Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

035 / 2018

 

Anápolis, 21 de fevereiro de 2018

 

Ao senhor Gilbertino Mendes da Luz

Benfeitor do Instituto, Anápolis – GO

 

Estimado senhor, viva na presença de Deus e não perca tempo com as coisas vazias do mundo. O que o mundo oferece não pode satisfazer um coração sedento da grandeza e da felicidade do alto... a nossa alma foi criada para se alegrar no Deus Infinito... no Deus Eterno, Fonte da verdadeira paz. Se uma pessoa perde tempo com as coisas caducas do mundo... com certeza ainda não encontrou a adorável Face de Nosso Senhor. Só Jesus Basta! Quem busca algo longe d’Ele jamais será feliz!

No Evangelho de São Marcos 10, 46 diz: “Chegaram a Jericó”. Está claro que Jesus Cristo, Deus Bendito, não parava de trabalhar... o Senhor andava de cidade em cidade... de aldeia em aldeia realizando o bem... Ele não tinha preguiça nem buscava o comodismo... Ele chegou com os Apóstolos em Jericó, com certeza, para fazer o bem... não para dançar, tomar bebida alcoólica, fazer bagunça. Ele chegou a Jericó para iluminar a todos com o seu grande exemplo e santidade.

Na saída: “Ao sair de Jericó com os seus discípulos e grande multidão, estava sentado à beira do caminho, mendigando, o cego Bartimeu, filho de Timeu” (Mc 10, 46). Nosso Senhor sai de Jericó “arrastando” grande multidão... quem se aproxima de Jesus Cristo não consegue ficar indiferente... ou o adora, ou o odeia. Com certeza, essa grande multidão estava dividida: uns seguiam o Senhor para ouvir os seus conselhos; outros para criticá-lo... quem prega a verdade tem poucos amigos... a verdade gera o ódio.

Não podemos deixar de fazer o bem por causa dos críticos e perseguidores... e devemos tomar muito cuidado com os elogios. É preciso fazer tudo para a glória de Deus sem olhar para os aplausos e elogios.

Em Mc 10, 47 diz: “Quando percebeu que era Jesus, o Nazareno, que passava, começou a gritar: ‘Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim!’” Bartimeu não enxergava, mas não era surdo... com certeza já conhecia a fama de Jesus... o povo falava de Nosso Senhor e ele sabia do poder e da grandeza do Salvador. Ele ouviu passos... ouviu alguém pronunciar o Santíssimo Nome do Senhor... percebeu que o Senhor estava passando perto dele... não ficou calado, não deixou a “graça” passar em vão... não deixou a “salvação” se adiantar... não falou, mas gritou... gritou forte... gritou com esperança... não enxergava, mas gritava. Gritava contra o Senhor? Gritava com revolta porque era cego? Gritava com rebeldia? Não! Gritava dizendo: “Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim!” Gritava com humildade, fé, confiança e muito respeito.

Infeliz da pessoa que deixa a graça de Deus passar em vão! Devemos ter medo de perder Cristo que passa na nossa vida! Não podemos nos revoltar contra o Salvador por causa das dificuldades que passamos; mas devemos suportar tudo com paciência e implorar a ajuda d’Ele com humildade e fé... confiando no seu poder. Aquele que se revolta contra Deus perde tudo!

Em Mc 10, 48 diz: “E muitos, o repreendiam para que se calasse. Ele, porém, gritava mais ainda: ‘Filho de Davi, tem compaixão de mim!” O cego Bartimeu gritava pedindo a ajuda de Jesus... estava sentado à beira de uma estrada poeirenta... Ninguém o ajudou, pelo contrário, muitos, o repreendiam para que se calasse. Ele se calou? Ficou amuado num canto? Ficou deitado à beira da estrada se lamentando? Voltou para a sua casa? Não! Ele gritava mais ainda... tentaram tapar a sua boca... mas ele não se intimidou, não calou a boca... não buscou cantos escuros... a Luz estava perto dele... ele queria enxergá-la.

Devemos buscar continuamente a Jesus Cristo nas dificuldades e na bonança... e não podemos nos calar diante das zombarias e perseguições dos egoístas e covardes. Se tentar nos calar... então gritemos com mais força, implorando a ajuda do Senhor. Não podemos nos intimidar... imitemos o exemplo de Bartimeu!

O cego Bartimeu não pediu a ajuda dos Apóstolos ou da multidão; mas sim, de Jesus Cristo... do Filho de Davi. Infeliz da pessoa que deixa de buscar apoio em Deus para mendigar o apoio das criaturas falsas, perigosas e interesseiras.

Em Mc 10, 49-50 diz: “Detendo-se, Jesus disse: ‘Chamai-o!’ Chamaram o cego, dizendo-lhe: ‘Coragem! Ele te chama. Levanta-te’. Deixando a sua capa, levantou-se e foi até Jesus”.

Jesus Cristo, Deus Bendito, ouviu os gritos do cego Bartimeu... não seguiu viagem, mas parou... parou e mandou chamá-lo. Nosso Senhor não abandona... não despreza um coração humilde... um pedido confiante. Feliz da pessoa que implora a ajuda de Jesus com confiança... fé e humildade. Jesus não é egoísta, interesseiro, covarde; mas sim, é o Deus do Amor, verdadeiro Amor... Amor que acolhe com carinho... Amor que sabe ouvir... Amor que atende!

O Senhor não parou para repreendê-lo... para dizer que calasse a boca. Jesus disse: “Chamai-o!” Se os “grandes” desse mundo abrissem o coração para os que sofrem, com certeza o mundo seria melhor... mas vivem com o coração lacrado para o próximo... são egoístas, covardes, assassinos, interesseiros e maus. Milhões de “Bartimeus” gritam em vão.

Eles disseram para o cego Bartimeu: “Coragem! Ele te chama. Levanta-te”. Coragem Bartimeu... a Luz chama o cego... Deus chama a criatura... o Senhor das alturas chama aquele que vive sentado na poeira... a misericórdia chama a miséria... coragem... não trema de medo... Ele não maltrata, mas cuida com carinho.

Levanta-te! Levanta-te Bartimeu... o Senhor faz tudo, mas quer a nossa colaboração... então, caminhe ao encontro d’Ele... o Salvador não ajuda o apático nem o preguiçoso. A Luz quer “devorar” a escuridão... mas é preciso deixar a sarjeta... a poeira e caminhar ao encontro da Luz.

Está claro que Deus nos ajuda, mas Ele quer a nossa colaboração, isto é, quer que levantemos da “poltronice”... que nos esforcemos.

O cego Bartimeu foi ao encontro do Senhor: “Deixando a sua capa, levantou-se e foi até Jesus”. O Bartimeu não levou a capa... mas a deixou. Para aproximarmos de Jesus, devemos também deixar a nossa “capa”: apego às coisas da terra, comodismo, preguiça, indiferença... timidez... e outros. Milhões de pessoas não se aproximam de Jesus Cristo porque vivem apegadas às “capas”, isto é, às coisas caducas e passageiras da terra.

Em Mc 10, 51-52 diz: “Então Jesus lhe disse: ‘Que queres que eu te faça?’ O cego respondeu: ‘Rabbúni! Que eu possa ver novamente!’ Jesus lhe disse: ‘Vai, a tua fé te salvou’. No mesmo instante ele recuperou a vista e seguia-o no caminho”.

Jesus é o Deus do Amor, mas não obriga... o Senhor não foi atrevido e o curou imediatamente. Primeiro Jesus perguntou: “Que queres que eu te faça?” O Senhor está pronto para nos ajudar, mas quer que abramos o coração.

O cego Bartimeu disse que queria enxergar... então foi curado pelo Senhor... grande fé a de Bartimeu que não duvidou do poder de Jesus Cristo. E, com certeza, a primeira “coisa” que ele enxergou na sua frente, foi o Santíssimo e Belo rosto de Jesus Cristo.

Mas o cego Bartimeu não foi ingrato... não voltou as costas para Jesus como muitos fazem depois de ter recebido uma ou mais graças... Ele seguiu o Senhor: “No mesmo instante ele recuperou a vista e seguia-o no caminho”. O melhor agradecimento é seguir a Cristo Jesus trabalhando para a sua glória.

Feliz da pessoa que repete cinquenta, cem, duzentas vezes todos os dias... com fé, humildade e respeito... essa preciosa oração: “Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim!”

Caríssimo senhor Gilbertino Mendes da Luz, obrigado pela ajuda financeira. Alimentamos diariamente, menos aos domingos, mais de 200 crianças pobres. Deus cuida de nós! (1 Pd 5, 7).

 

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS