Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

009 / 2018

 

Anápolis, 01 de fevereiro de 2018

 

Ao senhor Munir Caixe

Benfeitor do Instituto, Anápolis – GO

 

Caríssimo senhor, não deixe de realizar o bem por causa dos invejosos, críticos, zombeteiros e pessimistas. É preciso confiar em Deus e trabalhar muito, porque o Criador não ajuda os apáticos e preguiçosos.

Faça tudo com muita e otimismo... não olhe para a crise, porque o nosso Deus não se chama crise, mas sim, Deus da vitória: “Porque o Senhor vosso Deus marcha convosco, lutando a vosso favor contra os vossos inimigos, para salvar-vos!” (Dt 20, 4), e: “Mas em tudo isto somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou” (Rm 8, 37).

Devemos superar as dificuldades com muito ânimo e perseverança... quem ama a Deus de verdade não deixa de caminhar, mesmo quando o caminho é escorregadio, cheio de pregos e pedras... quem fixa os olhos em Deus “voa” sobre as dificuldades com garra, valentia e ousadia: “Junto convosco eu enfrento os inimigos, com vossa ajuda eu transponho altas muralhas” (Sl 17, 30).

A dificuldade existe para ser superada, não para nos esmagar... o obstáculo existe para ser vencido, não para impedir os nossos passos... a “montanha” da provação existe para ser “escalada”, não para nos desanimar. Aquele que se apoia em Deus passa por dificuldades, mas não desiste... porque Deus é proteção segura... é fortaleza que nos sustenta no combate: “Só em Deus a minha alma repousa, dele vem a minha salvação; só ele é minha rocha, minha salvação, minha fortaleza, - jamais vacilarei!” (Sl 62, 2-3).

Devemos tomar muito cuidado com o entusiasmo de momento... aquele fogo de palha de menininhos mimados e sonhadores... Deus quer que perseveremos nos nossos propósitos até fim... sem desanimar... sem choramingar... sem pessimismo. Devemos lutar sempre, lutar com garra... mesmo que a vitória demore, o importante é perseverar na luta. É preciso lutar com o desejo de vencer... desejo fortíssimo... desejo “violento”... desejo “agressivo”... desejo “rebelde”... devemos lutar até “doer”, isso mesmo, “doer” os pés, a cabeça, os braços... todo o corpo... Deus não ajuda molengas, parasitas e sanguessugas.

 

Estimado senhor, reze com fé e atenção o Salmo 71 durante o mês de fevereiro de 2018.

 

Salmo 71: “Deus, eu me abrigo em ti: que eu nunca fique envergonhado! Salva-me, por tua justiça! Liberta-me! Inclina depressa teu ouvido para mim!Sê para mim uma rocha hospitaleira sempre acessível; tu decidiste salvar-me, pois meu rochedo e muralha és tu. Deus meu, liberta-me da mão do ímpio, do punho do criminoso e do violento. Pois minha esperança és tu, Senhor, Deus é minha confiança desde a juventude. Desde o seio tu és o meu apoio, tu és minha parte desde as entranhas maternas, em ti está continuamente o meu louvor. Para muitos eu me tornava um prodígio, tu, porém, és meu abrigo seguro. Minha boca está cheia do teu louvor, do teu esplendor, todo o dia. Não me rejeites no tempo da velhice, não me abandones quando meu vigor se extingue! Pois meus inimigos falam de mim, juntos planejam os que espreitam minha vida! ‘Deus o abandonou, persegui-o! Agarrai-o, pois não há quem o salve!’ Ó Deus, não fiques longe de mim! Deus meu, vem socorrer-me depressa! Fiquem envergonhados e arruinados os que perseguem minha vida; fiquem cobertos de ultraje e desonra os que buscam o mal contra mim. Quanto a mim, eu espero sem cessar, continuando o teu louvor; minha boca narrará tua justiça, todo o dia a tua salvação. Eu virei com o poder de Deus, para recordar tua única justiça. Ó Deus, tu me ensinaste desde a minha juventude, e até aqui eu anuncio tuas maravilhas. E agora, velho e encanecido, não me abandones, ó Deus, até que eu anuncie teu braço às gerações futuras, teu poder e tua justiça, ó Deus, até às nuvens! Tu realizaste coisas grandiosas: ó Deus, quem é como tu? Fizeste-me ver tantas angústias e males, tu voltarás para dar-me vida, voltarás para tirar-me dos abismos da terra, aumentarás minha grandeza, e me consolarás de novo. Quanto a mim, vou celebrar-te com a cítara, por tua verdade, meu Deus; vou tocar harpa em tua honra, ó Santo de Israel! Que meus lábios exultem, quando eu tocar para ti, e também minha vida, porque a resgataste! Também minha língua todo o dia medita a tua justiça, pois foram envergonhados e confundidos os que buscam o mal contra mim!”

 

Leia com atenção essa “historinha”: Falência sensacional.

Um banqueiro de Poitiers (França) declarara falência. Os credores apresentaram-se para exigir seu dinheiro: um, trinta mil francos; outro, quarenta mil e, assim, milhares de credores reclamavam grande somas. Um credor, porém, reclama apenas sete francos e meio. Surpreendidos, os demais perguntaram-lhe como se explicava que exigisse só aquela pequena quantia, quando se sabia que ele depositara naquele banco quarenta e cinco mil francos. Ele tranquilamente respondeu:

- Já os retirei há muito tempo.

- Como? Alguém avisou ao senhor que o banco ia falir?

- Sim; eu o li num jornal.

- Num jornal? E como nós não lemos essa notícia?

- Leram, sim; mas não entenderam. Eu li que o banqueiro assistiu aos funerais de um livre pensador e pronunciou um discurso veemente defendendo a impiedade; dai me veio o pensamento, agora comprovado, que um homem que não crê em Deus nem na vida futura, não pode ter consciência, nem honra, e apressei-me a retirar o meu dinheiro.

Está claro que o banqueiro não acreditava em Deus... quem não acredita em Deus não tem piedade do próximo. Devemos tomar cuidado com os golpistas!

 

Caríssimo senhor, obrigado pela ajuda financeira.

Rezamos pelo senhor e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria Santíssima: “O nome de Estrela do Mar também é dado a Maria pela Santa Igreja. Porque assim como os navegantes são dirigidos ao porto por meio da estrela, também assim os cristãos são guiados para o céu por meio de Maria” (Santo Tomás de Aquino).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS