Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

010 / 2018

 

Anápolis, 02 de fevereiro de 2018

 

À senhora Elice Maria de Souza

Benfeitora do Instituto, Anápolis – GO

 

Prezada senhora, seja otimista, valente e ousada... não deixe de realizar o bem por causa dos fracassados, covardes e preguiçosos. Milhões de pessoas vivem escoradas ou prostradas no leito da preguiça e do comodismo. Deus quer que sejamos fortes, perseverantes e “teimosos” no bem... é preciso lutar com garra... muita garra... não basta lutar, mas é preciso lutar para vencer... somente o vencedor obterá vitória. Disse São Jerônimo que “muitos começam bem, mas poucos são os que perseveram. Um Saul, um Judas, um Tertuliano, começaram bem, mas acabaram mal, porque não perseveraram como deviam”. Ele diz ainda: “Nos cristãos não se procura o princípio, mas o fim”. “O Senhor — prossegue o mesmo Santo — não exige somente o começo da boa vida, quer também seu bom termo; o fim é que alcançará a recompensa”. É por isso que São Lourenço Justiniano chama a perseverança de “porta do céu”. Quem não der com essa porta, não poderá entrar na glória.

Deus nos criou para a vitória... vitória aqui nesse mundo e vitória após a morte. Quem não se salvar, isto é, não for para o céu, sofrerá a pior das derrotas.

Sem dedicação e esforço contínuo não há vitória! Para conquistar grandes vitórias é necessária grande valentia. Aquele que fica amuado nos cantos escuros ou adormecido sobre o “lençol” da preguiça, jamais obterá vitória. Sem vontade firme e luta corajosa... a vitória será impossível. Nenhuma muralha, por grande que seja, impedirá que uma pessoa cheia de vontade seja vitoriosa. Quando a vontade de vencer é grande, não há obstáculo intransponível!

O tempo passa... a vida é curta... cada dia que passa a morte se aproxima... devemos fazer o bem agora, enquanto o coração está pulsando... agora é tempo de construir uma belíssima e grandiosa “mansão” no céu... cada boa obra que fazemos é um “tijolo” que colocamos nessa “mansão”.  Muitos morrem de mãos vazias e vão para o inferno! Triste fim... nunca mais sairão desse mar de fogo!

Não devemos desistir nunca... mas recomeçar sempre. A pior de todas as derrotas aqui nesse mundo é desistir do ideal. É grande sabedoria, depois de uma aparência de fracasso, recomeçar com muita força de vontade... devemos imitar a locomotiva que puxa muitos vagões sem descarrilar, e com uma força invejável.  Recomeçar nunca foi vergonhoso; vergonhoso é permanecer de braços cruzados... desanimado... sem nada fazer.  O mundo está cheio dessas “múmias” chorosas!

 

Estimada senhora, reze com fé e atenção o Salmo 24 durante o mês de fevereiro de 2018.

 

Salmo 24: “De Deus é a terra e o que nela existe, o mundo e seus habitantes; ele próprio fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre os rios. Quem pode subir à montanha de Deus? Quem pode ficar de pé no seu lugar santo? Quem tem mãos inocentes e coração puro, e não se entrega à falsidade, nem faz juramentos para enganar. Ele obterá de Deus a bênção, e do seu Deus salvador a justiça. Esta é a geração dos que o procuram, dos que buscam tua face, ó Deus de Jacó. Levantai, ó portas, os vossos frontões, elevai-vos, antigos portais, para que entre o rei da glória! Quem é este rei da glória? É Deus, o forte e valente, Senhor, o valente das guerras. Levantai, ó portas, os vossos frontões, elevai-vos, antigos portais, para que entre o rei da glória! Quem é este rei da glória? É o Senhor dos Exércitos: ele é o rei da glória!”

 

Leia com atenção essas três “historinhas”: A glória vã deste mundo.

 

1. Napoleão, para conquistar um reino, sofreu frio, cansaço, sono e expôs-se muitas vezes aos perigos da guerra. Seu reinado foi meteoro de um instante e ele morria derramando lágrimas de desengano, na ilha de Santa Helena, no meio do mar. Pobre infeliz!

 

2. César, suspirando pelo Império de Roma, combateu árduas batalhas nas Gálias... e apenas alcançou o umbral do sonhado império, caiu apunhalado aos pés da estátua de Pompeu. Pobre sonhador!

 

3. Alexandre combateu com força de vontade jamais vista na terra; e quando conseguiu o domínio do mundo, colheu-o a morte e com ele esfacelou-se o seu império. Pobre ambicioso!

 

Ora, se os filhos do século sabem sofrer indizíveis tormentos, superar terríveis dificuldades para alcançar o reino de um dia – por que os filhos da luz não hão de saber suportar pequenos sofrimentos, combater as paixões, repelir a lisonja do mundo para conquistar um reino eterno de felicidade?

O mundo é um “patrão” cruel... promete mil maravilhas para os seus seguidores, mas o prêmio é um vazio total e muita revolta no coração. Quem segue o mundo se alimenta da sua “lama” nauseabunda, repugnante e nojenta. Pobres minhocas!... ou melhor, podres minhocas!

 

Caríssima senhora, obrigado pela ajuda financeira.

Rezamos pela senhora e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo: “Desde o primeiro instante da sua encarnação, Jesus Cristo possuía a mais perfeita sabedoria e santidade, tão completas que, sob nenhum aspecto, podia aumentá-las” (Catecismo sobre Jesus Cristo).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS