Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

006 / 2018

 

Anápolis, 29 de janeiro de 2018

 

Ao senhor João Alexandre Gonçalves

Benfeitor do Instituto, Anápolis – GO

 

Prezado senhor, Nosso Senhor Jesus Cristo fez tudo com perfeição, amor e dedicação... devemos imitar o exemplo do nosso Mestre. Devemos colocar o nosso coração naquilo que fazemos, buscando sempre a perfeição. A preguiça é grande inimiga da vida profissional... o desleixo também atrapalha muito o nosso progresso... o trabalho realizado pela metade não ajuda, mas destrói a vida de um trabalhador: “O ferro que jaz ocioso, consumido pela ferrugem, torna-se mole e inútil; mas, se é empregado no trabalho, é muito mais útil e belo, e não fica muito atrás da prata pelo seu brilho. A terra baldia não produz nada de útil, mas mato, cardos, espinhos e árvores infrutíferas; mas a que é cultivada coroa-se de suaves frutos. E, para dizê-lo numa só palavra, todo o ser se corrompe pela ociosidade e se aperfeiçoa pela operação que lhe é própria” (São João Crisóstomo); o homem, pelo seu trabalho.

Deus não criou o homem para a preguiça, para a ociosidade... para viver de pernas para cima... atarefado em nada fazer... para perambular pelas ruas desocupado ou ficar amuado na porta de um bar todos os dias. Deus quer que o homem seja útil! Desde o início do cristianismo... os seguidores de Jesus Cristo trabalharam com dedicação, deixando a ociosidade de lado, porque Deus não ajuda o apático e preguiçoso: “Todo aquele que chegar a vós em nome do Senhor, seja recebido; depois, examinando-o, vireis a conhecê-lo... Se quem chega é um viajante, não permanecerá entre vós mais do que dois dias ou, se for necessário, três. Mas, se quiser estabelecer-se entre vós, tendo um ofício, que trabalhe e assim se alimente. E se não tiver ofício, provede conforme a vossa prudência, de modo que não viva entre vós nenhum cristão ocioso. Se não quiser fazer assim, é um traficante de Cristo; estai alerta contra esses” (Didaquê ou Doutrina dos Doze Apóstolos).

É triste, repugnante e escandaloso, alguém viver de braços cruzados olhando para os lados... sem nada fazer. Jesus Cristo trabalhou muito em Nazaré, deu-nos o exemplo admirável da importância do trabalho e da perfeição humana e sobrenatural com que devemos realizar a nossa tarefa profissional: “Jesus, crescendo e vivendo como um de nós, revela-nos que a existência humana, a vida comum e de cada dia, tem um sentido divino. Por muito que tenhamos considerado estas verdades, devemos encher-nos sempre de admiração ao pensar nos trinta anos de obscuridade que constituem a maior parte da vida de Jesus entre os seus irmãos, os homens. Anos de sombra, mas, para nós, claros como a luz do sol” (São Josemaría Escrivá).

Quem trabalha constrói o mundo... quem não trabalha não merece o que come... quem trabalha mostra que ama... o trabalho sempre é necessário (Pe. Orlando Gambi).

 

Leia atenciosamente a Vida de São João de Deus.

São João de Deus nasceu no dia 08 de março de 1495, em Montemor-o-Novo, Portugal. Fugiu de sua casa aos oito anos de idade e durante sua vida foi pastor, soldado, vaqueiro, pedreiro, mascate, enfermeiro, livreiro e santeiro.

Conta-se que sua mãe morreu de tristeza e de saudade do filho desaparecido, e que seu pai se fez monge. São João de Deus viajou por toda a Europa, e quando retornou, em 1538 montou uma livraria em Granada, Espanha.

Neste mesmo ano, São João d’Ávila também estava em Granada pregando o Evangelho e São João de Deus teve a oportunidade de ouvi-lo pregar. Impressionado com o sermão sobre o mártir São Sebastião, começou a gritar pedindo perdão e misericórdia a Deus pelos seus pecados, e decidiu vender tudo o que possuía.

Ficou conhecido como louco, pois andava maltrapilho e vagueava pelas ruas, batendo no peito e confessando seus pecados. Levaram-no à presença de São João d’Ávila, que o encaminhou a um hospício da redondeza aconselhando-o a dedicar-se às coisas de Deus. Sua melhora foi logo notada. Conseguiu sair do hospício em 1539, passando então a ajudar aos outros doentes do hospício dedicando totalmente sua vida aos desvalidos como enfermeiro. Fundou vários hospitais, onde os doentes eram tratados como seres humanos e como filhos de Deus.

Juntaram-se a ele, colaboradores que deram origem aos irmãos dos Enfermos. Em 1549 contraiu uma grave doença que escondeu dos médicos com medo que não o deixassem mais trabalhar até que foi descoberto quando já não conseguia mais esconder, mesmo assim só conseguia pensar em ajudar os outros. Morreu em 1550, no dia 08 de março, de joelhos a rezar. Leão XII e declarou “Patrono dos Hospitais”.

 

Estimado senhor, reze com fé e atenção o Salmo 118, do versículo 160 até o versículo 176, durante o mês de fevereiro de 2018.

Salmo 118, 160-176: “O princípio da tua palavra é a verdade, tuas normas são justiça para sempre. Príncipes me perseguem sem motivo, meu coração teme as tuas palavras. Alegro-me com tua promessa, como quem acha um grande despojo. Detesto e abomino a mentira, e amo a tua lei. Sete vezes por dia eu te louvo por causa de tuas normas justas. É grande a paz dos que amam a tua lei, para eles não existe um tropeço. Eu espero tua salvação, Senhor, e pratico teus mandamentos. Observo os teus testemunhos, eu os amo de fato. Observo teus preceitos e teus testemunhos, meus caminhos estão todos à tua frente. Que meu grito chegue à tua presença, Senhor, dá-me discernimento, conforme tua palavra! Que minha súplica chegue à tua presença, liberta-me, conforme tua promessa! Que meus lábios publiquem o louvor, pois tu me ensinas os teus estatutos. Que minha língua cante a tua promessa, pois teus mandamentos todos são justiça. Que a tua mão venha socorrer-me, pois escolhi teus preceitos. Desejo tua salvação, Senhor, e minhas delícias estão em tua lei. Que eu possa viver para te louvar, e tuas normas venham socorrer-me. Eu me desvio como ovelha perdida: vem procurar o teu servo! Sim, eu nunca me esqueço dos teus mandamentos!”

 

Leia com atenção essa “historinha”: Cuidado com o mundo!

Santo Anselmo, em êxtase, viu um grande rio cheio de imundícies e as águas coalhadas de cadáveres de homens, mulheres e crianças. Interrogando o céu sobre o significado daquela visão, foi-lhe revelado que o rio é o mundo e os náufragos são os seus seguidores. Essa visão seria, hoje em dia, muito mais espantosa. Por isso é preciso levantar a voz e clamar com Jeremias: “Fugi dessa Babilônia, se quereis salvar a vossa alma”. Sim; é preciso fugir do mundo, de seus enganos, de suas loucuras e de suas obras. Não podeis servir a dois senhores!

Aquele que agrada o mundo recebe o seu aplauso vazio e repugnante!

 

Prezado senhor, obrigado pela ajuda financeira.

Rezamos pelo senhor e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Santíssimo de Jesus Cristo: “Do Senhor só nos chegam bens. Quando Ele permite a dor, a contrariedade, problemas econômicos ou familiares... é porque deseja para nós um bem mais valioso” (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS