Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

007 / 2018

 

Anápolis, 30 de janeiro de 2018

 

À senhora Salma Salomão de Castro

Benfeitora do Instituto, Anápolis – GO

 

Prezada senhora, suporte as dificuldades de cada dia com muita fé, amor, alegria, paciência... e com os olhos fixos em Jesus Cristo, que sofreu desde o ventre materno. Nosso Senhor sofreu muito aqui nesse mundo, e a nossa vida não pode ser diferente. Ele foi desprezado por todos e morreu numa cruz... grande consolo para a nossa vida, principalmente nas horas difíceis.

Quem sofre com paciência se salvará... quem sofre com revolta e impaciência se perderá: seja justo ou pecador, cada um deve carregar sua cruz. Quem a carrega com paciência, salva-se; quem a carrega com impaciência, perde-se. As mesmas misérias... levam alguns para o céu, e outros para o inferno. Com a prova do sofrimento se distingue a palha do trigo, na Igreja de Deus: quem se humilha nos sofrimen­tos e se submete à vontade de Deus é trigo destinado ao céu; quem é soberbo e fica impaciente, a ponto de voltar as costas para Deus, é palha que é destinada ao inferno (Santo Afonso Maria de Ligório).

A cruz é a chave do céu... para entrar na Felicidade Eterna é preciso carregar a cruz todos os dias sem se desesperar. Aquele que sofre com paciência receberá uma grande recompensa no céu: “Por um pequeno castigo receberão grandes favores. Deus os colocou à prova e os achou dignos de si” (Sb 3, 5).

Quando a cruz pesar em nossos ombros, é preciso inclinar a cabeça diante da vontade do Criador e suportar tudo com paciência... não é fácil, mas é assim. Tudo o que acontece na nossa vida é vontade de Deus ou permitido por Ele... Ele está por trás de tudo... o Criador permite até o pecado: “Deus aborrece soberanamente o pecado, e, todavia, em sua sabedoria infinita, permite-o, para deixar operar a criatura racional, conforme à sua natureza e tornar melhores os bons, quando, tendo ocasião de violar a lei, a não violarem. Adoremos e bendigamos essa santa permissão” (São Francisco de Sales).

Jesus Cristo sofreu... a Virgem Maria sofreu... os santos sofreram... a nossa vida não pode ser diferente. Jesus Cristo não engana os seus amigos! Ele disse: “Se alguém quer vir após mim... tome a sua cruz” (Mt 16, 24). Ele disse: Se alguém quer... não obriga, não força ninguém.

 

Estimada senhora, reze com fé e atenção o Salmo 115 durante o mês de fevereiro de 2018.

 

Salmo 115: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por teu amor e tua verdade! Por que diriam as nações: ‘Onde está o Deus deles?’ O nosso Deus está no céu e faz tudo o que deseja. Os ídolos deles são prata e ouro, obra de mãos humanas: têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não tocam; têm pés, mas não andam; não há um murmúrio em sua garganta. Os que os fazem ficam como eles, todos aqueles que neles confiam. Casa de Israel, confia em Deus: ele é seu socorro e seu escudo! Casa de Aarão, confia em Deus: ele é seu socorro e seu escudo! Vós que temeis a Deus, confiai no Senhor: ele é seu socorro e seu escudo! Deus se lembra de nós e vai abençoar-nos: vai abençoar a casa de Israel, vai abençoar a casa de Aarão, vai abençoar os que temem o Senhor, os pequenos com os grandes. Que Deus vos multiplique, a vós e a vossos filhos! Sede benditos do Senhor, que fez o céu e a terra. O céu é o céu de Deus, mas a terra, ele a deu para os filhos de Adão. Os mortos já não louvam ao Senhor, nem os que descem ao lugar do Silêncio. Nós, os vivos, nós bendizemos a Deus, desde agora e para sempre!”

 

Leia com atenção essa “historinha”: Mãe exemplar.

Viúva aos vinte anos, a mãe de São João Crisóstomo não quis passar a segundas núpcias a fim de se consagrar inteiramente à educação cristã de seus filhos. Foi em verdade digna do sagrado nome de mãe, tanto que os próprios pagãos não podiam deixar de admirar-lhe as excepcionais qualidades. Um de seus filósofos, referindo-se a ela particularmente, exclamou: “Que mulheres maravilhosas há entre os cristãos!”

Feliz da mãe que carrega com paciência, amor e alegria as cruzes de cada dia... ela será recompensada no céu!

 

Caríssima senhora, obrigado pela ajuda financeira.

Rezamos pela senhora e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração da Virgem Maria: “Na Virgem Santíssima tudo favorecia e secundava o curso do amor celeste, operando-se nela aumentos e progressos na perfeição, incomparavelmente maiores que em todo o resto das criaturas; e, todavia, esses progressos eram infinitamente doces, amenos e pacíficos” (São Francisco de Sales).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS