Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

022 / 2018

 

Anápolis, 15 de fevereiro de 2018

 

Ao senhor Elias Achkar

Benfeitor do Instituto, Anápolis – GO

 

Caríssimo senhor, enfrente todas as dificuldades, provações e obstáculos com os olhos fixos em Deus... aquele que luta sem o apoio de Deus jamais sairá vitorioso. Não deixe de caminhar por causa dos invejosos e fofoqueiros... não podemos deixar o inimigo sufocar o nosso ideal. Seja valente e não tenha preguiça de recomeçar; muitas pessoas morrem de mãos vazias porque não tiveram coragem de recomeçar depois da queda.

Infeliz da pessoa que confia nas próprias forças e despreza a ajuda do Deus Eterno e Poderoso... esse trabalha em vão. A galinha choca faz muito barulho quando voa e quase não sai do lugar. O mesmo acontece com aquele que possui muita força de vontade, mas vive longe de Deus... faz muito barulho, mas “voa” baixo.

Esse mundo é um vale de lágrimas! Aquele que busca cantos escuros jamais obterá vitória... é preciso lutar sem desistir! Não podemos desistir da nossa caminhada por causa da decepção que tivemos com alguém. É preciso retirar o “espinho” e continuar a caminhada, não andando, mas correndo... porque o “espinho” não está mais prejudicando as nossas passadas.

Para chegar ao lugar desejado é preciso caminhar com coragem e ousadia. Não basta recomeçar para vencer... mas é preciso recomeçar e não desistir... recomeçar e não retroceder... não recuar diante das provações... perseverar na luta.

 

Leia atenciosamente a Vida de Santo Elias, mártir.

No ano 300, quando os Imperadores Galério Maximiano e Máximo retomaram a perseguição desencadeada por Diocleciano, cinco egípcios foram visitar os confessores condenados às minas na Cilícia, e, em sua viagem de volta, acabaram detidos pelos guardas das portas de Cesaréia na Palestina. Prontamente eles se declararam cristãos e informaram o motivo de sua viagem. Diante disso, foram presos e, no dia seguinte, juntamente com Pânfilo e outros, levados à presença do Governador Firmiliano. Como era seu costume, o juiz ordenou que os cinco egípcios fossem estirados no tablado antes de serem por ele interrogados. Depois de sofrerem todo tipo de tortura, o juiz dirigiu-se a um que parecia o líder e perguntou pelo seu nome e pela região donde era. Empregando os nomes tomados após a conversão, o mártir disse que ele se chamava Elias e seus companheiros chamavam-se Jeremias, Isaías, Samuel de Daniel. Firmiliano indagou qual era o país deles, e Elias respondeu que era Jerusalém – significando a Jerusalém celeste, verdadeira pátria de todos os cristãos. Elias foi então novamente torturado. Seu corpo foi flagelado, enquanto suas mãos ficaram atadas para trás e seus pés esmagados entre troncos de madeira. Em seguida, o juiz ordenou que fossem decapitados, o que imediatamente se cumpriu.

Feliz da pessoa que derrama o sangue por amor a Jesus Cristo!

 

Senhor Elias, leia essa passagem da Paixão de Jesus Cristo durante o Tempo da Quaresma (Mt 27, 27-38).

 

“Em seguida, os soldados do governador, levando Jesus para o Pretório, reuniram contra ele toda a coorte. Despiram-no e puseram-lhe uma capa escarlate. Depois, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-na em sua cabeça e um caniço na mão direita. E, ajoelhando-se diante dele, diziam-lhe, caçoando: ‘Salve, rei dos judeus!’ E cuspindo nele, tomaram o caniço e batiam-lhe na cabeça. Depois de caçoarem dele, despiram-lhe a capa escarlate e tornaram a vesti-lo com as suas próprias vestes, e levaram-no para o crucificar. Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, de nome Simão. E o requisitaram para que carregasse a cruz. Chegando a um lugar chamado Gólgota, isto é, lugar que chamavam de Caveira, deram-lhe de beber vinho misturado com fel. Ele provou, mas não quis beber. E após crucificá-lo, repartiram entre si as suas vestes, lançando a sorte. E, sentando-se, ali montavam-lhe guarda. E colocaram acima da sua cabeça, por escrito, o motivo da sua condenação: ‘Este é Jesus, o Rei dos judeus’. Com ele foram crucificados dois ladrões, um à direita, outro à esquerda”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: Cuidado com a alma.

Conta um poeta, Horácio, que um jovem, levado pela loucura de gastar seu patrimônio, dissolveu em vinagre uma pérola preciosíssima e bebeu-a de um gole.

Um movimento de indignação se apodera do leitor ao recordar tamanha falta de juízo daquele jovem. Mas, que dirão os Anjos, quando veem os homens destruir a formosura de sua alma por um amargo prazer? Homens que expulsam Deus da alma com o pecado mortal? A alma vale mais do que todo o ouro e prata desse mundo.

Infeliz da pessoa que despreza a sua alma espiritual e imortal!

 

Estimado senhor, obrigado pela ajuda financeira.

Rezamos pelo senhor e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo: “Sem morrer nem sofrer, ele bem podia salvar-nos, é o que mais se admira. Mas não! Escolheu uma vida de aflições e desprezos e uma morte cruel e vergonhosa. Morreu numa cruz, destinada aos criminosos” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS