Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

033 / 2018

 

Anápolis, 21 de fevereiro de 2018

 

À senhora Maria dos Reis Pina Felício

Benfeitora do Instituto, Anápolis – GO

 

Prezada senhora, Deus criou imediatamente a todos os Anjos, porque todos são espíritos puros, e não podiam de outro modo vier à existência. Os Anjos foram criados no princípio dos tempos e no mesmo instante que os elementos do mundo material. Foram criados os Anjos nalgum lugar corpóreo, porque assim convinha aos desígnios da divina Providência. Chamamos o lugar em que foram criados ordinariamente céu e também céu empíreo. Céu empíreo é um lugar ameníssimo, pleno de luz e resplendor, resumo e compêndio das maiores delícias do mundo corporal. O céu empíreo é o mesmo que o céu dos bem-aventurados, ou simplesmente céu.

Senhora Maria, feliz da pessoa que anda na presença do seu Anjo da Guarda! É preciso pedir a proteção desse amigo fiel e lutar contra a preguiça. A preguiça leva a viver uma vida sem ideal. Porque o homem que não tem ideal, imagina que nada tem a exigir de si. Cruza os braços e acha que está tudo em ordem. Sutilmente nos desinteressamos do que é grandioso, não por não sermos sensíveis ao belo e ao grande, mas para não termos que abraçar uma causa, não termos que nos dedicar a um amor. A preguiça é tão parecida com o horrível bicho preguiça! Ambos deslizam, ambos com grandes unhas egoisticamente desfrutando do instante sem perceber que, às vezes, o galho está sendo cerrado por trás. A quem muito se deu, mais será pedido; e, assim como aquele que tem, é este que continua a receber; também é certo que maior conta este tem que dar. Portanto, ter muito e não fazer muito é trair. Infeliz do preguiçoso que vive escondido em cantos escuros para não trabalhar!

 

Leia essa passagem da Paixão de Jesus Cristo durante o Tempo da Quaresma (Lc 22, 39-53).

 

“Ele saiu e, como de costume, dirigiu-se ao monte das Oliveiras. Os discípulos o acompanharam. Chegando ao lugar, disse-lhes: ‘Orai para não entrardes em tentação’. E afastou-se deles mais ou menos a um tiro de pedra, e, dobrando os joelhos, orava: ‘Pai, se queres, afasta de mim este cálice! Contudo, não a minha vontade, mas a tua seja feita!’ Apareceu-lhe um anjo do céu, que o confortava. E, cheio de angústia, orava com mais insistência ainda, e o suor se lhe tornou semelhante a espessas gotas de sangue que caíam por terra. Erguendo-se após a oração, veio para junto dos discípulos e encontrou-os adormecidos de tristeza. E disse-lhes: ‘Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação!’ Enquanto ainda falava, eis que chegou uma multidão. À frente estava o chamado Judas, um dos Doze, que se aproximou de Jesus para beijá-lo. Jesus lhe disse: ‘Judas, com um beijo entregas o Filho do Homem?’ Vendo o que estava para acontecer, os que se achavam com ele disseram-lhe: ‘Senhor, e se ferirmos à espada?’ E um deles feriu o servo do Sumo Sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. Jesus, porém, tomou a palavra e disse: ‘Deixai! Basta!’ E tocando-lhe a orelha, curou-o. Depois, Jesus dirigiu-se àqueles que vieram de encontro a ele, chefes dos sacerdotes, chefes da guarda do Templo e anciãos: ‘Como a um ladrão saístes com espadas e paus? Eu estava convosco no Templo todos os dias e não pusestes a mão sobre mim. Mas é a vossa hora, e o poder das Trevas”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: Cortem-lhe a cabeça!

Conta-se que Teodorico, famoso príncipe ariano, tinha a seu serviço um católico, a quem estimava muito, a ponto de nomeá-lo seu ministro. Esse indivíduo, querendo merecer ainda mais as graças do príncipe, renunciou à religião católica e abraçou a ariana, que era uma perigosa heresia.

Ao ter notícia dessa resolução do seu ministro, dirigindo-se aos seus dois guardas, disse-lhes o príncipe:

– Cortem-lhe a cabeça!

Estranhando os guardas aquela ordem, acrescentou Teodorico:

– Cortem-lhe a cabeça porque, se este homem é infiel a Deus, não deixará de ser infiel a mim, que não passo de um puro homem.

E o ministro, que esperava grandes favores à custa de sua religião, foi imediatamente decapitado.

Infeliz daquele que abandona a Deus para ser escravo dos homens!

 

Caríssima senhora, obrigado pela ajuda financeira. Alimentamos diariamente, menos aos domingos, mais de 200 crianças pobres. Deus cuida de nós! (1 Pd 5, 7).

Rezamos pela senhora e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo: “Abaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos. Deus não nos deu outro fundamento para nossa salvação, nossa perfeição e nossa glória, senão Jesus Cristo” (São Luís Maria Grignion de Montfort).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS