Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

017 / 2018

 

Anápolis, 12 de fevereiro de 2018

 

Ao senhor Marcus Antônio Bastos Antunes

Benfeitor do Instituto, Anápolis – GO

 

Caríssimo senhor, não se desespere diante das provações de cada dia… quem é provado torna-se firme e maduro… suporta as “tempestades” que sopram violentamente sem se inclinar ou ceder. Quem é provado possui “raízes” profundas! Para viver bem nesse mundo, reino dos golpistas, é preciso de profundas e grossas “raízes”… é preciso ser “gameleira”árvore gigante, frondosa e firme. Os caniços estão com os dias contados!

Deus nos criou para a vitória… vencer aqui nesse mundo e conquistar a Vida Eterna, pátria dos batalhadores, trabalhadores, incansáveis, ousados e santos. A vitória é conquistada com as armas da paciência e da força de vontade… saber esperar não é derrota… “atropelar”, sim. Os apavorados não pensam com a cabeça; mas sim, com o “bucho”, por isso, só fazem sujeiras. É preciso saber esperar e também esperar em Deus que tudo pode. Esperar não significa cruzar os braços e se “esticar” no sofá… mas sim, acompanhar tudo de perto esperando a hora certa. Muitas pessoas perderam tudo por causa do apavoramento e da imprudência.

Deus quer que lutemos com paciência, muita paciência… paciência perseverante. Os santos estão no céu porque nunca deixaram de lutar. Aquele que desiste não se salvará.

A força de vontade perseverante “chicoteia” as dificuldades… essas tornam-se “escravas” da outra. Não podemos deixar os problemas encurtar os nossos passos; pelo contrário, devemos aumentá-los sempre. Aquele que possui força de vontade “passeia” sobre os “espinhos” das provações… quem é mole e frouxo será espetado pelos “espinhos” das dificuldades.

O mundo já se transformou num “clube” de moleques; isto é, de pessoas folgadas, golpistas, irresponsáveis, preguiçosas, parasitas, sanguessugas… querem tudo pronto e na mão… as “patricinhas” e os “mauricinhos” invadiram o mundo.

O irresponsável vive na “sombra” do próximo, porque “adora” evitar fadiga. Que “coisa” mais inútil!

Vivamos na presença de Deus… Deus Vivo e Verdadeiro… porque o mundo já se transformou numa “fábrica” de Pinóquio (mentirosos, enganadores, falsos , traiçoeiros e vigaristas).

Não deixe de sorrir por causa da decepção! A decepção é uma ótima “Faculdade”. Ela nos ensina a confiar sempre em Deus e a desconfiar quase sempre do homem. Feliz da pessoa que se “apaixona” pela decepção; com certeza não sofrerá muito.

 

Prezado senhor, leia essa passagem da Paixão de Jesus Cristo durante o Tempo da Quaresma (Mt 26,47-56).

 

“E enquanto ainda falava, eis que veio Judas, um dos Doze acompanhado de grande multidão com espadas e paus, da parte dos chefes dos sacerdotes e dos anciãos do povo. O seu traidor dera-lhes um sinal, dizendo: ‘É aquele que eu beijar; prendei-o’. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: ‘Salve, Rabi!’ e o beijou. Jesus respondeu-lhe: ‘Amigo, para que estás aqui?’ Então, avançando, deitaram a mão em Jesus e o prenderam. E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, desembainhou a espada e, ferindo o servo do Sumo Sacerdote, decepou-lhe a orelha. Mas Jesus lhe disse: ‘Guarda a tua espada no seu lugar, pois todos os que pegam a espada pela espada perecerão. Ou pensas tu que eu não poderia apelar para o meu Pai, para que ele pusesse à minha disposição, agora mesmo, mais de doze legiões de anjos? E como se cumpririam então as Escrituras, segundo as quais isso deve acontecer?’ E naquela hora, disse Jesus às multidões: ‘Como a um ladrão, saístes para prender-me com espadas e paus! Eu me sentava no Templo ensinando todos os dias e não me prendestes’. Tudo isso, porém, aconteceu para se cumprirem os escritos dos profetas. Então todos os discípulos, abandonando-o, fugiram”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: Os santos perdoam.

Na vida de São Francisco de Sales lê-se o seguinte episódio: Um dia, quando o Santo atravessava um pequeno bosque acompanhado apenas de um sacerdote e um criado, um fanático que o odiava por causa de suas pregações contra a heresia, estando oculto atrás de uma moita, fez fogo (revólver) contra ele para matá-lo. Felizmente errou o alvo e Francisco nada sofreu. Pessoas, que ouviram o tiro, acorreram e quiseram prender o assassino e entregá-lo à justiça.  O santo, porém, manso e sorridente, procurou acalmar a gente, pedindo que deixassem em paz aquele pobre iludido, e o assassino, vencido pela bondade do santo, converteu e abjurou (renunciou) a heresia.

 

Estimado senhor, obrigado pela ajuda financeira.

Rezamos pelo senhor e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Nossa Senhora: “Que deves fazer se por causa do teu pecado temes a vingança de Deus? Vai, recorre a Maria, que é a esperança dos pecadores. Estás, porém, receoso de que ela não queira tomar sua defesa? Pois então fica sabendo que é impossível uma tal repulsa; pois o próprio Deus encarregou-a de ser o refúgio dos pecadores” (São Boaventura).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS