavra e não a pratica assemelha-se a um homem que, observando o seu rosto no espelho, se limita a observar-se e vai-se embora, esquecendo-se logo da sua aparência. Mas aquele que considera atentamente a Lei perfeita da liberdade e nela persevera, não sendo um ouvinte esquecido, antes, praticando o que ela ordena, esse é bem-aventurado naquilo que faz. Se alguém pensa ser religioso, mas não refreia a sua língua, antes se engana a si mesmo, saiba que a sua religião é vã. Com efeito, a religião pura e sem mácula diante de Deus, nosso Pai, consiste nisto: visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações e guardar-se livre da corrupção do mundo” (Tg 1, 22-27).

Nas Sagradas Escrituras deve procurar-se a verdade, não a eloquência. Devem ser lidas com o mesmo espírito com que foram ditadas. Busque-se antes a utilidade que a subtileza da linguagem. Devemos ler, com igual boa vontade, tanto os livros simples e piedosos, como os sublimes e profundos. Não te mova a autoridade de quem escreve, se é de pouca ou de muita erudição; seja o puro amor da verdade que te leve a leitura. Não procure saber quem disse, mas o que foi dito. Os homens passam, mas a verdade do senhor permanece eternamente. De vários modos ela nos fala de Deus, sem acepção de pessoa. Nossa curiosidade, muitas vezes, nos prejudica na leitura das Escrituras; porque pretendemos entender e discernir tudo, quando conviria; simplesmente, ir além (Tomás de Kempis).

As verdades que Deus revelou acham-se na Sagrada Escritura e na Tradição. Nós católicos não temos somente a Sagrada Escritura; mas sim, a Sagrada Escritura, a Tradição e o Magistério.

 

Estimada senhora, reze com fé e atenção os Salmos 132 e 147 durante o mês de dezembro.

 

Salmo 132: “Deus, lembra-te de Davi, de suas fadigas todas, do juramento que fez a Deus, do seu voto ao Poderoso de Jacó: ‘Não entrarei na tenda, minha casa, nem subirei à cama em que repouso, não darei sono aos meus olhos, nem descanso às minhas pálpebras, até que eu encontre um lugar para Deus, moradia para o Poderoso de Jacó’. Eis que ouvimos dela em Éfrata, nós a encontramos nos Campos de Jaar. Entremos no lugar em que ele mora, prostremo-nos diante do seu pedestal. Levanta-te, Deus, para o teu repouso, tu e a arca da tua força. Que teus sacerdotes se vistam de justiça, e teus fiéis exultem de alegria. Por causa de Davi, teu servo, não rejeites a face do teu messias. Deus jurou a Davi uma verdade que jamais desmentirá: ‘É um fruto do teu ventre que eu vou colocar em teu trono. Se teus filhos guardarem minha aliança e o testemunho que lhes ensinei, também os filhos deles para sempre irão sentar-se em teu trono’. Porque Deus escolheu Sião, desejou-a como residência própria: ‘Ela é meu repouso para sempre, aí vou habitar, pois eu a desejei. Vou abençoar suas provisões com largueza e saciar seus indigentes de pão, de salvação vestirei seus sacerdotes, e seus fiéis exultarão de alegria. Ali farei brotar uma linhagem a Davi, e prepararei uma lâmpada ao meu Messias: vestirei seus inimigos de vergonha, e sobre ele vai brilhar seu diadema”.

 

Salmo 147: “Aleluia! Louvai a Deus, pois é bom cantar ao nosso Deus — doce é o louvor. Deus reconstrói Jerusalém, reúne os exilados de Israel; ele cura os corações despedaçados e cuida dos seus ferimentos; ele conta o número das estrelas, e chama cada uma por seu nome. Nosso Senhor é grande e onipotente e sua inteligência é incalculável. Deus sustenta os pobres e rebaixa os ímpios ao chão. Entoai a Deus o louvor, cantai ao nosso Deus com a harpa: ele cobre o céu com nuvens, preparando a chuva para a terra; faz brotar erva sobre os montes, e plantas úteis ao homem; fornece alimento ao rebanho e aos filhotes do corvo, que grasnam. Ele não se compraz com o vigor do cavalo, nem aprecia os músculos do homem;  Deus aprecia aqueles que o temem, aqueles que esperam no seu amor. Glorifica a Deus, Jerusalém, louva teu Deus, ó Sião: pois ele reforçou as trancas de tuas portas, abençoou os teus filhos no teu seio; colocou paz em tuas fronteiras, com a flor do trigo te sacia. Ele envia suas ordens à terra, e sua palavra corre velozmente: faz cair a neve como lã, espalha a geada como cinza. Ele atira seu gelo em migalhas: diante do seu frio, quem pode resistir? Ele envia sua palavra e as derrete, sopra seu vento e as águas correm. Anuncia sua palavra a Jacó, seus estatutos e normas a Israel; com nação nenhuma agiu deste modo, e nenhuma conheceu as suas normas”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: O arrependimento de Santa Áurea.

Esta Santa era filha de pai muçulmano e mãe cristã. Por ser ela cristã e praticar a sua religião, foi denunciada por alguns de seus parentes hereges e teve de comparecer diante do Juiz de Córdoba que era também parente seu. Cedendo às instâncias, prontificou-se a renegar a fé, dizendo que faria tudo que lhe ordenassem. Foi posta em liberdade, mas, logo que voltou para casa, chorou amargamente o seu pecado; e, dando provas de sua fé, visitava as igrejas católicas. De novo presa e conduzida perante o Juiz, declarou o seguinte: “Nunca me separei do meu Senhor Jesus Cristo, e nem por um instante acreditei nos erros e mentiras de vossa seita. Diante de ti, ó Juiz, vacilou a minha língua, mas só a minha língua; confessei imediatamente o meu pecado e lavei-o com torrentes de lágrimas; conservei a minha santa fé e estou disposta a morrer por ela”.

Carregada de cadeias de ferro, foi encarcerada e pouco depois degolada, conquistando a coroa dos mártires.

Feliz da pessoa que persevera na fé católica!

 

Caríssima senhora, obrigado pela ajuda mensal.

Rezamos pela senhora e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo, nosso refúgio seguro: “A única coisa que te deve preocupar é conhecer a Jesus para amá-lo” (Santa Teresa dos Andes).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS