Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

070 / 2017

 

Anápolis, 04 de dezembro de 2017

 

À senhora Lilian Gonçalves Corrêa Azevedo

Benfeitora do Instituto, Goiânia – GO

 

Prezada senhora, ame a Jesus Cristo de todo o coração… somente Ele merece o nosso coração, a nossa vida… tudo! Feliz da pessoa que pisa o respeito humano para servir a Cristo sem medo… não podemos desprezar o nosso Salvador por causa de zombarias, desprezos e xingamentos dos mundanos: “De Cristo nos vem o nome de cristãos… não devemos então seguir o caminho que Cristo seguiu?” (São Bernardo de Claraval).

 

Jesus Cristo é a luz do mundo! Quem segue a Jesus deve viver como Ele viveu… deve ser luz… deve brilhar com o bom exemplo. Dizer ser cristão e viver nas trevas do pecado é uma contradição monstruosa. Para ser verdadeiramente cristão é preciso imitar o exemplo de Nosso Senhor: “Aqueles que vivem mal e se dizem cristãos, fazem uma injúria a Cristo. Deles foi dito que blasfemam o nome do Senhor” (Santo Agostinho).

Milhões de cristãos estão vivendo de aparência… isso não pode agradar a Deus. Quem vive de aparência está muito longe do caminho da salvação. Jesus Cristo quer que sejamos autênticos… que trilhemos o caminho da santidade com sinceridade e não com falsidade e mentira… o céu não “aceita” hipócritas: “O ser cristão é coisa que deve ser grande e não só ter aparência disso” (São Jerônimo).

Quem viver santamente aqui nesse mundo, imitando a Jesus Cristo e vivendo os Mandamentos com amor, alegria e sinceridade, se salvará; mas aquele que viver longe de Deus… seguindo as máximas do mundo… os vícios, pecados… não se salvará. Quem for santo aqui nesse mundo irá para o céu; quem for rebelde irá para o inferno: “Embora na terra, o cristão deve ser como que do céu” (São Gregório Magno).

O verdadeiro cristão é aquele que despreza as coisas caducas desse mundo para seguir radicalmente a Jesus Cristo, imitando o Senhor em qualquer lugar… sem respeito humano e com profunda convicção: “Seremos cristãos se formos imitadores de Cristo” (São Cipriano), e: “Cristão é o meu nome, católico o meu sobrenome” (São Paciano), e também: “O cristão é outro cristo” (Tertuliano).

Trabalhemos todos os dias para salvar a nossa alma… vivendo sempre com a graça santificante na nossa alma: “Se não queremos perder o nosso merecimento para o céu, cuidemos de trabalhar e sofrer no estado da graça de Deus” (Pe. João Batista Lehmann).

 

Estimada senhora, reze com fé e atenção os Salmos 95 e 96 durante o mês de dezembro.

 

Salmo 95: “Vinde, exultemos em Deus, aclamemos o Rochedo que nos salva; entremos com louvor em sua presença, vamos aclamá-lo com músicas. Porque Deus é um Deus grande, o grande rei sobre todos os deuses; ele tem nas mãos as profundezas da terra, e dele são os cumes das montanhas; é dele o mar, pois foi ele quem o fez, e a terra firme, que plasmaram suas mãos. Entrai, prostrai-vos e inclinai-vos, de joelhos, frente a Deus que nos fez! Sim, é ele o nosso Deus e nós o povo do seu pasto, o rebanho de sua mão. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz! ‘Não endureçais vossos corações como em Meriba, como no dia de Massa, no deserto, quando vossos pais me provocaram e tentaram, mesmo vendo as minhas obras. Quarenta anos esta geração me desgostou, e eu disse: Sempre os corações errantes, que não conhecem meus caminhos… Então eu jurei na minha ira: jamais entrarão no meu repouso!’”

 

Salmo 96: “Cantai a Deus um cântico novo! Terra inteira, cantai a Deus! Cantai a Deus, bendizei o seu nome! Proclamai sua salvação, dia após dia, anunciai sua glória por entre as nações, pelos povos todos as suas maravilhas! Pois Deus é grande, e muito louvável, mais terrível que todos os deuses! Os deuses dos povos são todos vazios. Foi Deus quem fez os céus! À sua frente há majestade e esplendor, poder e beleza no seu santuário! Tributai a Deus, ó famílias dos povos, tributai a Deus glória e poder, tributai a Deus a glória do seu nome. Trazei a oblação e entrai em seus átrios, adorai a Deus no seu santo esplendor, terra inteira, tremei em sua frente! Dizei entre as nações: ‘Deus é Rei! O mundo está firme, jamais tremerá. Ele governa os povos com retidão’. Que o céu se alegre! Que a terra exulte! Estronde o mar, e o que ele contém! Que o campo festeje, e o que nele existe! As árvores da selva gritem de alegria, diante de Deus, pois ele vem, pois ele vem para julgar a terra: ele vai julgar o mundo com justiça, e as nações com sua verdade”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: Estrangulou a própria mãe.

O pároco de Esclés, cidade da França, dizia a uma sua paroquiana:

— Olhe, é preciso mandar o seu filho ao Catecismo, do contrário não o poderei admitir à primeira Comunhão, para a qual as crianças estão se preparando.

A orgulhosa e altiva senhora disse ao padre:

— Não será isso que impedirá meu filho de crescer são e forte!

E assim foi. Aquele rapaz cresceu são e forte, mas, dez anos depois, era condenado à morte. Por quê? Porque, não conseguindo roubar mais dinheiro da mãe, matou-a por estrangulamento (apertou o pescoço da mãe até matá-la).

Infeliz do casal que cria os filhos longe de Deus! Que cria os filhos como se fossem bonequinhas de pelúcia!

 

Caríssima senhora, obrigado pela ajuda mensal.

Rezamos pela senhora e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo: “A amizade de Jesus é desinteressada. Jesus fez-se nosso amigo mais para dar do que para receber. Não buscou a nossa amizade por ter dela necessidade para aumentar sua glória, mas para nos dar um penhor da nossa bem-aventurança” (Pe. Alexandrino Monteiro).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS